Políticas Públicas e Educação do Campo no Brasil

Desafios, implemen-tação e perspectivas para a inclusão rural

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Políticas Públicas, . Inclusão Educacional, Desenvolvimento Rural, Justiça Social

Resumo

A Educação do Campo no Brasil emerge como um campo de luta e resistência diante das desigualdades estruturais historicamente impostas às populações rurais. Tradicionalmente, a educação no meio rural esteve subordinada a uma lógica excludente, caracterizada pela precarização das escolas, descontinuidade de políticas públicas e desvalorização dos saberes locais. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas educacionais voltadas para a Educação do Campo, destacando seus desafios históricos, a implementação de diretrizes específicas e as perspectivas futuras. Para isso, a pesquisa baseou-se em uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental de marcos normativos, como a Resolução nº 1/2002 do Conselho Nacional de Educação e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Os resultados indicam que, apesar dos avanços legais, a efetivação da Educação do Campo enfrenta desafios estruturais, como a falta de investimentos, o fechamento de escolas rurais e a ausência de formação específica para docentes. Além disso, a expansão do agronegócio e a concentração fundiária impactam diretamente a permanência das populações rurais e, consequentemente, a continuidade dos processos educacionais. O estudo conclui que a Educação do Campo necessita de um compromisso governamental contínuo, assegurando financiamento adequado, valorização da cultura camponesa e participação ativa das comunidades na formulação das políticas educacionais. Dessa forma, reforça-se a importância de consolidar a Educação do Campo como um direito fundamental, promovendo não apenas acesso à escola, mas também uma formação emancipadora e alinhada às realidades socioculturais do meio rural.

 

Biografia do Autor

Jonas Bezerra da Costa, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutorando em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental -UTIC, Mercosul- PY.   

professorjonascosta@gmail.com

Elson Max Fernandes da Fonseca, Universidad de La Integración de Las Américas - UNIDA

Doutorando em Ciências da Educação, Universidad de La Integración de Las Américas – UNIDA - PY.      

mfmaxfernandes@gmail.com 

Luciéte Carmen Gomes de Oliveira, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda em Ciências da Educação, UNADES/ Universidad Del Sol - PY.

lucietecarmem@hotmail.com   

Rita de Kássia de Oliveira, Universidad Del Sol - UNADES

Mestranda em Ciências da Educação, UNADES /Universidad Del Sol - PY.

profritak@gmail.com

 

Wesleia Patricia Lemes dos Santos, Emil Brunner World University, USA

Mestranda em Educação pela Emil Brunner World University- Florida USA, Convênio com JK Mantenedor Instituto Erich Fromm, Brasil. 

janetepadilhasim@gmail.com

Janete Ferreira Padilha, Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF)

Mestranda em Educação pela Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF) .

janetepadilhasim@gmail.com

 

Priscila Ferreira da Silva, Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF)

Mestrando em Ciências da Educação pelo Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF)- Brasil.     

priscila_ferreira735@hotmail.com

Isabel Missasse, Emil Brunner World University, USA

Mestranda em Educação pela Emil Brunner World University, USA- Florida USA, Convênio com JK  Mantenedor  Instituto Erich Fromm, Brasil.        

missasseisabel@gmail.com                                         

Noeli Silvina dos Santos Caioni, Emil Brunner World University, USA

Mestranda em Educação pela Emil Brunner World University, USA - Florida USA, Convênio com JK  Mantenedor  Instituto Erich Fromm, Brasil.  

noelicaionisilvina@gmail.com

 

Adriano Mafini Balbino, Emil Brunner World University, USA

Mestrando em Educação pela IEmil Brunner World University - Florida USA, Convênio com JK  Mantenedor  Instituto Erich Fromm, Brasil. 

adriano.mafinibal@hotmail.com

 

 

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Publicado

2025-05-19

Como Citar

Costa, J. B. da ., Fonseca, E. M. F. da ., Oliveira, L. C. G. de ., Oliveira, R. de K. de ., Santos, W. P. L. dos ., Padilha, J. F., Silva, P. F. da ., Missasse, I. ., Caioni, N. S. dos S. ., & Balbino, A. M. . (2025). Políticas Públicas e Educação do Campo no Brasil: Desafios, implemen-tação e perspectivas para a inclusão rural. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 118–132. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/355