O papel da Educação Física no desenvolvimento social e emocional dos alunos

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Claudenice pessoa de Matos Rachid Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Kalynne Pantoja Veras Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Raimundo Junior Pereira de Almeida Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Walb Alves Cabral Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria de Nazaré Pantoja da Costa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Sueli de Mira Cordeiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

educação física escolar, desenvolvimento emocional, competências socioemocionais, inclusão social, saúde mental, políticas públicas

Resumo

Este artigo analisa o papel da educação física escolar no desenvolvimento emocional, social e físico dos alunos, destacando sua importância na formação integral do estudante. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foi possível identificar que a educação física não se limita ao condicionamento físico, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, autocontrole e resolução de conflitos. Além disso, a prática de atividades físicas melhora a saúde mental e a qualidade de vida dos alunos, atuando como fator de prevenção contra doenças associadas ao sedentarismo. O estudo também aborda os desafios enfrentados na implementação da educação física nas escolas, como a formação inadequada dos professores e a escassez de recursos e materiais didáticos. A educação física é identificada como uma ferramenta de inclusão social, especialmente para alunos com deficiência, e um meio de promover a valorização da diversidade. A pesquisa conclui que, para garantir o desenvolvimento integral dos alunos, a educação física deve ser integrada ao currículo escolar, com políticas públicas que assegurem a formação continuada dos professores e a adaptação dos materiais didáticos às necessidades dos estudantes.

 

Referências

ALMEIDA, M. A. A educação física no contexto escolar: A importância da formação integral do aluno. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação física. Brasília, DF: MEC, 2017.

CHAGAS, M. C. Educação patrimonial: Como a cultura local pode ser valorizada nas escolas. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

COSTA, D. R. A importância da educação física no desenvolvimento emocional dos alunos. Revista Brasileira de Educação Física, v. 12, n. 3, p. 45-56, 2019.

FERREIRA, L. P. Ensino da história e cultura local: A pedagogia da valorização da identidade regional. São Paulo: Papirus, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, M. Educação e cidadania: a relação entre ensino e transformação social. São Paulo: Cortez, 2014.

LIMA, A. M. A educação física como meio de inclusão social no ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes, v. 22, n. 1, p. 121-134, 2017.

MARTINS, R. A. Cultura local e práticas educacionais: Desafios na educação básica. Brasília: Editora UnB, 2017.

PEREIRA, F. P. A contribuição das práticas culturais no ensino da história local. Porto Alegre: Artmed, 2016.

SANTOS, L. F. A educação física e suas contribuições para o desenvolvimento social e físico de alunos no Amapá. Revista de Educação e Psicologia, v. 10, n. 1, p. 56-69, 2020.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 2008.

SILVA, J. S. Educação física e suas contribuições para o desenvolvimento social no contexto escolar. Revista Brasileira de Ciências da Educação, v. 18, n. 2, p. 78-85, 2018.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.

TARDIF, M.; LESSARD, C. A formação dos professores e o trabalho pedagógico: desafi-os e perspectivas. Campinas: Papirus, 2014.

TEIXEIRA, Maria Damiana Izídio. Educação Física e seu Desenvolvimento: Valores e Atitu-des. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 250-259, 2024.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psico-lógicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2025-04-10

Como Citar

Pinto, J. C. ., Rachid, C. pessoa de M., Veras, K. P. ., Almeida , R. J. P. de, Cabral, W. A. ., Costa, M. de N. P. da ., & Cordeiro, S. de M. . (2025). O papel da Educação Física no desenvolvimento social e emocional dos alunos. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 3–12. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/342