A Resolução de Equações do 2º Grau com Material Dourado

Uma Proposta Didática Interdisciplinar e Visual

Autores

Palavras-chave:

Material Dourado, Equações, Matemática, Ensino, Visualização

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta didática inovadora para o ensino de equações do 2º grau, utilizando o Material Dourado como recurso visual e manipulativo. A pesquisa surgiu da observação de uma aula que utilizava jogos e materiais concretos, e foi desenvolvida como uma alternativa ao ensino tradicional centrado na fórmula de Bhaskara. O objetivo é tornar o aprendizado mais acessível, contextualizado e significativo para os alunos do Ensino Fundamental, promovendo a compreensão por meio da visualização geométrica e da manipulação concreta. A metodologia baseou-se na elaboração e aplicação de um plano de aula interdisciplinar, explorando conceitos de álgebra e geometria com o uso do Material Dourado. A fundamentação teórica está ancorada em autores como Montessori, Piaget, D’Ambrósio e nas diretrizes da BNCC, que incentivam o uso de metodologias ativas. Os resultados indicam que o uso de recursos concretos favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, a participação ativa dos alunos e a superação das dificuldades associadas à abstração matemática, contribuindo para um ensino mais eficaz e humanizado.

 

DOI:  10.5281/zenodo.15634705

Biografia do Autor

Ana Caroline Oliveira da Silva, Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió

Aluna de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, campus Maceió. Participei como Bolsista do Projeto de Ensino: Vídeo-resolução de questões como apoio à aprendizagem em sala de aula. Atualmente participa como bolsista no projeto Aprendizagem de Análise Combinatória através de atividades desenvolvidas com o software Geogebra e como voluntário no projeto Explorando a Interação entre Teoria dos Conjuntos e Morfologia Matemática Binária na Análise de Imagens, ambos no IFAL, campus Maceió.

Rodrigo Cardoso Menezes, Instituto Federal de Alagoas, Campus Maceió

Graduação em Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió (Atual).Transferência externa do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).Professor de Matemática no Colégio Jean Piaget, Paripueira-AL (Atuação nos níveis do 6 ao 9 ano).Atuação no PIBID ( Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência).

Arlyson Alves do Nascimento, Instituto Federal de Alagoas, campus Maceió

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2006), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2009) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atualmente é professor doutor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL, campus Maceió. É membro dos Grupos de Pesquisa: Formação de Professores: Políticas e Práticas - FORPROPP, Computação e Codificação Quântica e Análise Matemática e Aplicações. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomatemática e Matemática Bioinspirada, Teoria dos Reticulados, Morfologia Matemática e Processamento Digital de Imagens e Sinais.

Referências

ALBINO, T. S. L. A prática docente e o uso de metodologias alternativas no ensino de matemática: um olhar para as escolas que adotam propostas pedagógicas diferenciadas. XIX EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio; Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2000; 71 p.

CASTILHO, Ivan. Vídeo aulas de matemática. YouTube, 2004. Disponível em: https://www.youtube.com/xxx. Acesso em: 14 mar. 2024

DA CRUZ, Keyte Rocha. A Importância da Geometria no Processo Ensino Aprendizagem: uma alternativa pedagógica para o ensino da matemática. REBENA-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 108-116, 2022.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

DA SILVA, Ana Caroline Oliveira; MENEZES, Rodrigo Cardoso; DO NASCIMENTO, Arlyson Alves. O Jogo'Ludo Matemático'como Ferramenta para o Aprendizado de Potenciação e Raízes no 6º ano: uma Análise de Resultados. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 10, p. 135-143, 2025.

DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.

JÚNIOR, Emiliano Torquato et al. Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget e suas Implicações para o Ensino. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 10, p. 43-59, 2025.

MONTESSORI, M. T. A. Pedagogia científica: a descoberta da criança. Tradução Aury Azélio Brunetti. São Paulo: Editora Flamboyant, 1965.

PANTOJA, Lígia Françoise Lemos; FERREIRA, Audrey Cers de Oliveira Silva; SILVA, Líliam Rosa Bastos da. Material Dourado e o Ensino de Equação do 2º Grau. In: ENALIC – ENCONTRO NACIONAL DE LETRAS, LÍNGUAS E CULTURAS, IX, 2023. Anais [...]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104973. Acesso em: 21 maio 2025.

PRESSI, Ailê; BARBOSA, Maria Angelita; SMANIOTTO, Maristela Regina. A utilização do material dourado como ferramenta na resolução das equações de 2° grau. FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/A%20UTILIZACAO%20DO%20MATERIAL%20DOURADO.pdf. Acesso em: 22 maio 2025.

SANTOS, Willian Pereira dos; NASCIMENTO, Arlyson Alves do. Explorando a aprendizagem matemática através de atividades lúdicas: experiência em sala de aula. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTO DOCENTES: Pacto pela Formação e Valorização Docente – CMD, 4., 2024. Anais [...]. Colume 1. 2024.

DA SILVA, Ana Caroline Oliveira; MENEZES, Rodrigo Cardoso; DO NASCIMENTO, Arlyson Alves. O Jogo'Ludo Matemático'como Ferramenta para o Aprendizado de Potenciação e Raízes no 6º ano: uma Análise de Resultados. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 10, p. 135-143, 2025.

DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.

SILVA, Maria da Solidade Vicente da. O Material Dourado como meio para a Aprendizagem da Matemática na Educação Básica do CAMPO. Brasília, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.

Downloads

Publicado

2025-06-10

Como Citar

da Silva, A. C. O., Menezes, R. C., & Nascimento, A. A. do . (2025). A Resolução de Equações do 2º Grau com Material Dourado: Uma Proposta Didática Interdisciplinar e Visual. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 301–314. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/362