Testes Não Paramétricos como Estratégia Didática
Um Estudo de Caso sobre Preferência de Cores em Alagoas, Brasil
Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem, Tomada de Decisão, Teste dos SinaisResumo
Atualmente, novas abordagens pedagógicas têm sido amplamente debatidas em eventos acadêmicos com o propósito de aprimorar os processos de ensino e aprendizagem em distintas áreas do conhecimento. Inserido nesse cenário, o presente artigo propõe uma estratégia didática que utiliza o Teste dos Sinais — um teste estatístico não paramétrico — como ferramenta para a tomada de decisão em uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. O estudo foi desenvolvido no estado de Alagoas, região Nordeste do Brasil, e teve origem nas inquietações manifestadas pelos sujeitos envolvidos. A questão investigativa central foi: entre o azul e o vermelho, qual é a cor de nossa preferência? A escolha da temática é justificada pelas fortes representações históricas, culturais e esportivas associadas a essas cores no contexto alagoano. Além de tratar de um conteúdo estatístico específico, o artigo busca contribuir com práticas pedagógicas inovadoras, promovendo a articulação entre teoria, prática e os aspectos socioculturais do ensino.
DOI: 10.5281/zenodo.15733473
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