O Bem-Estar Docente em Foco

Percepções de Professores da Rede Pública de Iranduba

Autores

  • Shirleia Moraes de Oliveira Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Dione Maria Pereira de Oliveira Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Maria Gorete Macêdo e Silva Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Bem-estar, Educação Pública Brasileira, Plano de carreira

Resumo

Esta investigação teve como foco analisar o bem-estar de professores em duas escolas públicas do município de Iranduba, durante o exercício da profissão no ano de 2022. A pesquisa seguiu uma abordagem quantitativa, alinhada à perspectiva da gestão com qualidade humana. Utilizou-se a técnica de pesquisa de campo com levantamento, por meio da aplicação de um questionário estruturado e fechado, contendo também itens psicométricos direcionados aos docentes. O desenho da pesquisa foi não experimental, tendo como população 54 professores atuantes nas duas escolas estaduais selecionadas. O objetivo geral do estudo foi conhecer as percepções de bem-estar dos professores no contexto escolar. A análise dos dados revelou que o bem-estar docente está fortemente ligado à forma como os professores experienciam suas vivências profissionais, sendo influenciado tanto por fatores internos quanto externos à escola. Entre os principais elementos que impactam negativamente o bem-estar dos docentes, destacam-se os relacionamentos interpessoais e aspectos da gestão escolar, os quais afetam diretamente o processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que promover o bem-estar docente é essencial para melhorar a qualidade da educação, sendo necessário considerar aspectos estruturais, relacionais e institucionais no ambiente escolar.

 

 

DOI: 10.5281/zenodo.15538257

 

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Publicado

2025-05-26

Como Citar

Oliveira , S. M. de ., Oliveira Silva, D. M. P. de ., & Macêdo e Silva, M. G. . (2025). O Bem-Estar Docente em Foco: Percepções de Professores da Rede Pública de Iranduba. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 157–165. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/360