Redes Sociais, usadas pelos Docentes, como Motivadoras, no Processo de Ensino - Aprendizagem dos Alunos do Ensino Médio

Autores

  • Maria Suely Deganutti Maia Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Elda Maria Ferreira Bindela Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Milleni Kelly Jacomelli Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Palavras-chave:

Redes sociais, Ensino, Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever as redes sociais que são usadas pelos docentes na sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem de Língua portuguesa no ensino médio; sendo uma pesquisa realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da EEEFM Ricardo Catanhede, Ariquemes-RO, em 2021, totalizando 150 alunos; tendo enfoque quantitativo -descritivo  com a técnica de coleta de dados sendo a enquete realizada através do formulário Google Forms. Concluiu-se que o Whats App foi o mais utilizado durante o período pesquisado, seguido do You Tube, tendo em vista um ano atípico devido ao estado pandêmico e a necessidade de se promover o estudo. Propôs se que a escola deve promover cursos de atualizações com seus professores mediante à inserção das novas tecnologias na educação buscando a interatividade das redes sociais e o processo de ensino e aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Maria Suely Deganutti Maia, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Doutoranda em Ciências da Educação, UTIC, Paraguai; Professora na EEEFM Laurindo Rabelo, Alto Paraíso, RO.

Elda Maria Ferreira Bindela, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestre em Ciências da Educação, UTIC, Paraguai. Professora na EEEFM Ricardo Catanhede, Ariquemes,RO.

Referências

COUTINHO, Raimundo Nonato. Gestão Escolar: Um Olhar sobre a Didática Construtivista na Práxis dos Professores da Rede Pública de Sobral-CE. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 153-168, 2022.

COUTO JUNIOR, D. R. Cibercultura, juventude e alteridade: aprendendo-ensinando com o outro no Facebook. Paco Editorial: 2013.

CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. 1ª ed. Araraquara: JM Editora, 1998.

DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva; MORAES, Eduardo Cardoso. Formação humana e seus condicionantes socioeconômicos. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e135101623539-e135101623539, 2021.

EDUCAREDE (Comp.). Ensinar com a internet: Twitter na escola. Texto traduzido e adaptado do Educa Rede da Espanha.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo, Cortez.2007.

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.

MARTELETO, Regina Maria. Redes e configurações de comunicação e informação: construindo um modelo interpretativo de análise para o estudo da questão do conhecimento na sociedade. Investigación Bibliotecológica, México, v. 14, n. 29, p. 69-94, jul./dic. 2000.

MENEGUINI, Tatiani. Como incentivar a leitura com o Instagram. Linked In. 2018.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Artmed, 2000.

PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. 15-22, 2019.

Downloads

Publicado

2022-08-23

Como Citar

Deganutti Maia, M. S. ., Bindela, E. M. F., & Jacomelli, M. K. . (2022). Redes Sociais, usadas pelos Docentes, como Motivadoras, no Processo de Ensino - Aprendizagem dos Alunos do Ensino Médio. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4, 132–142. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/48