Gestão escolar e desigualdade regional

desafios da liderança educacional na Amazônia

Autores

  • Angela Delma Maciel dos Santos Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Anaci de Amorim Machado Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Josenei Sousa Moreira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Ruy Orio Miranda Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Elinelson Gomes da Silva Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Raimunda de Fatima Lima Soeiro Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

gestão escolar, Norte do Brasil, educação inclusiva, liderança educacional, políticas públicas

Resumo

Este artigo analisa a gestão escolar no Norte do Brasil, destacando os desafios e estratégias adotadas para otimizar o ensino em contextos regionais marcados por diversidade cultural, desigualdades socioeconômicas e limitações estruturais. A pesquisa, de natureza bibliográfica, sintetiza dados e contribuições de diversos autores para compreender como a formação continuada, a participação comunitária, a inclusão digital e a liderança humanizada podem contribuir para a melhoria da qualidade educacional. O estudo enfatiza a importância da contextualização das políticas públicas e da gestão democrática para promover uma educação inclusiva e equitativa. Os resultados indicam que a articulação entre saberes locais e práticas inovadoras é fundamental para o fortalecimento das escolas e para a superação das desigualdades regionais. Por fim, destaca-se a necessidade de investimentos em formação e infraestrutura, bem como o estímulo ao protagonismo de todos os atores escolares para a consolidação de um ambiente educacional acolhedor e eficaz.

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Publicado

2025-07-03

Como Citar

Santos Silva, . A. D. M. dos ., Machado, A. de A. ., Moreira, J. S. ., Pinto, R. O. M. ., Silva, E. G. da ., Soeiro, R. de F. L. ., & Pinto, J. C. . (2025). Gestão escolar e desigualdade regional: desafios da liderança educacional na Amazônia. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 441–450. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/388