Jogos nas Aulas de Matemática
Novas Metodologias da Aprendizagem
Palavras-chave:
Matemática, Aprendizagem, Estratégias, JogoResumo
Este artigo aborda o tema, Jogos nas aulas de matemática, novas metodologias da aprendizagem: A importância na análise desse contexto é demonstrando que os seres humanos têm a capacidade de compreender que os jogos são de suma necessidade para a contemporaneidade, apresentando seus diversos conceitos, com a finalidade de que se possa promover a análise dos métodos de resolução com o auxílio dos jogos. O objetivo deste artigo é reconhecer que através dos jogos a criança pode produzir conhecimentos brincando, pois, a brincadeira é tão importante para a criança como o trabalho é para o adulto. Quando se observa uma criança brincando nota-se que ela imita gestos e atitude dos mais velhos, como por exemplo, dirigir, maneira de trabalhar dos pais e mães. A grande significância deste trabalho consiste em propor uma base teórica para que se possa diferenciar os processos alternativos de resolução e, com isso, monstrar as vantagens e desvantagens dos jogos para o ensino-aprendizagem da matemática. Nessa perspectiva, torna-se imprescindível um estudo sobre a aplicação de método em situações do mundo real, buscando a construção do conhecimento matemático. Portanto dentro desta argumentação realizou-se uma pesquisa exploratória para aprofundar maiores conhecimentos dos jogos na vida cotidiana do aluno.
Referências
BRASIL. Secretaria' de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília : MEC / SEF, 1998. 148 p.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas/transversais Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. 436 p.
Parâmetros curriculares nacionais. 2. Apresentação dos temas transversais: Ensino de quinta a oitava séries.
DA SILVA, Robespierre Cocker Gomes et al. O Ato de Ensinar e o Ato de Aprender Matemática na Ótica do Professor Edel Alexandre Silva Pontes. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 16, p. 151-162, 2020.
DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.
CAMPBELL, Linda, Ensino e Aprendizagem por meio das Inteligências Múltiplas 1 Linda Campbell, Bruce Campbell e Dee Dickinson; 2.ed. trad. Magda França Lopes - Porto Alegre:
CAMPBELL, Bruce. lI. Dickinson, Dee. llI. Título. CDU 371.3: 159.922 Catalogação na publicação: Mônica Ballejo Canto - CRB 10/1023 ISBN85-7307-512-0
DIENES, Zoltan Paul. O pensamento em estruturas, por Z. P. Dienes e M. A. Jeeves, com prefácio de Sir Frederic C. Bartlett I tradução: Maria Pia Brito de Macedo Charlier e René François Joseph Charlier I São Paulo, EPU; Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,1974.
MACEDO, Lino de. Aprender com jogos e situações-problema / Lino de Macedo, Ana Lúcia Sícoli Petty e Norimar Christe Passos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PIAGET, Jean. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações especiais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A matemática na educação infantil: um olhar educacional sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal, v. 5, n. 2, p. 1166-1176, 2020.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Uma Análise Matemática Particular das Características Essenciais de Quadrados Mágicos de ordem ímpar: Uma Sugestão Pedagógica no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Técnico Científica do IFSC, v. 1, n. 10, p. 45-45, 2020.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Investigação Experimental de um Produto Educacional: um jogo matemático desenvolvido a partir do conceito intuitivo de probabilidades. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 7, p. 20-30, 2020.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo-RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process-RICA. Brazilian Applied Science Review, v. 5, n. 3, p. 1411-1424, 2021.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras Infantis nas Aulas de Matemática-V1: Coleção Matemática de 0 a 6. Penso Editora, 2000.
Educação - Aprendizagem - Jogos. I. Petty, Ana Lúcia. 11. Passos, Norimar Christe. lll. Título. COU 371.9 Catalogação na publicação: Mônica Ballejo Canto - CRB 10/1023 ISBN 85-7307-763-8