A Resolução de Equações do 2º Grau com Material Dourado
Uma Proposta Didática Interdisciplinar e Visual
Palavras-chave:
Material Dourado, Equações, Matemática, Ensino, VisualizaçãoResumo
Este artigo apresenta uma proposta didática inovadora para o ensino de equações do 2º grau, utilizando o Material Dourado como recurso visual e manipulativo. A pesquisa surgiu da observação de uma aula que utilizava jogos e materiais concretos, e foi desenvolvida como uma alternativa ao ensino tradicional centrado na fórmula de Bhaskara. O objetivo é tornar o aprendizado mais acessível, contextualizado e significativo para os alunos do Ensino Fundamental, promovendo a compreensão por meio da visualização geométrica e da manipulação concreta. A metodologia baseou-se na elaboração e aplicação de um plano de aula interdisciplinar, explorando conceitos de álgebra e geometria com o uso do Material Dourado. A fundamentação teórica está ancorada em autores como Montessori, Piaget, D’Ambrósio e nas diretrizes da BNCC, que incentivam o uso de metodologias ativas. Os resultados indicam que o uso de recursos concretos favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, a participação ativa dos alunos e a superação das dificuldades associadas à abstração matemática, contribuindo para um ensino mais eficaz e humanizado.
DOI: 10.5281/zenodo.15634705
Referências
ALBINO, T. S. L. A prática docente e o uso de metodologias alternativas no ensino de matemática: um olhar para as escolas que adotam propostas pedagógicas diferenciadas. XIX EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora-MG, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio; Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2000; 71 p.
CASTILHO, Ivan. Vídeo aulas de matemática. YouTube, 2004. Disponível em: https://www.youtube.com/xxx. Acesso em: 14 mar. 2024
DA CRUZ, Keyte Rocha. A Importância da Geometria no Processo Ensino Aprendizagem: uma alternativa pedagógica para o ensino da matemática. REBENA-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 108-116, 2022.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
DA SILVA, Ana Caroline Oliveira; MENEZES, Rodrigo Cardoso; DO NASCIMENTO, Arlyson Alves. O Jogo'Ludo Matemático'como Ferramenta para o Aprendizado de Potenciação e Raízes no 6º ano: uma Análise de Resultados. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 10, p. 135-143, 2025.
DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.
JÚNIOR, Emiliano Torquato et al. Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Jean Piaget e suas Implicações para o Ensino. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 10, p. 43-59, 2025.
MONTESSORI, M. T. A. Pedagogia científica: a descoberta da criança. Tradução Aury Azélio Brunetti. São Paulo: Editora Flamboyant, 1965.
PANTOJA, Lígia Françoise Lemos; FERREIRA, Audrey Cers de Oliveira Silva; SILVA, Líliam Rosa Bastos da. Material Dourado e o Ensino de Equação do 2º Grau. In: ENALIC – ENCONTRO NACIONAL DE LETRAS, LÍNGUAS E CULTURAS, IX, 2023. Anais [...]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104973. Acesso em: 21 maio 2025.
PRESSI, Ailê; BARBOSA, Maria Angelita; SMANIOTTO, Maristela Regina. A utilização do material dourado como ferramenta na resolução das equações de 2° grau. FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/A%20UTILIZACAO%20DO%20MATERIAL%20DOURADO.pdf. Acesso em: 22 maio 2025.
SANTOS, Willian Pereira dos; NASCIMENTO, Arlyson Alves do. Explorando a aprendizagem matemática através de atividades lúdicas: experiência em sala de aula. In: CONGRESSO INTERNACIONAL MOVIMENTO DOCENTES: Pacto pela Formação e Valorização Docente – CMD, 4., 2024. Anais [...]. Colume 1. 2024.
DA SILVA, Ana Caroline Oliveira; MENEZES, Rodrigo Cardoso; DO NASCIMENTO, Arlyson Alves. O Jogo'Ludo Matemático'como Ferramenta para o Aprendizado de Potenciação e Raízes no 6º ano: uma Análise de Resultados. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 10, p. 135-143, 2025.
DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.
SILVA, Maria da Solidade Vicente da. O Material Dourado como meio para a Aprendizagem da Matemática na Educação Básica do CAMPO. Brasília, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.