Utilização de Materiais de Multimídia na Abordagem Conceitual da Fotossíntese no Ensino Remoto

Autores

  • Tales Vinícius Marinho de Araújo Instituto de Natureza e Cultura – INC, Universidade Federal do Amazonas
  • Leonardo Gusso Goll Instituto de Natureza e Cultura – INC, Universidade Federal do Amazonas
  • Carlos Richardeson de Melo Soares Instituto de Natureza e Cultura – INC, Universidade Federal do Amazonas
  • Eugênio Vargas Wadick Instituto de Natureza e Cultura – INC, Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Aula Remota, Pandemia, Ensino de Biologia, Botânica

Resumo

No contexto atual, em relação à pandemia, as tecnologias de informação e comunicação são aliadas do processo de ensino-aprendizagem, especialmente agora em que a educação está sendo mediada por essas ferramentas, que permitem a realização das aulas assíncronas e síncronas. Com base nessas informações, realizou-se a aplicação de um projeto de intervenção com o objetivo de apresentar e discutir sobre o tema fotossíntese, utilizando recursos das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, além de elaborar materiais didáticos em formato digital como cartilha e folder para abordar a temática e estimular as competências e habilidades como flexibilidade, relacionamento, capacidade de análise, cognitivas e intelectuais dos discentes. O público alvo da atividade foram alunos do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química que cursavam a disciplina de Botânica, tornando-se uma ótima oportunidade de auxiliar no conhecimento sobre o tema em nível acadêmico. Através dos materiais elaborados por meio das novas tecnologias, alcançaram-se os objetivos propostos, percebendo ainda que apesar disso existam dificuldades em relação ao ensino remoto, quando alunos e professores ficam à mercê da conexão precária de internet. Os professores devem buscar meios para que os materiais elaborados fiquem disponíveis a todos os alunos.

 

Biografia do Autor

Tales Vinícius Marinho de Araújo , Instituto de Natureza e Cultura – INC, Universidade Federal do Amazonas

Professor do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química. Instituto de Natureza e Cultura-INC/UFAM.

Leonardo Gusso Goll, Instituto de Natureza e Cultura – INC, Universidade Federal do Amazonas

Professor do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química. Instituto de Natureza e Cultura-INC/UFAM. 

Carlos Richardeson de Melo Soares , Instituto de Natureza e Cultura – INC, Universidade Federal do Amazonas

Licenciando do curso de Ciências: Biologia e Química. Instituto de Natureza e Cultura-INC/UFAM.

Eugênio Vargas Wadick, Instituto de Natureza e Cultura – INC, Universidade Federal do Amazonas

Licenciando do curso de Ciências: Biologia e Química. Instituto de Natureza e Cultura-INC/UFAM. 

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

Araújo , T. V. M. de ., Goll, L. G. ., Soares , C. R. de M. ., & Wadick, E. V. . (2022). Utilização de Materiais de Multimídia na Abordagem Conceitual da Fotossíntese no Ensino Remoto. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 3, 218–228. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/36