Ambiente prático de aprendizagem com o uso de laboratórios e museus virtuais para o Ensino de Ciências, Biologia, Química e Física

Autores

Palavras-chave:

Educação, Ferramentas tecnológicas, Museus Interativos, Simuladores de prática profissional, Aprendizagem significativa

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento de artigos científicos envolvendo aprendizagem e tecnologias e a busca por laboratórios e museus virtuais, para simulação de atividades práticas e de investigação para o Ensino de Ciências, Biologia, Química e Física. Primeiramente foi realizado o levantamento de artigos científicos. As palavras-chave utilizadas para a seleção dos artigos foram: “Aprendizagem”, “laboratórios virtuais no ensino” e “museus virtuais interativos''. Foram encontrados 10 artigos do período de 1998 a 2020. Posteriormente, foi realizada uma busca por laboratórios virtuais, sendo encontrados 8 links de acesso. Também foi realizado um mapeamento de 10 museus virtuais da área de Ciências disponíveis na internet, e, ao acessá-los, foram exploradas as possibilidades de interações que cada um disponibiliza. Tanto os laboratórios quanto os museus virtuais utilizam conteúdos interativos, que despertam a curiosidade e interesse dos usuários. Além disso, destacamos a importância do uso, por parte dos professores, de novos recursos e tecnologias no ensino com ênfase na aprendizagem do aluno. Dessa forma, sugere-se que os professores utilizem em suas aulas os laboratórios e os museus virtuais como ferramentas impulsionadoras no ensino, considerando o potencial que possuem em tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativos.

 

DOI: 10.5281/zenodo.15678665

Biografia do Autor

Maria Eduarda Domingues Sperotto, Universidade Federal de Pelotas 

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha, campus Santo Augusto (2022), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2024) e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2024)

Magali Regina Schumann, Instituto Federal Farroupilha

Graduada em Pedagogia (2017) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Especialista em Ação Interdisciplinar no Processo de Ensino e Aprendizagem com Ênfase nos Paradigmas Atuais da Educação (2018) pela FAISA Faculdades. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (2022) pelo Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto.

Beatris Gattermann, Instituto Federal Farropilha

Graduada em Pedagogia pela Unijuí; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Especialista em Orientação e Supervisão Educacional (UFSM); Mestre em Educação (UFSM); Doutoranda em Educação (UFSM); Professora do Instituto Federal Farroupilha

Gustavo Marques da Costa, Escola de Enfermagem da Paz e Unipacs

Graduado em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura pela Unisinos; Especialista em Biologia Celular; Histologia e Anatomia Microscópica (Ulbra); Especialista em Educação Ambiental (SENAC), Mestre e Doutor em Qualidade Ambiental   pela Universidade Feevale; Professor das Escolas de Enfermagem da Paz e Unipacs.

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Publicado

2025-06-16

Como Citar

Sperotto, M. E. . D. ., Schumann, M. R., Gattermann, B. ., & Costa, G. M. da. (2025). Ambiente prático de aprendizagem com o uso de laboratórios e museus virtuais para o Ensino de Ciências, Biologia, Química e Física . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 341–354. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/295