Relato de experiência de uma aula de campo como metodologia ativa no ensino médio com habilitação profissional de técnico em meio ambiente

Autores

Palavras-chave:

Aula de campo, Metodologia ativa, Aprendizagem

Resumo

Este artigo relata a experiência de uma aula de campo como metodologia ativa de ensino realizada com alunos do curso técnico em meio ambiente integrado ao ensino médio da Escola Técnica Estadual de Suzano. De acordo com Lima e Assis (2005, p. 112), “o trabalho de campo se configura como um recurso para o aluno compreender o lugar e o mundo, articulando a teoria à prática, através da observação e da análise do espaço vivido e concebido”. Assim, esse trabalho teve o objetivo de realizar uma aula de campo desenvolvida com base nos princípios das teorias cognitivas de aprendizagem e no método ativo de ensino. Para isso, desenvolvemos uma sequência didática com a finalidade de envolver ativamente os alunos. A sequência contou com uma aula teórica expositiva-dialogada e uma aula de campo, realizada no parque centenário na cidade de Mogi das Cruzes em São Paulo, organizada em quatro etapas. Verificamos que a aula elaborada possibilitou aos discentes relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a prática, em campo. Assim, essa experiência foi enriquecedora, tanto para os docentes envolvidos, como para os alunos na construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Robson dos Santos Souza Marinho, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETPS

Licenciado em Ciências Biológicas. Cursou mestrado em Microbiologia
e Parasitologia Aplicadas pela Universidade Federal Fluminese (UFF) e Doutorado em
Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente de Ensino Médio
e Técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS),
atuando na Escola Técnica Estadual de Suzano (ETEC de Suzano). Tem experiência na
área de Educação (atuando no ensino de Ciências e Biologia) e Microbiologia, com ênfase
em virologia. Atuou como coordenador no curso de Meio Ambiente Integrado ao Ensino
Médio (MTec - Programa Novotec Integrado).

Maria Luisa Bertelle Farom, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (Modalidade Biologia).
Mestra em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico de Campinas
e especialista em Psicopedagogia. Docente de Ensino Médio e Técnico do Centro
Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), atuando na Escola Técnica
Estadual de Suzano (ETEC de Suzano) orientando trabalhos de TCC nos cursos técnicos
em química e meio ambiente na área de microbiologia. Experiência na área de produção
e beneficiamento de sementes de plantas medicinais, manejo e conservação ambiental
tendo trabalhado no IPEF/USP.

Anderson Marioto Rola, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Bacharel e licenciado em Geografia. Mestre em Geografia pela UNESP
campus de Presidente Prudente em desenvolvimento regional e Doutor em Geografia pela
UNESP, campus de Rio Claro em políticas educacionais. Docente do Centro Estadual de
Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) atuando na Escola Técnica Estadual de
Suzano (ETEC de Suzano) nas áreas de Geografia e Meio Ambiente. Tem experiência na
área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, atuando principalmente nos
seguintes temas: políticas públicas, políticas públicas para a educação, educação
profissional, desenvolvimento territorial, desconcentração político administrativo e
território.

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.Tradução ao português de Lígia Teopisto, do original The acqui-sition and retention of knowledge: a cognitive view. https://feapsico2012.wordpress.com/wp-content/uploads/2016/11/moreira-masini-aprendizagem-significativa-a-teoria-de-david-ausubel.pdf

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasília, MEC, 1998b. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf

CEETPS. Plano de Curso Ensino Médio Com Habilitação Profissional de Técnico em Meio Ambiente (Período Integral), n. 587, eixo tecnológico: ambiente e saúde, p. 181 – 183, 2023. file:///C:/Users/Robson/Downloads/Plano%20de%20curso_MA_PI.pdf

DOS SANTOS SILVA, José Claudio; PONTES, Edel Alexandre Silva. O Ensino Médio Inte-grado e suas formas: conceitos e questionamentos. Revista Contemporânea, v. 3, n. 07, p. 8902-8917, 2023.https://www.researchgate.net/publication/372611082_o_ensino_medio_integrado_e_suas_formas_conceitos_e_questionamentos

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p.148. http://www.apeoesp.org.br/sistema/ck/files/4-%20Freire_P_%20Pedagogia%20da%20autonomia.pdf

BORGES, Tatiane Daby de Fátima Faria; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; BORGES, Juliana Rosa Alves; SAAD, Núbia dos Santos. Teoria da Instrução de Gagné e o Ensino da Matemática. Cadernos da Fucamp, v. 19 n. 40, 2020. https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2204

LIMA, V. B; ASSIS, L. F. DE. Mapeando alguns roteiros de trabalho de campo em Sobral (CE): uma contribuição ao ensino de Geografia. Revista da Casa de Geografia de Sobral. Sobral, v. 6/7, n. 1, 2004/2005. https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/125

MESQUITA, C. Pedagogia da infância: aprendendo com Bruner. Revista INFAD De Psicología. International Journal of Developmental and Educational Psychology., 3(1), 51–60, 2014. https://www.redalyc.org/pdf/3498/349851785005.pdf

SANTOS, J.W. Método Ativo: Técnica de Problematização e Estudo de Casos como Diferencial Acadêmico. Comunidade Acadêmica, 2010. https://www.unifucamp.edu.br/wp-content/uploads/2022/04/LIVRO-18-Met-Tec-e-Estrat-de-Pesq-est-introd-4.pdf

SILVA, Lais Gomes Miranda; MARINHO, Robson dos Santos Souza; MANHÃES, Lannes Lucas Alves; DOS SANTOS, Marcio Machado; BARRETO, Claudia Marcia Borges. Ciência na rádio: incentivando a leitura, a escrita e a reflexão crítica no ensino de biologia. RevistAleph, v. 13, n. 26, p. 67-78, 2016. https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/39150/22587

Vygotsky, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes: 2008. 194p. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7630412/mod_resource/content/1/pensamentolinguagem.pdf

Downloads

Publicado

2025-06-24

Como Citar

Marinho, R. dos S. S., Farom, M. L. B. ., & Rola, A. M. (2025). Relato de experiência de uma aula de campo como metodologia ativa no ensino médio com habilitação profissional de técnico em meio ambiente. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 389–400. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/301