O Uso de Tecnologias Assistivas para o Processo de Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência
Palavras-chave:
Educação, Inclusão, Tecnologias AssistivasResumo
Este artigo intitulado “O uso de tecnologias assistivas para o processo de inclusão escolar” realiza uma reflexão do contexto educacional brasileiro. Neste sentido, a presente pesquisa traçou os seguintes objetivos: Analisar as contribuições do uso das tecnologias assistivas enquanto recursos potencializadores da educação inclusiva de alunos com deficiências; Compreender as necessidades de formação dos professores para o trabalho com tecnologias assistivas; Apontar os principais conceitos de tecnologias assistivas disponíveis para uso da inclusão educacional. Observa-se que, estamos vivenciando um contexto de rápidas e profundas transformações, onde as Tecnologias Assistivas surgem como um instrumento importante que cria novas possibilidades de autonomia aos alunos com deficiência, propiciando a inclusão social. Isto nos leva a buscar a compreensão de como a instituição escolar tem vivenciado as possibilidades das tecnologias assistivas em suas práticas e processos, sobretudo, ao que corresponde à educação inclusiva. Esta pesquisa apreende uma abordagem de estudo baseado na pesquisa bibliográfica, realizando uma revisão de literatura da temática das tecnologias assistivas e inclusão de alunos com deficiência no espaço escolar. Verificou-se a importância dos professores estarem capacitados para trabalhar com as tecnologias, considerando o potencial que estes recursos dispõem no processo educacional. Após a análise, a pesquisa concluiu que, o processo de inclusão é amplo e complexo, diante da diversidade das necessidades educativas especiais muitos recursos são demandados para cumprir os objetivos educacionais, aspectos estes que já devem estar presentes desde a organização do projeto político pedagógico da escola, definindo as adaptações necessárias para que o processo de inclusão seja efetivo, respeitando todos os alunos, compreendendo que, as tecnologias assistivas contribuem para facilitar a inclusão de crianças com deficiência no espaço escolar.
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