Possibilidades para a prática docente no curso de bacharelado em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.18209600

Palavras-chave:

Docência, Enfermagem, Ensino, Superior, Possibilidades

Resumo

A prática docente no curso de Bacharelado em Enfermagem envolve uma contínua transformação do conhecimento, exigindo métodos inovadores e adaptáveis para atender às necessidades educacionais. O estudo visa explorar as possibilidades para a prática docente no ensino superior de enfermagem. Utilizando uma revisão integrativa da literatura, o método permite analisar e sintetizar criticamente as evidências disponíveis, identificando lacunas e direcionando futuras pesquisas. No Brasil, a formação do enfermeiro abrange educação e assistência à saúde. No campo educacional, é fundamental que o ensino promova a transformação contínua do conhecimento, exigindo que o professor esteja atento ao processo de aprendizagem do estudante e à conexão entre informações prévias e atuais, facilitando uma construção sólida de conhecimento. A reflexão destaca que as competências docentes se complementam, formando um conjunto de orientações que fomentam a consciência docente e são adaptáveis a diferentes contextos. Neste sentido, para se tornar um ser enfermeiro docente competente, é necessário se envolver com o âmbito educacional de forma ampla. É relevante considerar e relacionar as diversas mudanças que ocorrem tanto na prática docente quanto na enfermagem, o desafio é que os professores se percebam como organizadores de situações de ensino-aprendizagem e que envolvam seus alunos, desenvolvendo em si as múltiplas competências necessárias ao ofício de ser professor.

 

Biografia do Autor

Everton Luis Freitas Wanzeler, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestre em Ensino em Saúde na Amazônia pelo PPGESA/UEPA (2025). Enfermeiro graduado pela Universidade da Amazônia (2020). Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência, Trauma e Unidade de Terapia Intensiva (ICTQ, 2022), Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE (ICTQ, 2021), Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente (ICTQ, 2022), e Docência do Ensino Superior com ênfase em Sistemas de Saúde (FAVENI-ES, 2020), MBA em Perícia, Auditoria e Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (FAVENI-ES, 2021). Atuou como enfermeiro assistencial no Hospital de Campanha Hangar, Centro de Atenção Psicossocial de Benevides-PA. Também desempenhou papel técnico na Gerência de Formação e Desenvolvimento da Diretoria de Gestão de Trabalho, Educação em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (GFD/CES/DGTES/SESPA), Enfermeiro de Educação Permanente CIIR/INDSH/SESPA. Enfermeiro da qualidade no Hospital Regional Público de Castanhal. Gerente da Unidade de Pronto Atendimento do Jaderlândia, em Ananindeua- PA. Docente e coordenador dos cursos de Enfermagem da Universidade da Amazônia (UNAMA, 2022 e 2024) e da Faculdade Para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (FADESA, 2023). Coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua-PA. Enfermeiro auditor no sistema Hapvida Notredame Belém-PA

Vera Regina da Cunha Menezes Palácios, Universidade do Estado do Pará

Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (BAIP) pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Biologia Parasitária na Amazônia (Universidade do Estado do Pará / Instituto Evandro Chagas). Especialização médica em Dermatologia (Universidade do Rio de Janeiro). Especialização em Medicina do Trabalho (Universidade Camiliana - Rio de Janeiro). Especialização em Saúde Pública (Saúde Coletiva) (UEPA). Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde- UEPA ( 2016- 2021). Docente Adjunta do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará ; Pró-reitora de Extensão da UEPA (até maio de 2025). Médica Sanitarista (Prefeitura Municipal de Belém - aposentada). Especialização em auditoria médica. Médica do Corpo Clínico da Urgência da UNIMED Belém (UE-BR - aposentada). Dermatologista ( CLÍNICA DIAMEDICAL - COMSULTÓRIO PRIVADO). Docente efetiva do Programa de pós-graduação profissional "Ensino e Saúde na Amazônia" - ESA/UEPA. Docente efetiva do Programa de pós-graduação acadêmico em" Biologia Parasitária na Amazônia "- BPA, (UEPA e Instituto Evandro Chagas) Coordenadora do NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DE MEDICINA ( NUPEM ) CCBS / UEPA - 2025. Médica do Programa "SAÚDE DIGITAL - UEPA ".Graduada em Música Clássica, com habilitação em Piano pela Fundação Carlos Gomes-PA.

Robson José de Souza Domingues , Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1989), mestrado em Ciências Biológicas Anatomia Botucatu pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Ciências Biológicas Anatomia Botucatu pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor de Morfofuncional da Universidade do Estado do Pará, professor Titular do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará; professor-Orientador do Mestrado e Doutorado Ensino em saúde na Amazônia - da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Morfologia e Educação, Professor-Orientador do Mestrado Ensino de Cirurgia e Pesquisa Experimental, com ênfase em Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, morfologia, Educação e Ensino na área da Saúde. Líder do grupo de pesquisa morfofisiologia aplicada a saúde. Membro da Revista Journal of Health Education (IJHE).

Referências

AGNELLI, J. C. M.; NAKAYAMA, B. C. M. S. Constituição docente do enfermeiro: possibilidades e desafios. Revista@ mbienteeducação, v. 11, n. 3, p. 328-344, 2018.

AGOSTINHO, Kamilla Maestá et al. Qualidade de Vida de enfermeiros docentes de Instituições de Ensino Superior-IES: Evidências disponíveis na literatura. REME-Revista Mineira de Enfermagem, v. 26, 2022.

ALEXANDRE K. C. R. S.; CESARINO C. B. Formação e prática pedagógicas docente em cursos superiores de enfermagem em instituições particulares. Arquivos de Ciências da Saúde, São José do Rio Preto, v. 21, n. 1, p. 79-87, 2014.

BACKES, Dirce Stein et al., Vivência teórico-prática inovadora no ensino de enfermagem. Escola Anna Nery, v. 16, p. 597-602, 2012.

BELFOR, Jiulyanne Andrade et al., Competências pedagógicas docentes sob a percepção de alunos de medicina de universidade da Amazônia brasileira. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, p. 73-82, 2018.

COLARES K. T. P.; OLIVEIRA W. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere, v. 6, n. 2, p. 300-320, 2018.

COSTA, Raphael Raniere de Oliveira et al., A simulação no ensino de enfermagem: uma análise conceitual. Revista de enfermagem do centro-oeste mineiro, v. 8, 2018.

ESSEL, H. B.; AWUNI, T.; MOHAMMED S. Tecnologias digitais na educação em enfermagem e obstetrícia em Gana: perspectiva, prática e barreiras dos educadores. Biblioteca Filosofia e Prática, p. 1-16, 2020.

FERNANDES C.N.S.; SOUZA M.C.B.M. Docência no ensino superior em enfermagem e constituição identitária: ingresso, trajetória e permanência. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 38, 2017

FERREIRA, Raína Pleis Neves et al., Simulação realística como método de ensino no aprendizado de estudantes da área da saúde. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 8, 2018.

FONTANA, R.T.; WACHEKOWSKI G.; BARBOSA, S.S.N. As metodologias usadas no ensino de enfermagem: com a palavra, os estudantes. Educação em Revista, v. 36, 2020.

FONTENELE G. M.; CUNHA R. C. Formação pedagógica dos docentes de enfermagem em uma instituição de ensino superior privada na cidade de Parnaíba-PI. Revista Educação e Linguagens, p. 109-127, 2020.

GATTO, José Renato Júnior et al. Nursing professor in higher education: time, money and resistance in the management vision. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 29, 2020.

GURGEL, Polyanna Keitte Fernandes et al. Humanização e acolhimento na concepção e prática dos alunos de enfermagem. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 6, n. 2, p. 735-746, 2014.

JÚNIOR J. R. G; ALMEIDA E. J.; BUENO S. M.V. Docência no ensino superior: uma revisão sobre as tendências pedagógicas que permeiam o cotidiano do enfermeiro docente. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, v. 19, n. 2, p. 125-138, 2015.

LAZZARI, D.D.; MARTINI J. G.; BUSANA J. A. Docência no ensino superior em enfermagem: revisão integrativa de literatura. Revista gaúcha de enfermagem, v. 36, p. 93-101, 2015.

LEONELLO V. M.; OLIVEIRA M. A. C. Higher education in nursing: the faculty work process in different institutional contexts. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, p. 1093-1102, 2014.

MANHÃES L. S. P.; TAVARES C. M. M. Formação do enfermeiro para atuação na docência universitária. Reme: Revista Mineira de Enfermagem, v. 24, 2020.

MARTINS, Caroline Lemos et al. O trabalho do enfermeiro enquanto docente do ensino superior: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 32, p. e1159-e1159, 2019.

MATTIA B.J.; TEO C. R. P. A. Formação de professores na área da saúde: desafios e possibilidades da professoralidade. Research, Society and Development, v. 11, n. 6, p.e56511629634-e56511629634, 2022.

MENEZES, K. R.; NOVAES, M. R. C. G. Formação e autonomia profissional dos docentes de enfermagem na qualificação do ensino superior em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020.

NUNES Tayna Christine Fontenele; et al. Aplicação do Arco de Maguerez na residência multiprofissional em saúde mental de Sobral – CE. Anais do 14º Congresso Internacional de Tecnologia na Educação Brasil. Recife. Setembro de 2016.

OLIVEIRA, Saionara Nunes et al. Professores de enfermagem e o desenvolvimento de competências: reflexões sobre a teoria de Philippe Perrenoud. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 5, n. 3, p. 589-596, 2015.

PADOVANI O, CORREA AK. Currículo E Formação Do Enfermeiro: Desafios Das Universidades Na Atualidade. Sau. & Transf. Soc., ISSN 2178-7085, Florianópolis, v.8, n.2, mai-ago, p.112-119, 2017.

RIBEIRO, José Francisco et al. Prática pedagógica do enfermeiro na docência do ensino superior. Rev. Enferm. UFPE online, p. 291-302, 2018.

ROCHA, Juliane Andrade et al. MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO UTLIZADOS POR DOCENTE DE ENFERMAGEM DO ENSINO SUPERIOR. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, v. 2, p. 817-820, 2010.

SEBOLD L. F.; CARRARO T. E. A prática pedagógica para o docente em Enfermagem: uma revisão integrativa da literatura. Enfermería Global, v. 10, p. 22, 2011.

SILVEIRA R. C. P.; ROBAZZI, M. L. C. C. Modelos e inovações em laboratórios de ensino em enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, 2011.

TREVISO P.; COSTA B. E. P. PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE A FORMAÇÃO EM SUA ATIVIDADE DOCENTE. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 26, 2017.

VENDRUSCOLO, Carine et al., Enfermeiro professor: limites e possibilidades da carreira docente. Rev Bras Cienc Saude, v. 22, n. 2, p. 95-100, 2018.

VIEIRA, Bruna Juvaneri et al., Comparação entre metodologias de simulação e ensino tradicional nas práticas de educação permanente com enfermeiros. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 36, 2022.

Downloads

Publicado

2026-01-10

Como Citar

Wanzeler, E. L. F., Palácios, V. R. da C. M., & Domingues , R. J. de S. (2026). Possibilidades para a prática docente no curso de bacharelado em enfermagem. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 14, 124–139. https://doi.org/10.5281/zenodo.18209600