Ambiente prático de aprendizagem com o uso de laboratórios e museus virtuais para o Ensino de Ciências, Biologia, Química e Física
Palavras-chave:
Educação, Ferramentas tecnológicas, Museus Interativos, Simuladores de prática profissional, Aprendizagem significativaResumo
O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento de artigos científicos envolvendo aprendizagem e tecnologias e a busca por laboratórios e museus virtuais, para simulação de atividades práticas e de investigação para o Ensino de Ciências, Biologia, Química e Física. Primeiramente foi realizado o levantamento de artigos científicos. As palavras-chave utilizadas para a seleção dos artigos foram: “Aprendizagem”, “laboratórios virtuais no ensino” e “museus virtuais interativos''. Foram encontrados 10 artigos do período de 1998 a 2020. Posteriormente, foi realizada uma busca por laboratórios virtuais, sendo encontrados 8 links de acesso. Também foi realizado um mapeamento de 10 museus virtuais da área de Ciências disponíveis na internet, e, ao acessá-los, foram exploradas as possibilidades de interações que cada um disponibiliza. Tanto os laboratórios quanto os museus virtuais utilizam conteúdos interativos, que despertam a curiosidade e interesse dos usuários. Além disso, destacamos a importância do uso, por parte dos professores, de novos recursos e tecnologias no ensino com ênfase na aprendizagem do aluno. Dessa forma, sugere-se que os professores utilizem em suas aulas os laboratórios e os museus virtuais como ferramentas impulsionadoras no ensino, considerando o potencial que possuem em tornar o processo de ensino e aprendizagem mais significativos.
DOI: 10.5281/zenodo.15678665
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