Currículo Oculto na Promoção do Conhecimento e Escolar
Vidas, Vivências e Realidades
Palavras-chave:
Currículo Oculto, Sociedade, Espaço Escolar, Cultura, AprendizagemResumo
Este artigo evidencia sob a ótica analítica e reflexiva a importância e a necessidade do currículo oculto como um dos eixos norteadores na construção do conhecimento escolar com vistas a multiculturalidade intrínseca em cada integrante no processo de aprendizagem. Através de tal currículo, é possível a promoção de uma educação dinâmica e prazerosa, oportunizando a todos os sujeitos do contexto escolar condições elementares para a construção da aprendizagem sob a ótica sociointeracionista. Vale evidenciar, que este trabalho surge da necessidade de compreender a relevância do currículo oculto na visão holística, pois tal currículo é o instrumento que contribui para a disseminação do conhecimento junto às práticas pedagógicas. As discussões no corpo deste artigo são em instâncias multidimensionais e nos permitem uma nova forma de pensar, de planejar e de fazer a ação pedagógica com sucesso, responsabilidade e comprometimento. Com tais postulações no escopo deste artigo, apreendemos que o homem é um ser em contínuo processo de formação imergida em suas ideologias, crenças, saberes, ética, valores e costumes. Na oportunidade das análises dos textos e discussões sobre a temática desse artigo foi-se possível inferir que todos protagonistas nos diversos espaços escolares são capazes de construir o conhecimento partindo da compreensão de suas própria experiências e vivências de mundo. Para tanto, ao pensarmos em um plano de atividades didáticas, deve-se antes de tudo elaborar propostas que venham fomentar a participação dos estudantes nos processos de aprendizagem. Para a construção do texto deste artigo foi realizado leituras analíticas em referenciais bibliográficos que abordam temática aqui tratada. O currículo oculto abre espaço para que todos sejam construtores do conhecimento. A saber, tal currículo, potencializa os sujeitos tornando-os emancipativos, politizados e promovendo a aprendizagem num dinâmico processo multicultural, histórico e evolutivo.
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