Transtornos do neurodesenvolvimento e o desempenho escolar
Uma revisão sobre o papel da escola na identificação e apoio ao aluno
Palavras-chave:
Neurodesenvolvimento, Inclusão Escolar, Estratégias PedagógicasResumo
Os transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), vêm sendo cada vez mais diagnosticados no contexto escolar, evidenciando a necessidade de preparo das instituições de ensino para lidar com essas demandas. Essas condições afetam diretamente a aprendizagem, o comportamento e a socialização dos alunos, exigindo intervenções pedagógicas adaptadas e apoio multidisciplinar. A escola exerce papel central na observação precoce de sinais atípicos e na implementação de estratégias que promovam inclusão e suporte ao desenvolvimento educacional e emocional. A colaboração entre escola, família e profissionais da saúde é essencial para garantir o sucesso acadêmico e social dos alunos com tais transtornos. Com base em práticas pedagógicas fundamentadas e humanizadas, é possível transformar a experiência escolar desses estudantes e promover uma educação verdadeiramente inclusiva. O Objetivo geral do estudo é analisar o papel da escola na identificação e no apoio educacional a alunos com transtornos do neurodesenvolvimento, com base em uma revisão da literatura científica. Este estudo caracteriza-se como uma revisão de literatura com abordagem qualitativa, que busca reunir, analisar e discutir publicações científicas relevantes sobre o tema. Foram selecionados artigos, dissertações, teses e livros publicados nos últimos dez anos, disponíveis em bases como Scientific Eletronic Library Oline (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), PubMed e Google Acadêmico, com recorte temporal de 2020 a 2025, a partir dos descritores: neurodesenvolvimento, inclusão escolar, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), TEA (Transtorno do Espectro Autista) e estratégias pedagógicas.
Referências
BATISTA, Geisa Cristina. PERASSOLO, Valquíria. COSTA, Maria Rezende da. Educação Especial: desafios na escolarização de estudantes com transtornos associados (TDAH e TOD). Revista Educação Especial, v. 37, n. 1, p. e14/1–30, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/70371. Acesso em: 29 abr 2025.
BEZERRA, Danila da Silva. SILVA, Luana Guimarães da. AMORIM, Mariana Eloy de. LOPES, Cintia Batista. O papel da escola no processo educacional da criança com TEA. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2024. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/2857. Acesso em: 29 abr 2025.
FILHO, Francisco de Assis Pereira. TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO E SUAS COMPLEXIDADES. Revista Acadêmica Online, [S. l.], v. 10, n. 53, p. e352, 2024. DOI: 10.36238/2359-5787.2024.v10n53.352. Disponível em: https://revistaacademicaonline.com/index.php/rao/article/view/352. Acesso em: 7 jun. 2025.
INSTITUTO NEUROSABER. TDAH, TEA, TOD, DI: como identificar? 2023. Disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/artigos/tdah-tea-tod-di-como-identificar/. Acesso em: 29 abr 2025.
LIMA, Cristina Bruno de. Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): o impacto na trajetória escolar e social pós-pandemia e implicações da Lei 14254/2021. In: Anais VIII CONEDU, 2022. Editora Realize, 2022. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90521. Acesso em: 29 abr 2025.
SILVA, Suelen Fernades da. HERCULIAN, Camila C. A. S de M. TEA, TDAH e TOD no ambiente escolar. Revista JOPIC, 2024. Disponível em: https://fatece.edu.br/arquivos/arquivos-revistas/trilhas/volume10_2/Suelen%20Fernandes%20da%20Silva;%20Camila%20S.%20C.%20A.%20de%20M.%20Herculian.pdf. Acesso em: 29 abr 2025.
PASTURA, Giuseppe Mário Carmine. MATTOS, Paulo. ARAÚJO, Alexandra Prufer de Queroz. Desempenho escolar e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Revista Paulista de Pediatria, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228691609_Prevalencia_do_Transtorno_do_Deficit_de_Atencao_e_Hiperatividade_e_suas_comorbidades_em_uma_amostra_de_escolares. Acesso em: 29 abr 2025.
PAULA, Daniele Diniz de. SILVA, Flávia Gomes da. SANTOS, Juliana Nunes. CELESTE, Letícia Correia. ALVES, Luciana Mendonça. Desempenho neuropsicológico de escolares em vulnerabilidade socioeconômica. Revista Psicopedagogia, v. 41, n. 126, p. 498–511, 2024. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v41n126a04.pdf. Acesso em: 29 abr 2025.
RIBEIRO, Karen Rodrigues Carregosa. ALVES, Paula Assis. PIZZANI, Laila Amorim, BEZERRA. MORAES, Elis Nathyele Bezerra. Transtorno Opositivo Desafiador: Impactos no desenvolvimento infantil. Revista Brasileira de Educação Especial, 2024. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/380555047_Transtorno_Opositor_Desafiador_Impactos_no_desenvolvimento_infantil. Acesso em: 9 maio 2025. ResearchGate
SANTOS, Karina Sousa dos. MRINHO, Manuela de Oliveira. SANTOS, Mila Schiavine Beiriz. BHERING, Carlos Alberto. A importância do diagnóstico precoce do TDAH para o desempenho escolar. Revista Brasileira de Saúde e Educação, v. 6, n. 4, p. 19052–19064, 2023. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/medico/article/view/14497. Acesso em: 29 abr 2025.
SILVA, Alessandra Rocha da. SILVA, Antônia Alzenira da. REIS, Danubia Cristina Alves. SILVA, Claudia Rosane Moreira da. FERREIRA, Werbeth Santos. INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO: desafios e estratégias no centro municipal de educação infantil mãezinha do céu em Grajaú-MA. Revista Acadêmica Online, Brazil, v.11, n.55, p. 01-08, 2025. Disponível em: https://www.revistaacademicaonline.com/index.php/rao/article/download/461/528/1250. Acesso em: 29 abr 2025.
TEODORO, Nayara Rodrigues. Memória operacional e alfabetização de crianças e adolescentes em risco de transtornos do neurodesenvolvimento. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34091. Acesso em: 29 abr 2025.
WEIZENMANN, M. Perspectivas para a Inclusão Escolar com foco no TEA. Revista NET, 2024. Disponível em: https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2025/03/transtornos-do-neurodesenvolvimento_perspectivas-para-a-incluso-escolar-com-foco-em-tea.pdf. Acesso em: 29 abr 2025.
WOSNES, Clenilce de Jesus. Transtornos do neurodesenvolvimento: preditores cognitivos, pessoais e comportamentais das dificuldades de aprendizagem. Revista Núcleo do Conhecimento, 2024. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/preditores-cognitivos-pessoal. Acesso em: 29 abr 2025.