O Ensino da Matemática e o Processo Motivacional dos Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental numa Escola Estadual de Manaus, Amazonas, Brasil
Palavras-chave:
Aprendizagem da matemática, Processo Motivacional, Inovação da prática docenteResumo
O presente estudo analisa a inter-relação do ensino da matemática e o processo motivacional dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública de Manaus. O ensino e a aprendizagem da matemática têm sido amplamente discutidos nas escolas no contexto atual, decorrente dos inúmeros problemas e desafios que os professores enfrentam na sala de aula. Problemas e desafios que perpassam pela falta de base, pela indisciplina e desinteresse dos alunos; pela falta de aperfeiçoamento, motivação e material didático dos professores. São inúmeros os desafios do professor no ensino da matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, sejam pela falta de qualificação e ausência de apoio pedagógico ou, ainda, pela falta de compreensão e assimilação dos conteúdos pelos alunos, que tornam meramente decorativa as operações e técnicas matemáticas. Esse contexto possibilita apresentar algumas reflexões, pautadas neste estudo, da prática pedagógica do professor no processo de ensino e aprendizagem da matemática, tendo em vista que a maioria está baseada na prática tradicional. Apresenta, ainda, como objetivo desse estudo, caminhos para uma prática inovadora e motivacional a aprendizagem da matemática na sala de aula, tornando-a mais dinâmica e interessante a uma aprendizagem de sucesso. A metodologia aplicada no estudo é qualitativa, utilizando-se como instrumento de pesquisa o questionário.
Referências
AMORIM, Helloyne Robeta EM. Do Cotidiano ao Contexto Escolar: limites e possibilidades de compreensão de conceitos implícitos no estudo das frações. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 46-58, 2022.
ANTUNES, Celso. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas – 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BASTOS, Tâmara Moraes. Educar para vida, educar para o ser. Diversitas Journal, v. 3, n. 1, p. 133-143, 2018.
BORBA, Marcelo de Carvalho. PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática – 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. Coleção Tendências em Educação Matemática.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Básica Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
DA SILVA, Robespierre Cocker Gomes et al. O Ato de Ensinar e o Ato de Aprender Matemática na Ótica do Professor Edel Alexandre Silva Pontes. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 16, p. 151-162, 2020.
DA SILVA, Luciano Martins. Jogos nas Aulas de Matemática: Novas Metodologias da Aprendizagem. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 194-205, 2022.
DEMO, Pedro. Desafios Modernos da Educação. 18. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.
DE SOUZA PEREIRA, Vera Lucia. O Uso de Jogos, como Ferramenta para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 19, p. 157-171, 2020.
DOS SANTOS OLIVEIRA, Fernando. A Importância da Modelagem Matemática no Ensino das Escolas Públicas de Alagoas. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 206-217, 2022.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê ? – 8. ed. – São Paulo, Cortez, 2005
MACHADO, Nilson José. Tópicos de Epistemologia e Didática – Introdução. Curso Regular de Pós-Graduação. São Paulo: USP, 2011.
MARINCEK, Vania. Aprender matemática resolvendo problemas – Porto Alegre: Artmed Editora, 2001. Série Cadernos da Escola da Vila; 5.
OLIVEIRA, Elinelson Gomes de et al. Uma abordagem da trigonometria no Ensino Fundamental, tendo a história como recurso didático. 2015.
PONTES, Edel Alexandre Silva; DA SILVA, Luciano Martins. Aritmética modular na interpretação de sistemas codificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Revista de Ciência e Inovação, v. 5, n. 1, 2020.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Prática educacional no ato de ensinar e aprender matemática nos anos finais do ensino fundamental por meio do processo-RICA: Raciocínio lógico, Inteligência matemática, Criatividade e Aprendizagem Educational practice in the act of teaching and learning mathematics in the final years of elementary school through the process-RICA. Brazilian Applied Science Review, v. 5, n. 3, p. 1411-1424, 2021.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem – 2. ed. São Paulo: Ática, 2009.