Influência Social
A participação da família na aprendizagem dos filhos
Palavras-chave:
Participação da Família, Escola, AprendizagemResumo
A presente pesquisa tem como objeto de estudo versar sobre o fenômeno da participação familiar no processo de ensino e da aprendizagem, bem como discorrer sobre a interação da família e escola em todo o Processo Pedagógico. Aborda-se aspectos familiares da formação histórica e cultural do discente com vistas a compreender os paradigmas atuais que envolvem a relação entre escola e família. Pontua-se, também, aspectos dos atores sociais da instituição escolar que dinamizam a interação neste processo. Torna-se imprescindível que escola e família alcancem a principal meta que é proporcionar aos estudantes o ensino e uma educação de qualidade. Objetiva-se a realizar uma abordagem bibliográfica deste fenômeno para melhor entender as evidências ocorridas nessas duas instituições verificando o que as fazem interagir. Compreende-se que o processo educativo não é função apenas dos professores e da escola, mas, compete também à família, esta última responsável pelos valores primários, éticos e morais do indivíduo. A proposta desta pesquisa é perceber a participação da família, como instituição social, na aprendizagem dos seus filhos, porque nos parece saltar aos olhos a carência de ambientes familiares adequados e comprometidos com a formação das crianças e adolescentes. Além disso, investiga-se a influência desta parceria como contribuição na melhoria da qualidade do ensino. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa exploratória, buscando reunir algumas abordagens significativas e proporcionar uma reflexão sobre autores contribuintes com o tema.
Referências
ALVES, J R; BARBOSA, M J. Ausência dos pais na vida escolar das crianças do ensino fundamental. 2010. Disponível em:<https://www.webartigos.com/artigos/a-ausencia-dos-pais-na-vida-escolar-das-crianças-do-ensino-fundamental/55083>. Acesso em 28 jan. 2022.
ARAÚJO, E. F. Escola e Família. 1. Ed. Manaus: Valer, 2010.
BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos da Psicologia Escolar. 5. ed. São Paulo: Ática, 1998.
BITENCOURT, E. A. M.; MACEDO, M. Educação: a ausência da família na história da aprendizagem escolar. 2017. Disponível em: < http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wpcontent/uploads/2017/02/Elaine-Aparecida-de-Melo-de-Bitencourt.pdf>. Acesso em 28 de janeiro de 2022.
CASARIN, Nelson Elinton Fonseca. Família e aprendizagem escolar. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:L9tlfZzu5ocJ:tede.pucrs. Acesso em: 28 jan. 2022.
CHARLOT, Bernard. Globalização e educação. Texto da Conferência no Fórum Mundial da Educação, 2000. Apud LIBÂNEO, José Carlos. As Teorias Pedagógicas Modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na Educação. In: LIBÂNEO, José Carlos; SANTOS, Akiko (org.). Educação na era do conhecimento em rede e Transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005, p. 19-62.
DESSEN, M A; POLONIA, A C. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia escolar e educacional, São Paulo, v. 9, n. 2, 2005 Disponível em: . Acesso em 27 jan. 2022.
DESSEN, M. A e POLONIA A. C. A família e a escola como contexto de desenvolvimento humano. Paidéia, 2007.
DUARTE, M J N Paiva; FEITOSA, M L O. Ausência da família no âmbito escolar. Editora Protexto. 2010. Disponível em: <http://www.protexto.com.br/texto.php?cod texto=2520>. Acesso em 27 Jan. 2022.
DAVIS, C.;OLIVEIRA, Z. Psicologia na Educação. Ed. Cortez. (1994)
DIAS, L. Carmem. Curso de Extensão Família e Escola. Presidente Prudente: Unoeste, 2010.
DURKEIM, Émile. Educação e sociologia. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013.
Fernandes, S. (2002). Departamento de Educação Especial: área da surdez. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br. Acesso em 28 de janeiro de 2022, às 22:10 horas.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
https://www.crescersempre.org.br/papel-dos-pais-na-educacao-dos-filhos. Acesso em 28 de janeiro de 2022, 18:30.
LA TAILLE, Yves de. Limites: Três Dimensões Educacionais. S. Paulo. Editora Ática, 2008.
JARDIM, A. P. Relação entre Família e Escola: Proposta de Ação no Processo Ensino Aprendizagem. Presidente Prudente: Unoeste, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176. 2001.
LIBÂNEO. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.
LOURAU, R. A análise institucional Petrópolis: Vozes, 1996.
MARQUES, R. (1997). Educar com os Pais. Lisboa: Editorial Presença.
MARTÍNEZ, A. M. O que pode fazer o psicólogo na escola? Brasília, v. 23, n. 83, p. 39-56, mar. 2010.
OLIVEIRA, Rejane P. Escola, Desempenho, Família: Relações que se constroem. Trabalho de Conclusão do curso de Pedagogia da universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010.
OSORIO, Luiz Carlos. Família Hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. São Paulo. Plexus Editora Ltda, 1998.
PIAGET, J. Para onde vai a Educação. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972-2000.
PNE -Plano Nacional de Educação - SASE promove agenda sobre Mobilização Social pela Educação.). Acesso em 26 de janeiro de 2022, às 12:30.
RODRIGUES, A. J. Metodologia científica: co-autoras Hortência de Abreu Gonçalves, Maria Balbina de Carvalho Menezes, Maria de Fátima Nascimento. 4. ed., rev., ampl. – Aracaju: Fits, 2011.
SCOTT, W. R. Institutions and organizations London: Sage, 1996.
SOARES, J. M. Família e Escola: Parceiras no Processo Educacional Da Criança. IESAP. Amapá, 2010.
SOUTO, C. A explicação sociológica: uma introdução à Sociologia. São Paulo: EPU, 1985.
SOUSA, M; Sarmento. T. (2010). Escola – Família -Comunidade: Uma relação para o sucesso educativo.Gestão e Desenvolvimento. 17-18. 141-156.
TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. São Paulo: Gente, 1996.
VARANI, A; SILVA, D, C. A relação família-escola: implicações no desempenho escolar dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 511-527, set./dez. 2010. Disponível em:<http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/2889>. Acesso em 26 Jan. 2022.
VYGOTSKY, L. S. (2003). Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VYGOTSKY, L. S. Imaginação e Criatividade na Infância. São Paulo: Martins Fontes, 2014.