A Importância da Geometria no Processo Ensino Aprendizagem

uma alternativa pedagógica para o ensino da matemática

Autores

  • Keyte Rocha da Cruz Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Palavras-chave:

Aprendizagem, Geometria, Habilidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estudar a importância da metodologia ensino aprendizagem da geometria como alternativa pedagógica nas aulas de matemática para o ensino fundamental. Procurou-se dentro dessa perspectiva mostrar que essa metodologia é uma alternativa pedagógica para dinamizar as aulas e proporcionar uma melhor aprendizagem. Este trabalho que está baseado em concepções de autores como Lorenzato (1995), D`Ambrósio (1986), Eves (2006), Pavanello (1993). No qual apontam o ensino da geometria como metodologia a ser utilizada nas aulas de matemática e enfatizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Foi realizada uma pesquisa aplicativa aos alunos na qual, na primeira etapa, foi mostrado um vídeo educativo na sala de multimídia da escola que continham informações sobre sólidos geométricos e situações que envolvem o cotidiano. Na segunda etapa fora aplicado um questionário contendo figuras geométricas para que eles escrevessem o nome dos sólidos, quantidade de vértices, arestas, faces e bases e quais dificuldades encontradas. Ao analisarmos as deficiências encontradas nas respostas dos exercícios percebemos que a falta de interpretação da linguagem matemática, falta de hábito da leitura, que são pontos importantes na metodologia, contribuíram bastante para o erro de diversas questões. Este artigo procurou mostrar que a metodologia, a importância da geometria no processo ensino aprendizagem uma alternativa pedagógica para o ensino da matemática, pode ser uma ótima ferramenta para ser utilizada nas aulas de matemática, com a finalidade de ser agradável e desenvolver nos alunos habilidades como o raciocínio lógico, a percepção, a estratégia, além de colocar o aluno como participante da construção do seu próprio conhecimento.

 

Biografia do Autor

Keyte Rocha da Cruz, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC/PY

Licenciado em Matemática, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Mestre em Educação Matemática e Doutorando em Ciências da Educação.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Método de Abordagem. In: Introdução à Metodologia do Trabalho Científico ed. São Paulo: Atlas, 2006.

ARBACH, N, O Ensino da Geometria plana: O Saber do aluno e o saber da escola. Dissertação de Mestrado PUC SP 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2001. p. 46.

D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus, 1986.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Globalização e Multiculturalismo. Blumenau, SC: FURB, 1996.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Por que se ensina matemática? Disponível em:

http://www.ima.mat.br/ubi/pdf/uda_004.pdf >.

DA SILVA, Luciano Martins. Jogos nas Aulas de Matemática: Novas Metodologias da Aprendizagem. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 194-205, 2022.

DE OLIVEIRA, Elinelson Gomes. Contando um pouco da história da trigonometria. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 29-58, 2021.

EVES, H. Introdução à História da Matemática 4 ed, Campinas, UNICAMP, 2008.

FILLOS, M.L. O ensino da geometria: depoimento de professores que fizeram historia. Artigo s/d. Disponível em

FONSECA, F.R.M et al. O Ensino de Geometria na Escola Fundamental. São Paulo: Ed Autentica, 2002.

GÓMEZ-GRANELL, C. Aquisição da Linguagem Matemática: símbolo e significado. In: TEBEROSKY, A; TOLCHINSK, L. Além da Alfabetização. São Paulo: Ática, 1997.

LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? In: Educação Matemática em Revista - SBEM 4, 1995, p.3-13.

MARCONI; Mariana de Andrade; LAKATOS; Eva Maria. Pesquisa bibliográfica. In:. metodologia do trabalho cientifico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

NASSER, LILIAN, et al. Geometria segundo a teoria de Van Hiele – 3. Ed. Instituto de Matemática/UFRJ- Projeto fundão, 2000.

PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da Geometria no Brasil: Causas e consequências. Revista Zetetiké Campinas UNICAMP ano 1, n.1, 1993.

PIROLA, N. A. Solução de Problemas Geométricos: Dificuldades Perspectivas. UEC. Campinas, 2000 Disert. De Mestrado.

PONTES, Edel Alexandre Silva; DA SILVA, Luciano Martins. Aritmética modular na interpretação de sistemas codificados no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Revista de Ciência e Inovação, v. 5, n. 1, 2020.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.

PONTES, Edel Alexandre Silva et al. Desafios matemáticos em sala de aula: uma prática metodológica para ensinar e aprender Matemática através da resolução de problemas. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e50711830901-e50711830901, 2022.

VIANA O.A. O conhecimento Geométrico de Alunos do CEFAM sobre figuras Espaciais: Um estudo das habilidades e dos níveis de conceito. Dissertação de Mestrado, U.E.C 2000.

USISKIN, Zalmam. Resolvendo os dilemas permanentes da geometria escolar SP Atual 1994. P.21-3

Downloads

Publicado

2022-08-11

Como Citar

Cruz, K. R. da . (2022). A Importância da Geometria no Processo Ensino Aprendizagem: uma alternativa pedagógica para o ensino da matemática. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4, 108–116. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/47