A Importância da Modelagem Matemática no Ensino das Escolas Públicas de Alagoas

Autores

  • Fernando dos Santos Oliveira Universidade Estadual de Alagoas

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem de Matemática, Modelagem Matemática

Resumo

É na escola que todos têm a oportunidade de adicionar valores à sua formação familiar, aperfeiçoando e acumulando novas experiências, numa correspondência de informações constante e eficaz, numa busca diária para suplantar o hoje, com sucesso. O presente trabalho discute a importância de uma nova concepção no ensino aprendizagem da matemática nas escolas públicas do estado de Alagoas. Com esse trabalho pretende-se contribuir no debate sobre as metodologias usadas para as abordagens matemáticas, mostrando para tanto mais uma ferramenta, a modelagem matemática, que busca tentar diminuir o desinteresse dos estudantes em sala de aula, e ajudar aos mesmos a compreender a utilização desta matéria em seu cotidiano, para então diminuir o seu prejuízo em sua vida e em sua vida escolar.

 

Referências

BASSANEZI, Rodney Carlos. Modelagem matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.

BIEMBENGUT, Maria Salett. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria: revista de educação em ciência e tecnologia, v. 2, n. 2, p. 07-32, 2009.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2012.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.

MUTTI, Gabriele de Sousa Lins; KLÜBER, Tiago Emanuel. Adoção da Modelagem Matemática: o que se mostra na literatura produzida no âmbito da Educação Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 35, p. 129-157, 2021.

PIRES, Magna Natalia Marin; DA SILVA, Karina Alessandra Pessoa; GOMES, Joice Caroline Sander Pierobon. Formação de professoras dos anos iniciais em Modelagem Matemática. Sisyphus—Journal of Education, v. 9, n. 2, p. 154-180, 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O ato de ensinar do professor de matemática na educação básica. Ensaios Pedagógicos, v. 2, n. 2, p. 109-115, 2018.

PONTES, Edel Alexandre Silva. O professor ensina e o aluno aprende: questões teóricas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. RACE-Revista de Administração do Cesmac, v. 4, p. 111-124, 2019.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo-RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process-RICA. Brazilian Applied Science Review, v. 5, n. 3, p. 1411-1424, 2021.

FORNER, Régis; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Constituição da práxis docente no contexto da Modelagem Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 34, p. 501-521, 2020.

Constituição do Estado de Alagoas. Disponível em: <http://www.procuradoria.al.gov.br/legislacao/constituicao-do-estado-de-alagoas/Livro%20da%20Constituicao%20do%20Estado%20de%20Alagoas%20sem%20Capa.pdf>Acesso em: 11 de outubro de 2021.

Modelagem matemática: perspectiva, experiências, reflexões e teorizações. Disponível em: <https://www.google.com.br/books/edition/Modelagem_Matem%C3%A1tica/sORdDwAAQBAJ?hl=ptBR&gbpv=1&dq=modelagem+matem%C3%A1tica&printsec=frontcover> Acesso em: 23 de outubro de 2021.

Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática.

Disponível em: <https://www.google.com.br/books/edition/Pr%C3%A1ticas_de_modelagem_matem%C3%A1tica_na_ed/4kyQDwAAQBAJ?hl=pt->Acesso em: 29 de outubro de 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-14

Como Citar

Oliveira, F. dos S. . (2022). A Importância da Modelagem Matemática no Ensino das Escolas Públicas de Alagoas. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 3, 206–217. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/35