O que afeta a saúde do professor não é a sala de aula

Autores

  • Sérgio Brandão Defensor Menezes Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Saúde do Professor, Atividades Burocráticas, Sobrecarga de Trabalho

Resumo

A saúde do professor é um tema desafiador, que embora permita um crescimento contínuo e uma evolução profissional na sala de aula, frequentemente, é afetada por questões institucionais e políticas que ultrapassam a prática pedagógica. O excesso de projetos extraclasses e reuniões, que muitas vezes não têm um impacto direto no trabalho docente, também aumenta a carga de trabalho e a burocracia, deixando pouco tempo para a preparação de aulas, correções de provas e o atendimento aos alunos. Atividades complementares, obrigatoriamente, presenciais, que visam apenas cumprir carga horária, podem ser mais um fator de sobrecarga. Além disso, os coordenadores pedagógicos poderiam desempenhar um papel mais eficaz se fossem capazes de se concentrar em focar nos alunos, oferecendo recursos para que o professor possa se dedicar mais no ensino e desenvolvimento dos alunos. No entanto, muitas vezes essas funções acabam sendo desviadas para tarefas burocráticas, aumentando ainda mais a carga de trabalho. A falta de apoio familiar, a cultura de priorizar os direitos dos alunos em detrimento de seus deveres, a aprovação automática e a bolsa presença sem critérios claros também são fatores que podem afetar negativamente o bem-estar dos professores. A falta de união da classe docente, sem representatividade sindical verdadeira, o ambiente tenso na sala dos professores, a burocracia excessiva são apenas alguns dos fatores que contribuem para a sobrecarga de trabalho e o desgaste. Ademais, planos de carreira inadequados e regras de aposentadoria que não são respeitadas também afetam negativamente a saúde dos professores. É fundamental que esses fatores sejam considerados e abordados para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos professores. Esse artigo tem como objetivo; pontuar alguns fatores e situações que afetam a saúde do professor no seu desempenho da docência. Bem como, aborda de forma qualitativa a necessidade de repensar as políticas educacionais e priorizar o bem-estar e a valorização dos professores.

 

DOI:  10.5281/zenodo.15627487

 

Biografia do Autor

Sérgio Brandão Defensor Menezes, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Pós - Doutor em Educação pelo Centro de Estudios e Investigaciones para el Desarrollo Docente, Doutor em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental – UTIC / Reconhecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Mestre em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia -UESBA, Graduado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia –UFBA. E-mail: . ID Lattes: .

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

Menezes, S. B. D. . (2025). O que afeta a saúde do professor não é a sala de aula. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 291–300. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/373