Formação Continuada e Inclusão Escolar
percepções de professores da educação básica de Belo Horizonte/MG e região metropolitana
Palavras-chave:
Formação continuada, Inclusão escolar, Prática docente, Desenvolvimento profissionalResumo
A formação continuada de professores é essencial para uma educação inclusiva de qualidade, considerando a crescente diversidade em sala de aula. No entanto, enfrenta desafios como a desconexão entre teoria e prática, prejudicando sua eficácia. Esta pesquisa buscou verificar as percepções acerca da formação continuada e seu impacto na prática pedagógica inclusiva, em um grupo de 24 professores da educação básica de Belo Horizonte - MG e região metropolitana. Para tal foi utilizada a metodologia mista, com enfoque qualitativo. Os resultados mostraram que 62,5% dos professores não recebem o devido apoio institucional, mas muitos desenvolvem rotinas autônomas de desenvolvimento profissional. Três categorias principais de formação continuada foram identificadas: busca por conhecimento e atualização, aprimoramento profissional e valorização/motivação profissional. Esses achados destacam a necessidade de revisar os modelos de formação continuada, reforçando o apoio institucional e a articulação entre teoria e prática. Isso permitiria uma transformação efetiva da prática pedagógica inclusiva, melhor atendendo às demandas atuais da educação e promovendo um ensino de qualidade para todos.
DOI: 10.5281/zenodo.15691218
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