A escola frente à inclusão de alunos com necessidades especiais
inclusão ou exclusão?
Palavras-chave:
Escola, Desafios, Inclusão, Necessidades EspeciaisResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre a inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma escola municipal da rede pública, examinado se a mesma está em conformidade com as diretrizes legais. O estudo parte da premissa que, embora muito se fale em inclusão educacional nos últimos tempos, a escolarização dos alunos especiais ainda é permeada por dificuldades e desafios que dificultam a efetividade de uma educação inclusiva de qualidade. O trabalho possui natureza qualitativa e caracteriza-se como estudo de caso realizado em uma escola da rede municipal de ensino. Os participaram foram 5 (cinco) professoras que lecionam na referida escola e atendem alunos com necessidades educativas especiais. Os resultados demonstraram que muitos ainda são os desafios que as escolas devem transpor para atender às necessidades educativas dos alunos especiais pautando-se no acolhimento, respeito e valorização da diferença. Concluiu-se que, apesar das diretrizes legais e outras estratégias implementadas, a maioria dos alunos especiais sofre uma escolarização deficitária, e muitos ainda são os obstáculos a serem superados para que se possa falar em uma verdadeira inclusão.
DOI: 10.5281/zenodo.15587154
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96. Brasília: Ministério da Educação, 1996.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. São Paulo: Saraiva, 2001.
BRASIL. Lei nº. 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 2015.
FAGUNDES, C.M. Os novos desafios para a educação especial. São Paulo: Ação Educativa, 2020.
FONSECA, M. M. Educação inclusiva: outros caminhos. Rio de Janeiro: Dunya, 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2013.
MAZZOTA, M. J. Fundamentos de educação especial. Série Cadernos de Educação. São Paulo: BPCS, 2017.
MICHAELIS. Diversidade. 2018. Disponível em:< https://michaelis.uol.com.br/> Acesso em mar./2025.
PROCÓPIO, C. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. São Paulo: UNE, 2014.
RODRIGUES, T. M. (org.). Educação inclusiva: construindo significados novos para a diversidade. Belo Horizonte: Memnon, 2018.
ROTTA, N.T; OHLWEILER, L; RIESGO, R.S.S. Transtornos da aprendizagem: aborda-gem neurobiológica e Multidisciplinar – Porto Alegre: Artmed, 2018.
SILVA NETO, A de O; ÁVILA, E. G; SALES, T. R. R; AMORIM, S. S; NUNES, A. K; SANTOS, V. M. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial. Santa Maria. RS. 2018.
UNESCO. Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: CORDE, 1994.