“O sertão é o mundo"

um diálogo entre a crise hídrica na Amazônia e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa

Autores

  • Ivonete Afonso da Silva Universidad Del Sol - UNADES
  • Maria Gorete Correa Universidad Del Sol - UNADES
  • Maria José Ordóñez Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Palavras-chave:

Amazônia, Crise hídrica, Grande Sertão: Veredas, Desigualdade socioambiental, Sustentabilidade

Resumo

A Amazônia, reconhecida como a maior reserva de água doce do planeta, enfrenta um paradoxo socioambiental: apesar da abundância hídrica, muitas comunidades da região sofrem com a escassez de água potável e a falta de infraestrutura básica, remetendo-nos a um sertão. Neste sentindo, este artigo propõe um diálogo entre a crise hídrica na Amazônia e a obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, utilizando-a como referência metafórica. A célebre expressão "o sertão é o mundo" sugere que os desafios presentes na narrativa rosiana transcendem um espaço geográfico específico, refletindo desafios universais — entre eles, os enfrentados na Amazônia. A manipulação ambiental e as desigualdades estruturais reforçam a noção de um “sertão amazônico”, no qual a luta pelo acesso à água se configura como um cenário de contradições. A literatura, ao abordar questões socioambientais, amplia a compreensão das problemáticas contemporâneas e evidencia que os desafios amazônicos não são casos isolados, mas sim manifestações de dilemas globais sobre a relação entre humanidade e natureza. Para mitigar os efeitos das crises hídricas amazônicas, seria necessária a implementação de políticas públicas efetivas, o fortalecimento da educação ambiental e o reconhecimento da água como um direito fundamental, indispensável para a promoção da sustentabilidade e da justiça social. Este estudo tem como objetivo demonstrar, a partir da obra de João Guimarães Rosa, que o sertão ultrapassa a condição de mero espaço físico, configurando-se como uma metáfora universal da experiência humana. Nesse contexto, o sertão representa um lugar simbólico onde se travam constantes disputas por identidade, recursos e justiça. A metodologia empregada na elaboração do presente artigo fundamenta-se em pesquisa bibliográfica, com foco na análise do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, além da consulta a artigos científicos que tratam da problemática hídrica na bacia amazônica. A articulação entre literatura e realidade socioambiental objetiva ampliar a compreensão dos dilemas humanos presentes tanto na ficção quanto na realidade amazônica.

 

Biografia do Autor

Ivonete Afonso da Silva, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Del Sol (UNADES), Assunção, Paraguai. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO. Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Internacional, Porto Velho, RO. Graduada em Letras/Português pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, RO. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário São Lucas, Porto Velho, RO. Advogada, atuante na área de execuções civis. Servidora pública do estado de Rondônia, atualmente ocupando a carga da Coordenadora de Assuntos Externos da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD).

Maria Gorete Correa, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda em Ciências da Educação, pela Universidade Del Sol -UNADES, Assunção / PY.  Especialização em Administração Pública, pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Porto Velho/RO, Brasil. Graduada em Pedagogia, pela Fundação Faculdade de Ciências, Letras e Pedagogia de Mandaguari/PR, Brasil. Bacharel em Direito, pelo Centro Universitário São Lucas, Porto Velho/RO, Brasil. Servidora pública federal, localizada na Secretaria de Estado da Educação, em Porto velho/RO, Brasil

Maria José Ordóñez, Universidad Autónoma de Asunción – UAA

Doutoranda em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (UAA), Paraguai. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (UAA), Paraguai. Especialista em Andragogia pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto, Santa Cruz do Sul, Brasil. Especialista em Compreensão de Textos e Tradução de Língua Espanhola pela Faculdade Alphaville Educacional (FAE), Brasil. Especialista em LIBRAS pela Alfaamerica Faculdade (AF), Brasil. Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), São Luís, Brasil. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), São Luís, Brasil. Graduada em Psicopedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, Brasil. Graduada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, Brasil. Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Brasil. Docente na Faculdade Católica. Servidora pública do Estado do Maranhão, atuante na área de educação. Professora substituta no DELER/UFMA e na FFI – Faculdade Formação Integrada. Instrutora de Língua Espanhola no DRH/PRH. Coordenadora dos Cursos de Espanhol do Projeto de Extensão do NCL da UFMA.

Referências

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Publicado

2025-05-03

Como Citar

Silva, I. A. da ., Correa, M. G. ., & Ordóñez, M. J. . (2025). “O sertão é o mundo": um diálogo entre a crise hídrica na Amazônia e Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 92–101. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/350