Leitura e escrita na Amazônia

alfabetização contextualizada para crianças do Amapá

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Jeorge Crelson Soares Avinte Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Josimara Brito de Souza Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Cláudio Peres de Oliveira Neto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Catia Milrea dos Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Lucicarmi Pinheiro Alves Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Valdenete Pinto da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

alfabetização, Amazônia, letramento, educação contextualizada, Amapá

Resumo

Este artigo aborda a alfabetização contextualizada como estratégia pedagógica para a Educação Básica no estado do Amapá, considerando suas especificidades socioculturais, territoriais e linguísticas. O objetivo é refletir sobre práticas alfabetizadoras que respeitem os saberes tradicionais das comunidades amazônicas, valorizando suas múltiplas linguagens e promovendo a inclusão por meio de uma pedagogia enraizada no território. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, com base em revisão bibliográfica fundamentada em autores como Freire, Soares, Kleiman e Vygotsky. Os resultados apontam que práticas pedagógicas contextualizadas, associadas à escuta ativa da comunidade, uso do território como recurso didático e valorização da diversidade cultural, potencializam o processo de ensino-aprendizagem e fortalecem a identidade dos estudantes. A formação docente continuada e a produção de materiais didáticos regionais são destacadas como fundamentais para a implementação de políticas educacionais coerentes com a realidade amazônica. Conclui-se que a alfabetização no Amapá deve ser compreendida como processo cultural, histórico e político, cuja efetivação depende da articulação entre escola, comunidade e poder público. A proposta reafirma a importância de uma educação que reconheça o aluno como sujeito ativo e produtor de saberes, rompendo com modelos padronizados e promovendo uma aprendizagem significativa e libertadora.

 

Referências

ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

CANDAU, Vera Maria. Educação e diversidade cultural: desafios e perspectivas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 2012.

DINIZ, Débora. Cartas da pandemia: educação e direitos humanos na Amazônia. São Paulo: Dandara, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 42. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KLEIMAN, Ângela B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Campinas: Mercado de Letras, 2005.

MOLINA, Mônica Castagna. Educação do campo e pesquisa: questões para debate. Brasília: MEC/SECADI, 2016.

NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2010.

PINTO, Jacyguara Costa et al. A Integração da Gestão Escolar nas Diferentes Modalidades de Ensino: Desafios e Estratégias para uma Educação Inclusiva e de Qualidade. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 440-449, 2024.

PINTO, Jacyguara Costa et al. A adaptação do currículo escolar para alunos com transtorno do espectro autista: metodologias e práticas de ensino personalizadas. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 495-503, 2024.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

STREET, Brian V. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Dionei Mathias e Luana Araújo. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

TFOUNI, Leda V. Letramento e exclusão social. São Paulo: Cortez, 2003.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2025-06-04

Como Citar

Pinto, J. C. ., Avinte, J. C. S. ., Souza, J. B. de ., Oliveira Neto, C. P. de ., Santos, C. M. dos, Alves, L. P. ., & Silva, V. P. da . (2025). Leitura e escrita na Amazônia: alfabetização contextualizada para crianças do Amapá. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 282–290. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/372