A Ludicidade dos Quadrados Mágicos como Estratégia para Superar Desafios no Ensino de Matemática

Autores

Palavras-chave:

ensino de matemática, quadrado mágico, aprendizagem lúdica, raciocínio lógico, prática pedagógica

Resumo

O ensino da matemática tem enfrentado, historicamente, obstáculos relacionados à motivação dos alunos e à eficácia das metodologias tradicionais. Muitos estudantes desenvolvem sentimentos negativos em relação à disciplina, o que compromete o processo de aprendizagem. Diante disso, este artigo propõe o uso dos quadrados mágicos como recurso didático lúdico e investigativo, capaz de despertar o interesse e promover o raciocínio lógico, a percepção estrutural e o pensamento crítico. A partir de uma abordagem teórica e histórica, o estudo apresenta os principais conceitos, propriedades e formas de construção dos quadrados mágicos de ordem n, destacando sua relevância na promoção de um ambiente de aprendizagem mais interativo e significativo. Ao serem integrados às práticas pedagógicas, esses modelos matemáticos contribuem para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e para a construção de uma atitude mais positiva frente à matemática, tornando-a mais acessível, envolvente e próxima da realidade dos alunos.

 

 10.5281/zenodo.16393191

 

Biografia do Autor

Edel Alexandre Silva Pontes, Instituto Federal de Alagoas

Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. Doutor em Ciências da Educação com ênfase no Ensino de Matemática pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) revalidação MEC/UFAL; Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente é Diretor-Geral do Instituto Federal de Alagoas - IFAL Campus Rio Largo. Professor e pesquisador permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFAL) . Líder do grupo de pesquisa do CNPQ denominado GALC (Geometria, Álgebra, Lógica e Combinatória) na educação: ensino e aprendizagem de matemática e áreas afins e do grupo de pesquisa Núcleo de Extensão e Pesquisa Estatística. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática e Estatística, com ênfase no Ensino e Aprendizagem.

Referências

ANDREWS, W. S.. Magic squares and cubes. New York: Dover Publications, Inc., 1960.

DE PAULA ARAÚJO, Judith; LOIOLA, Caroline Rodrigues; MARTINS, Mariana Petermann. Notas sobre os Quadrados Mágicos Generalizados de ordem 4x4. Intermaths, v. 5, n. 2, p. 106-116, 2024.

DOS SANTOS, Ivan Alvaro; BAIER, Tânia. Quadrados mágicos e mediação simbólica: trabalhando jogos didáticos e história da matemática à luz da teoria histórico-cultural. In: VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática – 2017. 2017.

DOS SANTOS SILVA, Bruno Henrique Macêdo et al. Jogos Matemáticos como Ferramenta Educacional Lúdica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 4, p. 246-254, 2022.

GADOTTI, A. C. et al. Quadrados Mágicos, 2013.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Ressignificação teórica para a interpretação de um modelo matemático por meio do tempo lógico de Jaques Lacan. REMATEC, v. 16, p. 184-196, 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Uma Análise Matemática Particular das Características Essenciais de Quadrados Mágicos de ordem ímpar: Uma Sugestão Pedagógica no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Técnico-Científica do IFSC, v. 10, p. 45-45, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva; PONTES, Edel Guilherme Silva. Isomorfismo Básico Estrutural na Resolução de Problemas: A Similaridade entre a equação x+ y+ z= 15, o Jogo da Velha e o Quadrado Mágico no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 17, p. 31-38, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Desafios matemáticos em sala de aula: uma prática metodológica para ensinar e aprender Matemática através da resolução de problemas. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e50711830901-e50711830901, 2022.

PRAÇA, Fabíola Silva Garcia. Metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos, v. 8, n. 1, p. 72-87, 2015.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

Pontes, E. A. S. (2024). A Ludicidade dos Quadrados Mágicos como Estratégia para Superar Desafios no Ensino de Matemática. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 8, 467–478. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/402