Gestão escolar e desigualdade regional
desafios da liderança educacional na Amazônia
Palavras-chave:
gestão escolar, Norte do Brasil, educação inclusiva, liderança educacional, políticas públicasResumo
Este artigo analisa a gestão escolar no Norte do Brasil, destacando os desafios e estratégias adotadas para otimizar o ensino em contextos regionais marcados por diversidade cultural, desigualdades socioeconômicas e limitações estruturais. A pesquisa, de natureza bibliográfica, sintetiza dados e contribuições de diversos autores para compreender como a formação continuada, a participação comunitária, a inclusão digital e a liderança humanizada podem contribuir para a melhoria da qualidade educacional. O estudo enfatiza a importância da contextualização das políticas públicas e da gestão democrática para promover uma educação inclusiva e equitativa. Os resultados indicam que a articulação entre saberes locais e práticas inovadoras é fundamental para o fortalecimento das escolas e para a superação das desigualdades regionais. Por fim, destaca-se a necessidade de investimentos em formação e infraestrutura, bem como o estímulo ao protagonismo de todos os atores escolares para a consolidação de um ambiente educacional acolhedor e eficaz.
Palavras-chave: ; ; ;; .
Referências
ALMEIDA, João Carlos. Gestão financeira e sustentabilidade nas escolas públicas do Norte do Brasil. Revista Brasileira de Administração Escolar, v. 12, n. 3, p. 45-60, 2014.
ALMEIDA, Maria Fernanda; PEREIRA, Carlos Henrique. Gestão democrática e participação comunitária: caminhos para a educação inclusiva. Cadernos de Educação Contemporânea, v. 8, n. 2, p. 120-134, 2018.
BARBOSA, Renata. Tecnologias educacionais e inclusão digital na Amazônia: desafios e perspectivas. Educação e Tecnologia, v. 7, n. 1, p. 25-39, 2018.
CARVALHO, Ana Paula. Avaliação contínua da gestão escolar: práticas e resultados. Gestão & Educação, v. 10, n. 4, p. 58-72, 2016.
CARVALHO, Ana Paula; SANTOS, Luiz Eduardo. Inclusão e diversidade cultural na gestão escolar: o contexto das comunidades indígenas e quilombolas. Revista de Políticas Educacionais, v. 15, n. 3, p. 101-116, 2020.
FERNANDES, José Roberto. Inteligência emocional e liderança na gestão escolar. Revista Brasileira de Psicologia Educacional, v. 9, n. 1, p. 35-50, 2013.
FERNANDES, José Roberto. Liderança humanizada e clima organizacional na escola. Cadernos de Gestão Escolar, v. 14, n. 2, p. 70-85, 2020.
FERNANDES, Lúcia Maria. Uso de dados educacionais para aprimorar a gestão escolar. Revista de Avaliação Educacional, v. 11, n. 2, p. 45-58, 2019.
FREITAS, Carlos Alberto. Gestão escolar contextualizada na Amazônia: desafios e estratégias. Revista Norte de Educação, v. 5, n. 1, p. 12-28, 2017.
GOMES, Ricardo. Políticas públicas e gestão escolar na região Norte. Estudos em Educação, v. 18, n. 4, p. 90-105, 2019.
LIMA, Patrícia. Inclusão digital e tecnologia na escola pública amazônica. Educação & Sociedade, v. 20, n. 3, p. 77-92, 2019.
MARTINS, Ana Cláudia. Saberes tradicionais e valorização cultural na escola. Revista Brasileira de Educação Multicultural, v. 6, n. 1, p. 33-47, 2019.
MORAES, Carla. Formação continuada de professores na Amazônia. Revista de Formação Docente, v. 13, n. 2, p. 51-65, 2018.
NASCIMENTO, Felipe. Desigualdades socioeconômicas e permanência escolar no Norte do Brasil. Revista de Políticas Sociais, v. 7, n. 1, p. 15-29, 2015.
NUNES, Letícia. Saúde mental e ambiente escolar acolhedor: um estudo na Amazônia. Saúde & Educação, v. 9, n. 3, p. 40-55, 2017.
PINTO, Jacyguara Costa et al. Desafios da gestão escolar em contextos de vulnerabilidade social. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 11, p. 315-323, 2025.
PIRES, Juliana. Gestão do tempo e rotina escolar: impactos no processo educativo. Revista Gestão Educacional, v. 11, n. 1, p. 24-38, 2017.
RIBEIRO, Marcos. Formação continuada e desenvolvimento da liderança escolar. Revista de Educação e Liderança, v. 10, n. 3, p. 66-81, 2020.
RIBEIRO, Marcos; GOMES, Ricardo. Protagonismo juvenil e participação na escola. Cadernos de Educação Cidadã, v. 12, n. 4, p. 102-117, 2019.
ROCHA, Silvia. Comunicação transparente e confiança na gestão escolar. Revista de Administração Escolar, v. 9, n. 2, p. 50-65, 2017.
SANTOS, Lucas. Mediação cultural e diversidade étnica na escola pública. Revista de Educação e Cultura, v. 14, n. 1, p. 44-58, 2017.
SILVA, Mariana. Participação comunitária e engajamento na escola pública. Revista Brasileira de Sociologia Educacional, v. 8, n. 3, p. 85-99, 2016.
SILVA, Patrícia. Captação de recursos e parcerias na gestão escolar. Revista Gestão & Políticas, v. 13, n. 4, p. 77-92, 2018.
SOUSA, Eduardo. Valorização do professor e desempenho pedagógico. Revista Educação em Foco, v. 15, n. 2, p. 60-74, 2019.