Nível de Satisfação Educacional dos discentes do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília

Autores

  • Eduardo Dias Leite Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Jade Santos de Oliveira Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Mariana Botazini Pereira Nery Instituto Federal de Brasília - IFB

Palavras-chave:

percepção dos alunos, satisfação dos discentes, tecnologia em gestão pública

Resumo

O presente estudo busca mostrar a satisfação dos discentes do Instituto Federal de Brasília com o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, visto que a mesma tem sido bastante relevante nos ambientes de trabalho e na questão do cidadão como consumidor/usuário de algum serviço ou produto. Desde o começo dos anos 1930 que o conceito de satisfação no ambiente de trabalho é estudado, deixando à margem a vertente no âmbito acadêmico. Sendo assim, trazer para as Instituições de Ensino Superior (IES) essa pesquisa possibilitará uma melhor compreensão do ambiente universitário. Além disso, é importante para que a Instituição possa organizar e planejar possíveis mudanças para a satisfação dos discentes. Levando isso em consideração, a metodologia utilizada é uma pesquisa empírica de caráter descritivo e qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário e como dados secundários a análise de gráficos de acordo com as informações obtidas por meio dos dados da pesquisa. Os principais resultados encontrados demonstram que os respondentes estão satisfeitos e/ou muito satisfeitos com o corpo docente. Por outro lado, também foi possível mensurar que a Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - Campus Brasília (CSTGP do IFB - CBRA) foi descrita como eficiente. E de uma forma geral, também foi colocado em questão pelos próprios alunos propostas de melhorias, como: maior duração do curso, vivências práticas, apoio pedagógico, dentro outros, para que a satisfação dos mesmos possa ser colocada em prática para o CSTGP do IFB - CBRA.

 

Biografia do Autor

Eduardo Dias Leite, Instituto Federal de Brasília - IFB

Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidad Argentina John F. Kennedy em Buenos Aires - Argentina (2015). Dupla titulação de doutorado: em Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional (Desarrollo Local y Cooperación Internacional, com apoio do DPE - Programa de Doutorado Pleno no Exterior, CAPES) pela Universitat Jaume I - UJI na Espanha (2019) e em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) (2019). Doutorado em Ciências Administrativas pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2013) e Cïências da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2014). Mestrado em Ciência da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2011), Especializações em Gestão de Negócios e Varejo, pela FIPECAFI (2006) e Marketing pela Universidade Cândido Mendes (2003), MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela Fundação Dom Cabral (2000). Licenciado em programa Especial de Formação Pedagógica - PROFORM pela Universidade Católica de Brasília (2012), Graduado em Administração pela União Educacional de Brasília UNEB (2002) e Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Balsas (1975). É professor do campus Brasília no Instituto Federal de Brasília (IFB).

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Publicado

2022-04-21

Como Citar

Leite, E. D. ., Oliveira, J. S. de, & Nery , M. B. P. . (2022). Nível de Satisfação Educacional dos discentes do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Instituto Federal de Brasília. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 3, 229–251. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/37