A Gestão Escolar e suas contribuições à prática pedagógica

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Gestão, Desenvolvimento

Resumo

O referido artigo tem por objetivo a reflexão, sobre a “Gestão Escolar: finalidades e contribuições à prática pedagógica contemporânea”. A gestão escolar tem sido alvo da mídia e das novas tecnologias, às vezes vista apenas como dirigentes da escola, hoje, tem-se uma visão diferente, uma vez que o investimento em profissionais capacitados é um meio que está elevando positivamente esta questão. Neste sentido, ter um profissional capacitado na área da gestão é de fundamental importância, visto que é com base em uma boa gestão que se desenvolve a aprendizagem dos alunos. Respaldada por referenciais teóricos importantíssimos Libâneo (2001), Luck (2009), Ferreira (2006) dentre outros, notouse que é com o envolvimento e responsabilidade de todo copo escolar que se garante o avanço da aprendizagem de todos os alunos.

 

Referências

DE ROSSI, V.L.S. Gestão do projeto político-pedagógico: entre corações e mentes. São Paulo: Moderna, 2004.

DOURADO, Luiz Fernandes. Gestão da educação escolar. Brasília: Universidade de Brasí-lia, Centro de Educação a Distância, 2006.

ESTEVÃO, C. V. Gestão educacional e formação. In: MACHADO, L. M e FERREIRA, N.S. C. Política e gestão da educação: dois olhares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org.). Formação Continuada e Gestão da Educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (org). Formação continuada e gestão da educação. São Paulo: Cortez, 2003.

GIORGI, P. (1980). A criança e as suas instituições – a família / a escola. Livros Hori-zonte, Lisboa.

LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização da Escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos: Organização e gestão: teoria e pratica. Ed. Alternativa. 2001.

LUCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba:

Positivo, 2009.

LUCK, Heloísa. Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto à Formação de seus Gestores. In: Em Aberto, n° 72 (Gestão Escolar e Formação de Gestores), Brasília, 2000.

LUCK, Heloisa. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. São Paulo: Cortez, 2002

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2008.

LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba:

Positivo, 2009.

ORSI, Maria Julia Scicchitano. Família: reflexos da contemporaneidade na aprendizagem escolar. Maringá ABPppr, Anais do I Encontro Paranaense de Psicopedagogia, Novembro, 2003.

OSÓRIO, Luiz Carlos. Adolescente hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

Downloads

Publicado

2025-05-19

Como Citar

Souza, J. M. de . (2025). A Gestão Escolar e suas contribuições à prática pedagógica. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 133–144. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/356