O Uso de Tecnologias Assistivas para o Processo de Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência

Autores

  • Marciel Costa de Oliveira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Palavras-chave:

Educação, Inclusão, Tecnologias Assistivas

Resumo

Este artigo intitulado “O uso de tecnologias assistivas para o processo de inclusão escolar” realiza uma reflexão do contexto educacional brasileiro. Neste sentido, a presente pesquisa traçou os seguintes objetivos: Analisar as contribuições do uso das tecnologias assistivas enquanto recursos potencializadores da educação inclusiva de alunos com deficiências; Compreender as necessidades de formação dos professores para o trabalho com tecnologias assistivas; Apontar os principais conceitos de tecnologias assistivas disponíveis para uso da inclusão educacional. Observa-se que, estamos vivenciando um contexto de rápidas e profundas transformações, onde as Tecnologias Assistivas surgem como um instrumento importante que cria novas possibilidades de autonomia aos alunos com deficiência, propiciando a inclusão social. Isto nos leva a buscar a compreensão de como a instituição escolar tem vivenciado as possibilidades das tecnologias assistivas em suas práticas e processos, sobretudo, ao que corresponde à educação inclusiva. Esta pesquisa apreende uma abordagem de estudo baseado na pesquisa bibliográfica, realizando uma revisão de literatura da temática das tecnologias assistivas e inclusão de alunos com deficiência no espaço escolar. Verificou-se a importância dos professores estarem capacitados para trabalhar com as tecnologias, considerando o potencial que estes recursos dispõem no processo educacional. Após a análise, a pesquisa concluiu que, o processo de inclusão é amplo e complexo, diante da diversidade das necessidades educativas especiais muitos recursos são demandados para cumprir os objetivos educacionais, aspectos estes que já devem estar presentes desde a organização do projeto político pedagógico da escola, definindo as adaptações necessárias para que o processo de inclusão seja efetivo, respeitando todos os alunos, compreendendo que, as tecnologias assistivas contribuem para facilitar a inclusão de crianças com deficiência no espaço escolar. 

Palavras-chaves: . . .

Biografia do Autor

Marciel Costa de Oliveira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Possui Graduação em Pedagogia, Licenciatura em História, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Educação Especial.Pos Graduação Especialização Educação Especial Inclusiva.Atendimento Educacional Especializado.Psicopedagogia.LIBRAS.Gestão Escolar. Tutoria para a Educação a Distancia. Tecnologias e Educação a Distancia. Docência do Ensino Superior. Educação Infantil. Mestre em Ciências da Educação. Doutor em Ciências da Educação .Pós Doutorando em Ciências da Educação. Professor do Programa Stricto Sensu da Faculdad Interamericana de Ciências Sociais FICS. Coordenador Regional de Cursos de Mestrado e Doutorado da Faculdad Interamericana de Ciências Sociais FICS. Experiência na área de Educação como Diretor Acadêmico, Supervisor, Coordenador, Professor Orientador de dissertação e tese .

Referências

BERSCH, R. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. In: Ensaios Pedagógicos. Brasília: SEESP/MEC, p. 89-94, 2006.

BERSCH, R. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: CEDI, 2008.

BRASIL. Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015. Brasília: Diário Oficial da União, 2015.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, MEC - 2008.

CARVALHO, R. E. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

GALVÃO FILHO, T. A. Conceituação e estudo de normas. In: BRASIL, Tecnologia Assistiva. Brasília: CAT/SEDH/PR, 2009.

GLAT, R.; NOGUEIRA, M. L. L. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Revista Integração. v. 24, ano 14, Brasília: MEC/SEESP, 2002.

MENDES, M. P. Educação Inclusiva e a Declaração de Salamanca: consequências ao sistema educacional brasileiro. Revista Integração, a. 10, n. 22, 2012.

MIRANDA, Leonardo Santos et al. Educação Inclusiva Digital em Época de Pandemia: Um Relato de Experiência de Alunos da Zona Rural. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 89-99, 2021.

MORAIS, Irlany. MORAIS, Daniele. A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino - aprendizagem das pessoas com deficiência. Teresina: Conedu 2017.

SANTOS, Guilherme. Os desafios da educação inclusiva na rede pública de ensino. Aracaju, UFSE, 2019.

SANTOS, D. F. Deficiência Intelectual e AEE. Valinhos: Kroton/UNOPAR. 2016.

Downloads

Publicado

2022-05-10

Como Citar

Oliveira, M. C. de . (2022). O Uso de Tecnologias Assistivas para o Processo de Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4, 15–25. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/43