Juventude: Impacto da Covid -19 na Educação e as Estratégias para o Ensino não Presencial no Amapá
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Juventude, Isolamento Social, DesempenhoResumo
Com a temática Juventude: impactos da Covid-19 na educação e as estratégias parao ensino não presencial no Amapá, cujo objetivo é identificar as estratégias da educação para implementação de políticas educacionais direcionadas ao ensino no período de suspensão das aulas presenciais nas escolas do Amapá em decorrência da pandemia da Covid- 19, tendo como principal problemática: Que ações estão sendo implementadas para o ensino não presencial no período de suspensão das aulas presenciais no Amapá? A metodologia adotada na pesquisa foi bibliográfica e documental, com base nas evidencias cientificas e nos relatórios, sites, informativos oficiais, normativas pareceres e notas técnicas dos órgãos vinculados ao Sistema de Ensino do Estado. Por fim conclui-se que a educação no Amapá, as escolas da Rede Pública os profissionais da educação, os estudantes e as famílias tiveram que em pouco tempo que se adaptar ao uso de tecnologias de informação e comunicação - TICs, ao ensino remoto e a outras medidas compensatórias para garantir a efetividade da aprendizagem através do ensino não presencial.
Referências
AMAPÁ. Governo do Estado do Amapá. Governo do Amapá retoma distribuição de Kits Merenda em casa. Disponível em:https://www.portal.ap.gov.br/noticia/1604/governo-do-amapa-retoma-distribuicao-do-kit-merenda-em-casa. Acesso em 25.09.2021.
AMAPÁ. Prefeitura Municipal de Macapá/AP. Decreto nº 1656/2020.Que suspende, a partir de 18 de março de 2020, as atividades letivas de toda Rede Municipal Pública e Particular do Município de Macapá, pelo prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado, conforme orientações do Comitê Municipal de Enfrentamento e resposta rápida ao Coronavirus.Disponível em:https://macapa.ap.gov.br/coronavirus/wp-content/uploads/2020/03/Dec.-1.656-2020.pdf. Acesso em 26.092021.
AMAPÁ. Governo do Estado do Amapá. Decreto nº 1377 de 17 de marco de 2020. Dispõe sobre medidas preventivas ao contagio do novo coronavirus (Covid-19) no âmbito do Poder Executivo do Estado do Amapá. Disponível em:https://leisestaduais.com.br/ap/decreto-n-1377-2020-amapa-dispoe-sobre-medidas-temporarias-de-prevencao-ao-contagio-pelo-novo-coronavirus-covid-19-no-ambito-do-poder-executivo-do-estado-do-amapa. Acesso em 25.09.2021.
AMAPÁ. Secretaria Estadual de Educação. Instrução Normativa nº 002 de 07 de maio de 2020.Estabelece diretrizes e orientações para aplicabilidade de atividades pedagógicas não presenciais nos estabelecimentos de ensino da rede estadual do Amapá durante o período de suspensão das aulas presenciais como medida de prevenção ao contagio pelo Covid- 19. https://editor.amapa.gov.br/arquivos_portais/publicacoes/EDUCA%C3%A7%C3%A3O_096a777990c2626e37c675178454658b.pdf. Acesso em: 27 .09.2021
AMAPÁ. Secretaria de Estado da Educação-SEED. Nota Técnica nº001/ 2020. Orientações para o ano letivo 2020/2021. Disponível em:file:///C:/Users/user/Downloads/NOTA%20TECNICA%20001-2020-NIOE-SEED-AP%20assinada.pdf%20(4).pdf. Acesso em 29.09.2021.
AMAPÁ. Secretaria de Estado da Educação. Jornal Educação Amapá de julho de 2020 Veiculação Online. Disponível em:https://editor.amapa.gov.br/arquivos_portais/publicacoes/EDUCA%C3%A7%C3%A3O_44006f12f1ed5584a9bc330badbb541a.pdf. Acesso em: 25.09.2021.
AMAPÁ. Conselho Estadual de Educação - CEE/AP. Resolução 033/2020. Dispõe sobre a reorganização dos calendários escolares em regime especial de aulas e atividades não presenciais na escola, em caráter de excepcionalidade, como medida de enfrentamento ao coronavirus (Covid- 19) e outras providencias. Disponível em: https://editor.amapa.gov.br/arquivos_portais/publicacoes/CEE_49210fb8b1ca81d50ec79b3e5ed7dc25.pdf. Acesso em 23.09.2021.
AMAPÁ. Conselho Estadual de Educação - CEE/AP. Parecer 010/CEE/AP. Que trata de medidas de ensino orientativas aos estabelecimentos de ensino pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino, quanto à reorganização das atividades acadêmicas ou de aprendizagem, diante das implicações da pandemia do novo Coronavirus (Covid- 19) no fluxo do Calendário Escolar 2020. Disponível em: https://cee.portal.ap.gov.br/atos/arquivo/pareceres. Acesso em 26.09.2021.
AMAPÁ. Amapá Notícia. Ideb: Amapá não atinge nenhuma meta de desempenho nos ensinos fundamental e médio em 2019. Macapá, 15.09.2020. Disponível em:https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2020/09/15/ideb-ap-nao-atinge-nenhuma-meta-de-desempenho-nos-ensinos-fundamental-e-medio-em-2019.ghtml. Acesso em: 20.09.2021.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Pesquisa Nacional de Domicílios - PNAD Covid-19. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/27946-divulgacao-semanal-pnadcovid1.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 24. 09. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulgados-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao. Acesso em 26.09.2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação-CNE. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020- Reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da Covid-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020. Acesso em: 24.09 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação-CNE. Ministério da Educaçãohttp://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em 26.09.2021.
BRASIL. Fundo das Nações Unidas Para a Infância - UNICEF. Covid- 19: mais de 97% dos estudantes ainda estão fora da sala de aula na América Latina e no Caribe. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-97-por-cento-dos-estudantes-ainda-estao-fora-das-salas-de-aula-na-america-latina-e-no-caribe. Acesso em: 24.09.2021.
CROMIANSKI, Solange Regina. Et al. Ensino remoto de matemática: a experiência de uma comunidade escolar durante a pandemia da Covid-19. Macapá, v. 3, p. 25-47, dez.2020. Disponível em: https://periodicounifap.br/index.php/scienceinfocus. Acesso em: 24.09.2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MIRANDA, Leonardo Santos et al. Educação Inclusiva Digital em Época de Pandemia: Um Relato de Experiência de Alunos da Zona Rural. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 89-99, 2021.
OLIVEIRA, João Batista Araújo e; GOMES, Matheus; BARCELLOS, Thais. A Covid- 19 e a volta às aulas ouvindo as evidências. Ensaio aval. Políticas, mai.2020.
SANTANA, Aldrin; COSTA, Jeovani; CASTRO, Simey. Considerações relevantes para o ensino online durante a pandemia de Covi-19 nas escolas públicas do Amapá. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/webmedia_estendido/article/view/13080. Acesso em: 24.09.2021.