Biodigestores na escola

um estado da arte sobre educação ambiental e sustentabilidade na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.18209881

Palavras-chave:

Biodigestores, Educação Ambiental, Educação Básica

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre a temática do uso de biodigestores no contexto da educação básica, com foco na promoção da educação ambiental e da sustentabilidade. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando os descritores “biodigestor” e “escola”, e resultou na identificação de trinta e quatro produções acadêmicas publicadas entre 2014 e 2024. Após a aplicação de critérios de inclusão — como vínculo com o ambiente escolar, abordagem pedagógica e relação com temáticas ambientais —, foram selecionados seis trabalhos para análise. As produções foram examinadas a partir de quatro categorias: objetivos e propósitos, práticas pedagógicas e tecnológicas, impactos e resultados, e alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os resultados indicam que os biodigestores, quando utilizados como recurso didático, favorecem aprendizagens significativas, interdisciplinaridade e atitudes sustentáveis entre os estudantes. Como produto educativo da pesquisa, foi elaborado um folder com orientações práticas para a construção de um biodigestor caseiro com materiais acessíveis, incluindo explicações sobre a biodigestão anaeróbica e os benefícios do biogás e do biofertilizante. Conclui-se que os biodigestores são ferramentas potentes para a educação ambiental crítica, ampliando o engajamento de professores e alunos em práticas sustentáveis.

Biografia do Autor

Silvana Mariote, Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT

Licenciada em Ciências Biológicas, Cursando Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pela UFMT campus Sinop, professora formadora do componente curricular de ciências da natureza no Centro de Formação para Profissionais da Educação de Sorriso - MT - CEMFOR.

Gabriel Osvair Costa Jardim , Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciado em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Guarantã do Norte (2019 - 2022); Pós-Graduações em Biotecnologia/Ecologia e Biodiversidade/Biologia Celular e Molecular na Facuminas (2024-2025); Cursando Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza pela Universidade Federal de Mato
Grosso (UFMT) - Campus Sinop. Professor da Educação Básica na Rede Pública do Estado de Mato
Grosso (SEDUC-MT)

Lorenna Cardoso Rezende , Universidade Federal de Mato Grosso

Professora da Faculdade de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) - Mestrado Profissionalizante da Professora da Faculdade de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) - Mestrado Profissionalizante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Sinop. Médica Veterinária pela UFG, doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Desenvolve projetos
interdisciplinares de divulgação e popularização do conhecimento sobre o corpo e a promoção da saúde humana e animal. (UFMT), câmpus Sinop. Médica Veterinária pela UFG, doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Desenvolve projetos interdisciplinares de divulgação e popularização do conhecimento sobre o corpo e a promoção da saúde humana e animal.

Patrícia Rosinke , Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em Ciências Naturais – Química, Doutora em Educação em Ciências e Matemática, pela REAMEC, professora da Universidade Federal de Mato Grosso câmpus Sinop, desenvolve projetos no ensino de Ciências e Química, voltados para a alfabetização científica e formação de professores de Ciências. Atuando nos estágios, nas práticas de ensino e na didática e metodologia para o ensino de Ciências e Química

Suélen Fabiana Dal Forno Barasuol , Universidade Federal do Mato Grosso

Licenciada em Ciências Biológicas, pela universidade de Cruz Alta - RS - UNICRUZ Cursando Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pela UFMT câmpus Sinop, professora efetiva de biologia na escola militar de Sorriso- MT.

Referências

BACCIOTTI, Anderson. Produção de biodigestor e horta orgânica como elemento integrador entre escola e comunidade. 2016. 78 f. Dissertação – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Bauru, 2016.

BARBOSA, Denizar Rodrigo. Produção de biogás: perspectivas para o ensino de ciências na comunidade Araçá-Cariacá. 2023. Dissertação - Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Santo Antônio de Jesus, 2023.

BATISTA, Rafael Machado Serafim. Da merenda ao biogás: desvendando a sustentabilidade na escola com decomposição criativa. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, 2024.

CZAJKOWSKA, A.; INGALDI, M. Analysis of the Survey Results on the Pro-Ecological Awareness of Young People in the Aspect of Sustainable Development. Management Systems in Production Engineering, v. 31, n. 3, p. 312–321, 31 jul. 2023.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 2 ed. Campinas-SP: Papirus, 1998.

LIMA, C. B. et al. 2020. Uso de biodigestor didático e técnica de animação para o ensino de química aos educandos indígenas. Revista Educação Pública, 21(1).

LISBOA, C. P. et al. Educação Ambiental: da teoria à sala de aula. Porto Alegre: Mediação, 2012.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Secretaria de Governo da Presidência da República. Brasília: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 09 jun. 2025.

PENTEADO, H. D. Meio ambiente e formação de professores. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. 2006. As pesquisas denominadas do tipo estado da arte em educação. Revista Diálogo Educacional, 6(19), 37-50.

SILVA, Cássia Solange. Biodigestor rural como ferramenta para a aprendizagem de conceitos ecológicos e saberes ambientais. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2022.

SILVA, Zenilda Ribeiro da. O ensino de ecologia mediado pelo conceito unificador energia: o biodigestor enquanto modelo didático para uma abordagem interdisciplinar. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Medianeira, 2015.

SUÇUARANA, M. da S. 2021. Biodigestores.Escola. Disponível em https://www.infoescola.com/energia/biodigestores/. Acesso 09.06.2025.

TURDERA, M. V., & Yura, D. 2006. Estudo da viabilidade de um biodigestor no município de Dourados. Anais 6 Encontro de Energia no Meio Rural, 2006.

WALEWSKI, Alecksey. Compostagem e biodigestão anaeróbia no ensino de microbiologia. 2022. 98 f. Dissertação – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 2022.

Downloads

Publicado

2026-01-10

Como Citar

Mariote, S., Jardim , G. O. C., Rezende , L. C., Rosinke , P., & Barasuol , S. F. . D. F. (2026). Biodigestores na escola: um estado da arte sobre educação ambiental e sustentabilidade na educação básica. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 14, 152–163. https://doi.org/10.5281/zenodo.18209881