Relato de experiência de uma aula de campo como metodologia ativa no ensino médio com habilitação profissional de técnico em meio ambiente
Palavras-chave:
Aula de campo, Metodologia ativa, AprendizagemResumo
Este artigo relata a experiência de uma aula de campo como metodologia ativa de ensino realizada com alunos do curso técnico em meio ambiente integrado ao ensino médio da Escola Técnica Estadual de Suzano. De acordo com Lima e Assis (2005, p. 112), “o trabalho de campo se configura como um recurso para o aluno compreender o lugar e o mundo, articulando a teoria à prática, através da observação e da análise do espaço vivido e concebido”. Assim, esse trabalho teve o objetivo de realizar uma aula de campo desenvolvida com base nos princípios das teorias cognitivas de aprendizagem e no método ativo de ensino. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática com a finalidade de envolver ativamente os alunos. A sequência contou com uma aula teórica expositiva-dialogada e uma aula de campo, realizada no parque centenário na cidade de Mogi das Cruzes em São Paulo, organizada em quatro etapas. Verificamos que a aula elaborada possibilitou aos discentes relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a prática, em campo. Assim, essa experiência foi enriquecedora, tanto para os docentes envolvidos, como para os alunos na construção do conhecimento.
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.Tradução ao português de Lígia Teopisto, do original The acqui-sition and retention of knowledge: a cognitive view. https://feapsico2012.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/11/moreira-masini-aprendizagem-significativa-a-teoria-de-david-ausubel.pdf
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília, MEC, 1998b. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf
CEETPS. Plano de Curso Ensino Médio Com Habilitação Profissional de Técnico em Meio Ambiente (Período Integral), n. 587, eixo tecnológico: ambiente e saúde, p. 181 – 183, 2023. file:///C:/Users/Robson/Downloads/Plano%20de%20curso_MA_PI.pdf
DOS SANTOS SILVA, José Claudio; PONTES, Edel Alexandre Silva. O Ensino Médio Inte-grado e suas formas: conceitos e questionamentos. Revista Contemporânea, v. 3, n. 07, p. 8902-8917, 2023.https://www.researchgate.net/publication/372611082_o_ensino_medio_integrado_e_suas_formas_conceitos_e_questionamentos
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p.148. http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf
BORGES, Tatiane Daby de Fátima Faria; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; BORGES, Juliana Rosa Alves; SAAD, Núbia dos Santos. Teoria da Instrução de Gagné e o Ensino da Matemática. Cadernos da Fucamp, v. 19 n. 40, 2020. https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2204
LIMA, V. B; ASSIS, L. F. DE. Mapeando alguns roteiros de trabalho de campo em Sobral (CE): uma contribuição ao ensino de Geografia. Revista da Casa de Geografia de Sobral. Sobral, v. 6/7, n. 1, 2004/2005. https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/125
MESQUITA, C. Pedagogia da infância: aprendendo com Bruner. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 3(1), 51–60, 2014. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349851785005.pdf
SANTOS, J.W. Método Ativo: Técnica de Problematização e Estudo de Casos como Diferencial Acadêmico. Comunidade Acadêmica, 2010. https://www.unifucamp.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/LIVRO-18-Met-Tec-e-Estrat-de-Pesq-est-introd-4.pdf
SILVA, Lais Gomes Miranda; MARINHO, Robson dos Santos Souza; MANHÃES, Lannes Lucas Alves; DOS SANTOS, Marcio Machado; BARRETO, Claudia Marcia Borges. Ciência na rádio: incentivando a leitura, a escrita e a reflexão crítica no ensino de biologia. RevistAleph, v. 13, n. 26, p. 67-78, 2016. https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/39150/22587
Vygotsky, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes: 2008. 194p. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7630412/mod_resource/content/1/pensamentolinguagem.pdf