Inclusão e aprendizagem

Estratégias de ensino para alunos com TDAH

Autores

Palavras-chave:

TDAH, Inclusão escolar, Estratégias pedagógicas, Professor mediador, Formação continuada

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal investigar o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Através de uma revisão sistemática da literatura, busca-se aprofundar o conhecimento sobre as melhores práticas pedagógicas para atender às necessidades específicas desses alunos e promover sua inclusão escolar. A revisão bibliográfica permitiu identificar que o professor desempenha um papel fundamental como mediador entre o conhecimento e o aluno com TDAH. A escolha de estratégias de ensino adequadas, como o uso de recursos visuais, a organização do ambiente de aprendizagem, a diversificação de atividades e a oferta de feedback constante, são essenciais para otimizar o processo de ensino e aprendizagem desses estudantes. Além disso, a pesquisa evidencia a importância da colaboração entre escola e família. A troca de informações e a construção de um plano de ação conjunto são cruciais para garantir o sucesso do aluno com TDAH. A família desempenha um papel fundamental no acompanhamento do tratamento e na promoção de hábitos de estudo em casa, enquanto a escola oferece o suporte pedagógico necessário. Os resultados desta pesquisa demonstram que, com as estratégias adequadas e o apoio de toda a comunidade escolar, é possível promover a inclusão e o sucesso acadêmico de alunos com TDAH. No entanto, ressalta-se a necessidade de formação continuada dos professores para que possam desenvolver as competências necessárias para atender a essa demanda.

 

 

Biografia do Autor

Adelita Mendes dos Santos, Escola Estadual Papa João Paulo II, Mato Grosso, Brasil

licenciada plena em Geografia e possui segunda licenciatura em Pedagogia. É pós-graduada em Geografia Física e das Populações, e em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial. Atua como professora da Educação Básica na Escola Estadual vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT).

Referências

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Publicado

2025-07-03

Como Citar

Santos, A. M. dos . (2025). Inclusão e aprendizagem: Estratégias de ensino para alunos com TDAH. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 434–440. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/300