Impactos da troca de curso preparatório no desempenho de alunos em preparação para residência médica

Autores

Palavras-chave:

Performance, Residência Médica, Alunos

Resumo

INTRODUÇÃO: A residência médica é considerada um dos pilares fundamentais na formação de especialistas na área da saúde. Este estudo tem como objetivo avaliar a relevância da troca de cursinho preparatório na performance final dos candidatos a uma vaga de residência médica, considerando os impactos dessa mudança no aprendizado e na performance. MATERIAIS E MÉTODOS: Este estudo foi realizado com alunos matriculados na plataforma IPM Mentoria para residência médica, que utilizam o serviço em associação com diversos cursinhos preparatórios no Brasil. A população final da pesquisa contou com o número de 1000 estudantes (n=1000), divididos em dois grupos principais: aqueles que mantiveram o mesmo cursinho (A1, n=500) durante todo o período de preparação e aqueles que optaram pela troca de cursinho (B1, n=500) em algum momento. RESULTADOS: Os acertos finais foram maiores e estatisticamente significativos no grupo que realizou a troca de cursinho (B1), com uma média de 77,90% em comparação a 75,40% no grupo que manteve o cursinho. A evolução acadêmica também foi superior no grupo que trocou de cursinho, apresentando uma diferença média de 23,9 pontos percentuais, contra 21,5 pontos percentuais no grupo que manteve o mesmo cursinho. CONCLUSÃO: A troca de cursinho deve ser considerada uma estratégia valiosa, especialmente para alunos que enfrentam dificuldades ou que desejam aprimorar seu aprendizado com novas perspectivas. No entanto, é necessário um planejamento cuidadoso, levando em conta as necessidades individuais e os recursos disponíveis.

Referências

CADERNOS ABEM. Residência Médica. Volume 7. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Educação Médica, 2011. Acesso em: 12 mar. 2025.

PROOFREADING. The Science of Effective Study Techniques. Journal of Educational Psychology, 2019. Acesso em: 12 mar. 2025.

SAIFULLAH, R.; AL-HANAFI, M.; STEEN, R. The impact of learning in a diversified environment: social and cognitive development of international students for global mind-set. European Journal of Training and Development, 2020. Acesso em: 12 mar. 2025.

STEEN, R. The Neuroscience of Education. Cambridge University Press, 2020. Acesso em: 12 mar. 2025.

VANDERGRAAF, P. et al. Self-Regulated Learning and Academic Success. Educational Research Review, 2006. Acesso em: 12 mar. 2025.

WHITNEY, C. et al. Origins of Medical Residency Training: Lessons from the Past. American Medical Education Journal, 2020. Acesso em: 12 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Oliveira, V. E. de, Souza, A. M., & Miranda, P. E. F. (2025). Impactos da troca de curso preparatório no desempenho de alunos em preparação para residência médica. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 86–91. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/329