A participação dos pais no contexto educacional dos filhos durante o período da COVID-19

Autores

  • Ivonei Gomes Marinho Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazoas
  • Rozilane Gomes Marinho Secretaria Municipal de Educação – SEMED
  • Ioneide Coelho da Mata Araújo Secretaria Municipal de Educação – SEMED

Palavras-chave:

Educação, Filhos, Pais, Pandemia, Participação

Resumo

O acompanhamento dos filhos em relação ao seu rendimento escolar é uma das principais funções dos pais. Além disso, é importante lembrar que esse acompanhar da vida escolar não deve significar apenas cobranças. Assim sendo o objetivo geral deste artigo é identificar como se deu a participação dos pais no acompanhamento educacional de seus filhos durante a Pandemia. Uma vez que se trata de uma abordagem significativa, onde a pesquisa é de caráter de revisão de literatura, de cunho descritivo e qualitativo, na qual se optou para sua fundamentação teórica, por obras, artigos, monografias, teses, dissertações, revistas especializadas e outros materiais que foram produzidos pela literatura científica condizente com a área de abordagem e que tratavam acerca do respectivo tema. Diante disso, evidente que esse processo tem seus desgastes para ambos os lados. Os familiares e responsáveis se veem sobrecarregados com essa nova demanda combinada ao trabalho no formato home office e afazeres do lar, mas passam a valorizar mais os professores e a escola.

 

DOI:  10.5281/zenodo.15829655

Biografia do Autor

Ivonei Gomes Marinho, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazoas

Professor na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazoas, SEDUC - AM; Licenciatura em Normal Superior – Universidade do Estado do Amazonas – UEA; Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação – FLATED; Pós-graduação em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM; 

Rozilane Gomes Marinho, Secretaria Municipal de Educação – SEMED

Professora na Secretaria Municipal de Educação – SEMED; Graduação em Normal Superior – Universidade do Estado do Amazonas - UEA; Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Latino-Americana de Educação – FLATED.

Ioneide Coelho da Mata Araújo, Secretaria Municipal de Educação – SEMED

rofessora na Secretaria Municipal de Educação – SEMED; Graduação em Licenciatura em Pedagogia – Universidade Estadual do Amazonas; Pós-graduação em Administração Escolar, Supervisão e Orientação     

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

Marinho, I. G., Marinho, R. G. ., & Araújo, I. C. da M. . (2025). A participação dos pais no contexto educacional dos filhos durante o período da COVID-19. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 11, 461–472. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/391