Inclusão e aprendizagem
Estratégias de ensino para alunos com TDAH
Palavras-chave:
TDAH, Inclusão escolar, Estratégias pedagógicas, Professor mediador, Formação continuadaResumo
Este estudo tem como objetivo principal investigar o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Através de uma revisão sistemática da literatura, busca-se aprofundar o conhecimento sobre as melhores práticas pedagógicas para atender às necessidades específicas desses alunos e promover sua inclusão escolar. A revisão bibliográfica permitiu identificar que o professor desempenha um papel fundamental como mediador entre o conhecimento e o aluno com TDAH. A escolha de estratégias de ensino adequadas, como o uso de recursos visuais, a organização do ambiente de aprendizagem, a diversificação de atividades e a oferta de feedback constante, são essenciais para otimizar o processo de ensino e aprendizagem desses estudantes. Além disso, a pesquisa evidencia a importância da colaboração entre escola e família. A troca de informações e a construção de um plano de ação conjunto são cruciais para garantir o sucesso do aluno com TDAH. A família desempenha um papel fundamental no acompanhamento do tratamento e na promoção de hábitos de estudo em casa, enquanto a escola oferece o suporte pedagógico necessário. Os resultados desta pesquisa demonstram que, com as estratégias adequadas e o apoio de toda a comunidade escolar, é possível promover a inclusão e o sucesso acadêmico de alunos com TDAH. No entanto, ressalta-se a necessidade de formação continuada dos professores para que possam desenvolver as competências necessárias para atender a essa demanda.
Referências
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