A prática do design instrucional na educação

vantagens, desvantagens e o papel do designer instrucional

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Cristina Lobato Alencar Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Denise Cristiane Guimarães Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Maria Soraia de Souza Araújo Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Wirley Jatniel Pinheiro de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Raimunda de Fatima Lima Soeiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Rivaldo Silva Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Neurociência, Tecnologias, Educação, Jogos educacionais

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a prática do design instrucional na educação destacando-se suas vantagens e desvantagens. Adotando-se o método de pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva e abordagem qualitativa, conseguiu-se identificar algumas práticas do design instrucional como a prototipagem, por exemplo, e também foram descritas as vantagens e desvantagens desse tipo de prática, além de também abordar sobre o papel do profissional designer instrucional no contexto da educação. Concluiu-se que a contínua pesquisa e desenvolvimento no campo do design instrucional são essenciais para acompanhar as demandas de uma educação cada vez mais digital e diversificada. Investimentos neste campo não apenas melhoram a eficácia do ensino, mas também capacitam educadores e alunos a enfrentar os desafios emergentes no cenário educacional contemporâneo, promovendo uma educação de qualidade e relevante para todos os envolvidos. Ao adaptar metodologias e materiais para atender às diversas necessidades dos alunos, como diferentes estilos de aprendizagem e habilidades variadas, o design instrucional ajuda a garantir que todos os estudantes tenham oportunidades igualitárias de sucesso acadêmico. A evolução contínua do design instrucional é fundamental para acompanhar não apenas as mudanças tecnológicas, mas também as transformações sociais e culturais que impactam o cenário educacional globalmente. A pesquisa e o desenvolvimento nesta área não só impulsionam a inovação educacional, mas também fornecem insights preciosos sobre como melhorar continuamente a prática pedagógica para atender às demandas de uma sociedade cada vez mais interconectada e diversa. Portanto, investir no design instrucional não apenas aprimora a qualidade do ensino, mas também prepara os educadores e alunos para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos com maior eficácia e relevância.

 

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Publicado

2025-05-29

Como Citar

Pinto, J. C. ., Alencar, C. L. ., Silva, D. C. G. ., Santos, M. S. de S. A. ., Oliveira, W. J. P. de ., Soeiro, R. de F. L. ., & Santos, R. S. . (2025). A prática do design instrucional na educação: vantagens, desvantagens e o papel do designer instrucional. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 210–220. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/365