Aprendizagem Experiencial no Ensino de Física

Uma Revisão sobre sua Aplicação na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Experiencial, Ensino de F´ísica, Educação profissional, ensino médio integrado, Metodologias ativas

Resumo

Este artigo analisou a aplicação da Teoria da Aprendizagem Experiencial (TAE), de David Kolb, no ensino de Física na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A revisão sistemática de literatura abrangeu publicações entre 2012 e 2023, selecionando 11 estudos após critérios rigorosos de inclusão e exclusão. A análise seguiu o modelo de Bardin, classificando os trabalhos em propostas didáticas, diagnósticos, materiais de apoio e revisões. Os resultados destacam que metodologias baseadas na TAE, como laboratórios virtuais, realidade aumentada e experimentação prática, são eficazes para engajar os estudantes e melhorar a compreensão de conceitos físicos. Essa abordagem integra teoria e prática, conectando o aprendizado às experiências socioculturais dos alunos, promovendo uma educação mais significativa. Embora os resultados demonstrem o potencial transformador da TAE no ensino de Física, desafios relacionados à formação docente, limitações de recursos e falta de integração curricular ainda persistem. Conclui-se que práticas pedagógicas fundamentadas na TAE são essenciais para superar barreiras tradicionais e alinhar o ensino às demandas da EPT, enfatizando a importância de políticas institucionais que apoiem a formação continuada e o uso de metodologias inovadoras.

Biografia do Autor

Jonas Vieira de Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac)

 

Cleilton Sampaio de Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre

Professor efetivo da área de geografia do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Acre - IFAC desde 2010. Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - IOC da FIOCRUZ (2018) e Doutorado Sanduíche no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - IGOT da Universidade de Lisboa - PT (2017) com bolsa PDSE da CAPES.

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Publicado

2025-04-10

Como Citar

Vieira de Araújo, J., & Sampaio de Farias, C. (2025). Aprendizagem Experiencial no Ensino de Física: Uma Revisão sobre sua Aplicação na Educação Profissional e Tecnológica . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 13–31. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/309