Revisão sistemática: O uso de jogos matemáticos aliados a ferramenta de apresentação do software libreoffice impress

Autores

Palavras-chave:

Jogos matemáticos, Libreoffice impress, Ensino de Matemática, Gamificação, tecnologias educacionais

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre o uso de jogos matemáticos e da ferramenta de apresentação LibreOffice Impress como uma estratégia inovadora para o ensino de matemática. Buscou-se investigar a viabilidade de integração entre essas duas estratégias. A metodologia da revisão envolveu a busca em diversas bases de dados acadêmicas, analisando estudos empíricos sobre o uso de jogos matemáticos aliados a tecnologias educacionais. Os resultados indicam que a abordagem lúdica proporcionada pelos jogos aumenta a motivação e o engajamento dos alunos, além de promover o desenvolvimento do raciocínio lógico e habilidades de resolução de problemas. São discutidas diferentes maneiras de integrar jogos, como quizzes, simulações e atividades gamificadas, além dos recursos interativos do LibreOffice Impress. O artigo também destaca os desafios, como a necessidade de capacitação docente e o acesso a tecnologias adequadas, no sentido de buscar a integração de jogos matemáticos e a ferramenta de apresentação LibreOffice Impress, além de propor o desenvolvimento de um recurso para a criação de ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos.

 

DOI: 10.5281/zenodo.15549191

Biografia do Autor

Peterson Carlos de Oliveira, Universidade Estadual do Centro Oeste - Unicentro

Possui graduação em Matemática pela Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (2015) e Pedagogia pela Unicesumar (2021). Atualmente é Técnico Pedagógico no Núcleo Regional de Ivaiporã. Especialista em Educação Especial Inclusiva e Alfabetização Matemática (2016) e também Educação do Campo (2018). É Mestrando em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro). Tem experiência na área de Matemática, matemática financeira, metodologias ativas, recursos digitais ensino hibrido e ead, ludopedagogia, coordenação pedagógica e de projetos.

Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1990), Especialista em Física para o Novo Ensino Médio pela Universidade Estadual de Londrina, Paraná (1999), Mestre em Educação Para a Ciência, Área de Concentração Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru, São Paulo (2002), Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa. Atualmente é Professor de Ensino Superior do Estado do Paraná, lotado no Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR), Campus de Irati. É também Supervisor de Proteção Radiológica na ACOME do Brasil Ltda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática e Ensino de Ciências, desenvolvendo trabalhos nos seguintes temas: ensino de ciências e matemática - educação em tecnologia - aprendizagem por meio de tecnologias de informação e comunicação - objetos tecnológicos, educação tecnológica, relações Ciência-Tecnologia-Sociedade, STEM education, além de ter trabalhado com Educação a Distância (EaD). Também possui experiência na área de Segurança Radiológica e Nuclear, atuando como Supervisor de Proteção Radiológica Industrial, área de Aceleradores de Elétrons.

Referências

ALMEIDA, J. S.; SANTOS, A. C. A Gamificação no Ensino de Matemática: Uma Análise de Experiências Docentes Mediadas por Tecnologias Digitais. In: Anais do IX Colóquio Internacional sobre o Ensino da Matemática, p. 1-10, 2022.

BROUSSEAU, Guy. Theory of Didactical Situations in Mathematics: Didactique des mathématiques, 1970–1990. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1997.

COSTA, A. L.; OLIVEIRA, J. M.; SILVA, M. J. O uso de jogos como ferramenta de aprendizagem na Educação Matemática. In: Aprender e Ensinar Matemática, p. 45-58, 2019.

D'AMBROSIO, Ubiratan. O jogo no ensino de Matemática: uma abordagem metodológica. 1. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1989.

DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.

LIMA, M. C.; SOUZA, A. C.; PEREIRA, J. A. Tecnologias Digitais e Gamificação no Ensino de Matemática: Uma Proposta de Atividades Lúdicas Interativas. Revista Brasileira de Informática Aplicada na Educação (RBIEd), v. 12, n. 2, p. 223-242, 2021.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2013.

MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 1. ed. São Paulo: Papirus, 2000.

OLIVEIRA-CARDOSO, Érika Arantes de et al. Revisão sistemática da literatura: guia didático e diretrizes para a condução das etapas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 2022.

OLIVEIRA, B. J.; SANTOS, M. A.; SILVA, J. C. O uso de simuladores computacionais no ensino de matemática. In: Educação Matemática em Debate, p. 157-172, 2019.

PEREIRA, A. S.; ALMEIDA, M. C.; COSTA, J. L. Jogos Educativos Digitais: Uma Estratégia para o Ensino Colaborativo de Matemática. In: Tecnologias Digitais na Educação Matemática, p. 89-104, 2023.

SANTOS, M. A.; OLIVEIRA, B. J.; SILVA, J. C. A gamificação no ensino de matemática: Uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Aprendizagem Escolar, v. 13, n. 2, p. 759-782, 2022.

SILVA, J. A. Jogos Matemáticos Digitais: Uma Abordagem Lúdica para o Ensino e Aprendizagem de Matemática. In: Inovações Pedagógicas no Ensino de Matemática, p. 123-138, 2020.

SOUZA, A. C.; PEREIRA, J. A.; LIMA, M. C. Jogos Matemáticos como Recurso para o Trabalho Cooperativo na Sala de Aula. In: Tecnologias Digitais na Educação, p. 213-228, 2020.

SOUZA, Lívia Barbosa Pacheco; SILVA, Gilmara dos Santos. A Metodologia de Ensino como Influenciadora Direta do Desinteresse, Indisciplina e Repetência na Disciplina de Matemática. Revista Científica Educ@ção, [S. l.], v. 9, n. 14, 2024. DOI: 10.46616/rce.v9i14.107. Disponível em: https://revista.periodicosrefoc.com.br/2/article/view/107. Acesso em: 14 fev. 2025.

Downloads

Publicado

2025-05-29

Como Citar

Oliveira, P. C. de, & Santos, C. F. R. dos. (2025). Revisão sistemática: O uso de jogos matemáticos aliados a ferramenta de apresentação do software libreoffice impress. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 221–236. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/317