Gestão Escolar
Um Olhar sobre a Didática Construtivista na Práxis dos Professores da Rede Pública de Sobral - CE
Palavras-chave:
Gestão escolar, Didática Construtivista, Ensino-aprendizagemResumo
Os métodos de aprendizagens educacionais diretamente são geridos em processo de Gestão Escolar, onde se insere a escola e seu papel de promover r transmitir conhecimentos, despertar nos educadores uma visão ampla ou limitada da busca por conhecimentos, busca de pesquisas ou fundamentação sobre o processo educacional, neste caso trarei alguns conceitos teóricos a respeito da didática construtivistas, seus subsídios e métodos que possa promover uma nova ação reflexiva da transmissão do saber e da formação continuada. A escolha desta temática se embasa na busca reflexiva e objetiva do compartilhamento dos métodos didáticos, adquiri conhecimentos a respeito de uma pedagogia que amplia e fortaleça nossa prática pedagógica, como podemos desenvolver um trabalho melhor em sala de aula, quais os pontos marcantes na relação professor aluno que poderão ser percebidos e desenvolvidos através dos métodos didáticos, quais os meios incentivadores advindo da didática e seus aspectos da Teoria Construtivista que estão sendo aplicado em nosso cotidiano escolar, o que fazer para perceber e promover a motivação dos alunos na aprendizagem. Especificamente pretendemos neste trabalho refletir sobre as principais causas de alguns fracassos de aprendizagens escolares no contexto da aprendizagem; Trazer como foco na rotina pedagógica ações de gestão e coordenação pedagógica na promoção de atividades lúdicas e motivadoras a fim de resgatar o gosto pela aprendizagem e encontrar junto aos professores, coordenadores e gestores meios favoráveis que proporcione a motivação pedagógica e uma boa relação didática pela busca de uma gestão escolar com melhores resultados de aprendizagem.
Referências
DE MORAIS, Cláudio Jorge Gomes. Por uma crítica Frankfurtiana à inclusão. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 59-68, 2021.
FERREIRO, E. (Org.). Os filhos do analfabetismo: propostas para a alfabetização escolar na América Latina. Tradução de M. L. M. Abaurre. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
LIBÂNEO, José Carlos. A Prática Pedagógica de Professores da Escola Pública. São Paulo, PUC, 1984.
MONTESSORI, Maria. "Nova Escola,". São Paulo: Abril - Agosto de 2003.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os órfãos do construtivismo. Revista Ibero Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp. 4, p.2267-2286, 2016.
PIAGET, Jean. O Construtivismo. Resumo da apostila da educação, cultural e ação social do instituto. Fortaleza: Praxis, 2001.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Vol. 2 : São Paulo: Parma (1998).
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil Vol. 3: São Paulo: Parma (1998).
SAVIANI, Dermeval, Escola e democracia. – 8ª ed. Campinas SP: Autores associados, 1985.
SAVIANI, D. Teorias pedagógicas contra-hegemônicas no Brasil. Revista Ideação, Feira de Santana, v.10, n.2, p.11-28, 2008.
SILVA, Maria. A. S.(Coord.) Raízes e Asas. São Paulo: Cenpec, 1994.
WADSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5 ed. São Paulo: Pioneira, 1996.