Testes Não Paramétricos como Estratégia Didática

Um Estudo de Caso sobre Preferência de Cores em Alagoas, Brasil

Autores

  • Edel Alexandre Silva Pontes Instituto Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Tomada de Decisão, Teste dos Sinais

Resumo

Atualmente, novas abordagens pedagógicas têm sido amplamente debatidas em eventos acadêmicos com o propósito de aprimorar os processos de ensino e aprendizagem em distintas áreas do conhecimento. Inserido nesse cenário, o presente artigo propõe uma estratégia didática que utiliza o Teste dos Sinais — um teste estatístico não paramétrico — como ferramenta para a tomada de decisão em uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. O estudo foi desenvolvido no estado de Alagoas, região Nordeste do Brasil, e teve origem nas inquietações manifestadas pelos sujeitos envolvidos. A questão investigativa central foi: entre o azul e o vermelho, qual é a cor de nossa preferência? A escolha da temática é justificada pelas fortes representações históricas, culturais e esportivas associadas a essas cores no contexto alagoano. Além de tratar de um conteúdo estatístico específico, o artigo busca contribuir com práticas pedagógicas inovadoras, promovendo a articulação entre teoria, prática e os aspectos socioculturais do ensino.

 

DOI: 10.5281/zenodo.15733473

 

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo. Professor e pesquisador permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL) . Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Secretário da SBEM, Regional Alagoas. É consultor ad hoc de diversas revistas cientificas nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem.

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Publicado

2025-06-24

Como Citar

Pontes, E. A. S. (2025). Testes Não Paramétricos como Estratégia Didática: Um Estudo de Caso sobre Preferência de Cores em Alagoas, Brasil. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 378–388. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/381