Nível de Satisfação Educacional dos discentes do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília
Palavras-chave:
percepção dos alunos, satisfação dos discentes, tecnologia em gestão públicaResumo
O presente estudo busca mostrar a satisfação dos discentes do Instituto Federal de Brasília com o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, visto que a mesma tem sido bastante relevante nos ambientes de trabalho e na questão do cidadão como consumidor/usuário de algum serviço ou produto. Desde o começo dos anos 1930 que o conceito de satisfação no ambiente de trabalho é estudado, deixando à margem a vertente no âmbito acadêmico. Sendo assim, trazer para as Instituições de Ensino Superior (IES) essa pesquisa possibilitará uma melhor compreensão do ambiente universitário. Além disso, é importante para que a Instituição possa organizar e planejar possíveis mudanças para a satisfação dos discentes. Levando isso em consideração, a metodologia utilizada é uma pesquisa empírica de caráter descritivo e qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário e como dados secundários a análise de gráficos de acordo com as informações obtidas por meio dos dados da pesquisa. Os principais resultados encontrados demonstram que os respondentes estão satisfeitos e/ou muito satisfeitos com o corpo docente. Por outro lado, também foi possível mensurar que a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - Campus Brasília (CSTGP do IFB - CBRA) foi descrita como eficiente. E de uma forma geral, também foi colocado em questão pelos próprios alunos propostas de melhorias, como: maior duração do curso, vivências práticas, apoio pedagógico, dentro outros, para que a satisfação dos mesmos possa ser colocada em prática para o CSTGP do IFB - CBRA.
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