Revisão sistemática: O uso de jogos matemáticos aliados a ferramenta de apresentação do software libreoffice impress
Palavras-chave:
Jogos matemáticos, Libreoffice impress, Ensino de Matemática, Gamificação, tecnologias educacionaisResumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre o uso de jogos matemáticos e da ferramenta de apresentação LibreOffice Impress como uma estratégia inovadora para o ensino de matemática. Buscou-se investigar a viabilidade de integração entre essas duas estratégias. A metodologia da revisão envolveu a busca em diversas bases de dados acadêmicas, analisando estudos empíricos sobre o uso de jogos matemáticos aliados a tecnologias educacionais. Os resultados indicam que a abordagem lúdica proporcionada pelos jogos aumenta a motivação e o engajamento dos alunos, além de promover o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas. São discutidas diferentes maneiras de integrar jogos, como quizzes, simulações e atividades gamificadas, além dos recursos interativos do LibreOffice Impress. O artigo também destaca os desafios, como a necessidade de capacitação docente e o acesso a tecnologias adequadas, no sentido de buscar a integração de jogos matemáticos e a ferramenta de apresentação LibreOffice Impress, além de propor o desenvolvimento de um recurso para a criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos.
DOI: 10.5281/zenodo.15549191
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