Os fatores que refletem na aprendizagem dos alunos, a partir do uso da música como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • Aldair Coimbra de Morais Universidad Del Sol – UNADES

Palavras-chave:

Ensino, Aprendizagem, Música, Recurso-didático

Resumo

Este artigo objetiva analisar quais fatores de aprendizagem refletem nos alunos do 6º ano, com recurso da música no ensino da Língua Portuguesa, tanto na escola pública, como na privada. E neste sentido, buscou-se descrever como se efetiva o ensino da Língua Portuguesa utilizando a música como recurso didático e que fatores refletem na aprendizagem dos alunos de 6º ano, em Língua Portuguesa no ensino público e no ensino privado. O estudo de enfoque qualitativo se desenvolveu observando etapas interrelacionadas entre si, através de entrevistas, observação, utilizando questionários com perguntas abertas. Constatou-se que a prática de ensino de Língua Portuguesa, através do uso da música, ocorre tanto na escola pública, quanto na escola privada, proporcionando o desenvolvimento de fatores, dentre eles, o cognitivo, o afetivo e o sociocultural, do aluno, mas ainda precisa ser trabalhada de forma contextualizada, interdisciplinar sem perder sua característica musical, cultural e lúdica.

 

Biografia do Autor

Aldair Coimbra de Morais , Universidad Del Sol – UNADES

Doutora em Ciências da Educação - Universidad Del Sol – UNADES.  Pós-graduada em Supervisão e Formação de Professores – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Marabá - FACIMAB. Licenciada em Letras - Universidade Federal do Amapá- UNIFAP.

Referências

ARMSTRONG, T. Inteligências múltiplas na sala de aula. Prefácio Howard Gardner. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

AGNOLON R.; MASOTTI, D. R. A musicalização e o desenvolvimento cognitivo de crianças a partir das inteligências múltiplas. THEAR Revista de Educação Ciência e Tecnologia, canoas, v.5, ANO, N.1, 2016.

BAKHTIN, M. M. (1952-1953/1979). Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Língua Portuguesa no Ensino Fundamental – Anos Finais: práticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades. Brasília: MEC, 2017.

BRÉSCIA, V. L. P. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

CANDAU, V. M. F. Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, Lisboa; Porto Alegre, v. 11, n. 2, jul. /dez. 2011.

CYRANKA, L. F. M. Dos dialetos populares às variedades cultas: a Sociolinguística na escola. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2014.

CORREIA, M.M. Música na Educação: uma possibilidade pedagógica. Revista Luminária, União da Vitória, PR, n. 6, 2003.

DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R. (org.). Gêneros textuais e ensino. São Paulo. Parábola, 2010.

DUARTE J. O; LEÃO, E. A Importância da música na aprendizagem e desenvolvimento cultural, social do adolescente. Disponível em:

https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-musica-na.../125463>. Acesso em 21 de ago. 2017.

GARDNER. H. Inteligências Múltiplas, A Teoria na Prática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.

GOLEMAN, D. Trabalhar com Inteligência Emocional. 3ª ed. Lisboa: Temas e Debates, 2000. Disponível em:

Acesso em 14 abr. 2017.

HORA, D. L.; NUNES, H. P.; GAL, M. de L. G. V. Fundamentos da Educação. Coleção Magistério. Módulo IV, unidade 3. Brasília. 2002.

HOWARD, W. A Música e a Criança. 4ª Ed. São Paulo: Summus, 1984.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MATEUS, R. Se a língua é um fator de identificação Cultural, como se compreende que a mesma língua identifique culturas diferentes? De Letras, n. 25; v.1/2. jan/dez. 2003.

OCTAVIANO, C. Os efeitos da música no cérebro humano. Ci. Inf Campinas. V.116. 2010. Disponível em: < comciencia.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid

=S1519-76542010000200005&lng=pt&nrm=iso > Acesso em 23 set. 2017.

SILVA E SUSSUAMA, ILVA, E. C. N.; SUASSUNA, L. Avaliação da produção de textos na escola: que estratégias são utilizadas pelos professores? Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 06, n. 01 jan./jun. 2017.

SAMPIERI R.H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia da Investigação. 6ª ed. México: McGraw-Hil, 2014.

SABINO, M. A. ROQUE. A. S. DE. S. Teoria das inteligências múltiplas e sua contribuição para o ensino de língua italiana no contexto de uma escola pública, 2006. Disponível em: www.unesp.br/prograd/PDFNE2006/artigos/capitulo3/ateoriadasinteligencias.

Acesso em 12 jul. 2017.

SOUSA, W.; PHILIPPSEN, N. Música: Um recurso didático-pedagógico para as aulas da Língua Portuguesa. Revista de Letras Norte@mentos, 2009.

Downloads

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Morais , A. C. de . (2022). Os fatores que refletem na aprendizagem dos alunos, a partir do uso da música como recurso didático nas aulas de Língua Portuguesa . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4, 90–107. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/46