A escola frente à inclusão de alunos com necessidades especiais

inclusão ou exclusão?

Autores

Palavras-chave:

Escola, Desafios, Inclusão, Necessidades Especiais

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre a inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma escola municipal da rede pública, examinado se a mesma está em conformidade com as diretrizes legais. O estudo parte da premissa que, embora muito se fale em inclusão educacional nos últimos tempos, a escolarização dos alunos especiais ainda é permeada por dificuldades e desafios que dificultam a efetividade de uma educação inclusiva de qualidade. O trabalho possui natureza qualitativa e caracteriza-se como estudo de caso realizado em uma escola da rede municipal de ensino. Os participaram foram 5 (cinco) professoras que lecionam na referida escola e atendem alunos com necessidades educativas especiais. Os resultados demonstraram que muitos ainda são os desafios que as escolas devem transpor para atender às necessidades educativas dos alunos especiais pautando-se no acolhimento, respeito e valorização da diferença. Concluiu-se que, apesar das diretrizes legais e outras estratégias implementadas, a maioria dos alunos especiais sofre uma escolarização deficitária, e muitos ainda são os obstáculos a serem superados para que se possa falar em uma verdadeira inclusão.

 

DOI: 10.5281/zenodo.15587154

 

Biografia do Autor

Débora da Silva Santana, Rede Municipal de Ensino de Ribeira do Pombal, BA

Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Norte do Paraná e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia. Funcionaria pública da rede municipal de Ensino de Ribeira do Pombal-BA

Givaneide Almeida da Silva , Centro Municipal de Educação Infantil Santa Rita

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Dom Luis de Orleans e Bragança (2014), atualmente é diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Santa Rita, onde lidera a gestão pedagógica e administrativa da instituição. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando no desenvolvimento de políticas e estratégias para a melhoria da qualidade do ensino. Também é formadora do Programa Criança Alfabetizada na cidade de Ribeira do Pombal, vinculada ao NTE 17, com foco na capacitação de educadores para a implementação de práticas de alfabetização eficazes.

Jailma Correia Pimentel, Escola Municipal Joana Angélica

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança(2020). Atualmente é Educadora da Escola municipal Joana Angélica. Tem experiência na área de Educação. 

Referências

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Publicado

2025-06-03

Como Citar

Santana, D. da S. ., Silva , G. A. da ., & Pimentel, J. C. . (2025). A escola frente à inclusão de alunos com necessidades especiais: inclusão ou exclusão?. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 270–281. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/370