Estratégia de ensino e aprendizagem na educação híbrida

através da Sala Invertida

Autores

  • Elson Max Fernandes da Fonseca Universidad de La Integración de Las Américas - UNIDA
  • Márcio Oliveira de Andrade Universidad de La Integración de Las Américas - UNIDA
  • Nilton Trajano de Oliveira Universidad de La Integración de Las Américas - UNIDA
  • José Jefferson de Oliveira Universidad de La Integración de Las Américas

Palavras-chave:

Ensino híbrido, metodologia ativa, sala de aula invertida

Resumo

Este artigo analisa a integração entre o ensino híbrido e a sala de aula invertida como metodologias inovadoras no contexto educacional contemporâneo. Baseado em uma revisão bibliográfica, o estudo explora como essas abordagens potencializam o protagonismo do estudante, promovem o pensamento crítico e ampliam a autonomia no processo de ensino-aprendizagem. São discutidos os benefícios dessas metodologias, como a flexibilização do aprendizado e a personalização de conteúdos, bem como os desafios relacionados à formação docente e à desigualdade no acesso às tecnologias. O artigo conclui destacando a relevância dessas práticas para transformar a educação em um contexto marcado por transformações tecnológicas e desafios pós-pandemia, propondo reflexões sobre o seu potencial impacto na formação de estudantes mais autônomos e preparados para os desafios do século XXI.

 

Biografia do Autor

Elson Max Fernandes da Fonseca, Universidad de La Integración de Las Américas - UNIDA

Doutorando em Ciencias da Educação (Universidad de La Integración de Las Américas – UNIDA), Mestre em Ciência da Educação (Universidad Columbia), professor na Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio/RJ.

Márcio Oliveira de Andrade, Universidad de La Integración de Las Américas - UNIDA

Doutorando em Ciências da Educação (Universidad de La Integración de Las Américas – UNIDA), Mestre em Educação (Universidade de Pernambuco/ Campus Mata Norte, professor da Rede Estadual de Pernambuco e da Secretaria Municipal de Educação de Lajedo/ PE.

Nilton Trajano de Oliveira, Universidad de La Integración de Las Américas - UNIDA

Mestrando em Ciências da Educação (Universidad de La Integración de Las Américas – UNIDA), professor na Secretaria Municipal de Educação de Lajedo/PE.

José Jefferson de Oliveira, Universidad de La Integración de Las Américas

Mestrando em Ciências da Educação (Universidad de La Integración de Las Américas – UNIDA), professor da Rede Estadual de Pernambuco.

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Publicado

2025-04-22

Como Citar

Fonseca, E. M. F. da ., Andrade, M. O. de ., Oliveira, N. T. de ., & Oliveira, J. J. de . (2025). Estratégia de ensino e aprendizagem na educação híbrida: através da Sala Invertida. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 63–75. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/346