O Bem-Estar Docente em Foco
Percepções de Professores da Rede Pública de Iranduba
Palavras-chave:
Bem-estar, Educação Pública Brasileira, Plano de carreiraResumo
Esta investigação teve como foco analisar o bem-estar de professores em duas escolas públicas do município de Iranduba, durante o exercício da profissão no ano de 2022. A pesquisa seguiu uma abordagem quantitativa, alinhada à perspectiva da gestão com qualidade humana. Utilizou-se a técnica de pesquisa de campo com levantamento, por meio da aplicação de um questionário estruturado e fechado, contendo também itens psicométricos direcionados aos docentes. O desenho da pesquisa foi não experimental, tendo como população 54 professores atuantes nas duas escolas estaduais selecionadas. O objetivo geral do estudo foi conhecer as percepções de bem-estar dos professores no contexto escolar. A análise dos dados revelou que o bem-estar docente está fortemente ligado à forma como os professores experienciam suas vivências profissionais, sendo influenciado tanto por fatores internos quanto externos à escola. Entre os principais elementos que impactam negativamente o bem-estar dos docentes, destacam-se os relacionamentos interpessoais e aspectos da gestão escolar, os quais afetam diretamente o processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que promover o bem-estar docente é essencial para melhorar a qualidade da educação, sendo necessário considerar aspectos estruturais, relacionais e institucionais no ambiente escolar.
DOI: 10.5281/zenodo.15538257
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