O uso das metodologias ativas no ensino de matemática em formações do PROFAP/UNEAL
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Formação continuada, IDEB, Metodologias ativasResumo
Esta pesquisa foi motivada pelos processos de formação continuada de professores realizados pela Universidade Estadual de Alagoas nos municípios de Carneiros, Senador Rui Palmeira e Girau do Ponciano, nos anos de 2023 e 2024. Desta forma, o objetivo deste estudo foi o de investigar o impacto causado pelas oficinas ministradas no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Para tal, foram analisados os resultados do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) antes e depois das formações serem ofertadas. Esta investigação configura-se como qualitativa, com objetivo exploratório e tem característica de um relato de experiência, por meio da observação participante. No decorrer do estudo, serão tratados aspectos da constituição do PROFAP, como também da oferta das formações nos municípios em questão. Como resultados, percebeu-se que as formações continuadas ofertadas pelo PROFAP/UNEAL impactaram de forma direta o processo de aprendizagem dos alunos, refletindo-se, assim, nos resultados do sistema de avaliação da educação básica (SAEB).
DOI: 10.5281/zenodo.15545783
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