Podcasts como ferramenta pedagógica

desenvolvendo a oralidade em línguas estrangeiras com Spotify

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.18157042

Palavras-chave:

Ensino, Oralidade, Podcast

Resumo

Este artigo explora o uso do podcast como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da oralidade em línguas estrangeiras, com ênfase no inglês e no espanhol. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e interpretativa, fundamentada em levantamento bibliográfico com autores como Bakhtin (2011), Marcuschi (2008) e Almeida Filho (2008), além da análise prática de quatro podcasts educativos disponíveis na plataforma Spotify: Fluency TV Espanhol, English Podcast, Plain English e Espanhol do Dia a Dia. Os resultados evidenciam que os podcasts oferecem recursos acessíveis e eficazes para estimular a escuta ativa, ampliar o vocabulário e favorecer a prática oral em diferentes contextos. Além disso, destacam-se as possibilidades de uso dos podcasts para promover debates, criar resumos orais e realizar atividades de dramatização, contribuindo para uma aprendizagem dinâmica e contextualizada. Conclui-se que os podcasts são ferramentas pedagógicas valiosas, capazes de ampliar a experiência educacional, promovendo a imersão linguística e o desenvolvimento crítico e intercultural.

Biografia do Autor

José Mauro Souza Uchôa, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Acre (2003) especialização em Língua Inglesa pela PUC-Minas (2005) mestrado em Letras - Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2010) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Estudas da Linguagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Acre, campus Floresta em Cruzeiro do Sul. Atua na área de Linguística Aplicada. Está envolvido principalmente com as seguintes temáticas: ensino de língua inglesa, gêneros do discurso, letramento digital e a prática de podcasting no ensino de Língua Inglesa.

Giulia de Pinho Silva, Universidade Federal do Acre

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL) da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Hernen Jean de Souza Costa, Universidade Federal do Acre

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL) da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Raíssa Damasceno Barboza, Universidade Federal do Acre

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL) da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Referências

A importância da língua estrangeira no mercado de trabalho. Catho Comunicação, 2015. Disponível em: <https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/convidados/a-importancia-da-lingua-inglesa-para-o-mercado-de-trabalho/> .Acesso em: 18 de Outubro de 2024.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. 1993/2008. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Editora Pontes. 75p.

BAKHTIN, M. Gêneros do Discurso. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. SãoPaulo: Martins Fontes, 2003.

BONINI, A. Mídia/suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011.

FERREIRA, H. M.; VILLARTA-NEDLER, M. A. O podcast como gênero discursivo: oralidade e multissemiose aquém e além da sala de aula. Letras especial 2020, n. 1, p. 35-55, 2020.

JESUS, Wagner Brito de. Podcast e educação: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Biociências) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2014.

LOTTERMANN, G. F. O gênero discursivo digital podcast aplicado à educação: pressupostos teóricos e práticos. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2022.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna Carolina; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola, 2008. p. 19-36.

MATOS, Denilson Pereira de. FVNexA: agentes, contextos e ItemNet. Curitiba: CRV, 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.

PORTO, Márcia. Um diálogo entre os gêneros textuais. Curitiba: Aymará, 2009.

SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia. CAVALCANTI, Marianne C.B. Diversidade textual os gêneros na sala de aula. 1 ed. 1 reimp. – Belo Horizonte: Autêntica 2007.

UCHÔA, José Mauro Souza. O gênero Podcast educacional: descrição do conteúdo temático, estilo e construção composicional. 2010. Tese de Doutorado. Dissertação de mestrado-Mestrado em Letras-Linguagem e Identidade. Universidade Federal do Acre.

Downloads

Publicado

2026-01-06

Como Citar

Uchôa, J. M. S., Giulia de Pinho Silva, Costa, H. J. de S., & Barboza, R. D. (2026). Podcasts como ferramenta pedagógica: desenvolvendo a oralidade em línguas estrangeiras com Spotify. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 14, 24–36. https://doi.org/10.5281/zenodo.18157042