Redes Sociais, usadas pelos Docentes, como Motivadoras, no Processo de Ensino - Aprendizagem dos Alunos do Ensino Médio
Palavras-chave:
Redes sociais, Ensino, Aprendizagem.Resumo
O presente artigo tem como objetivo descrever as redes sociais que são usadas pelos docentes na sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem de Língua portuguesa no ensino médio; sendo uma pesquisa realizada com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da EEEFM Ricardo Catanhede, Ariquemes-RO, em 2021, totalizando 150 alunos; tendo enfoque quantitativo -descritivo com a técnica de coleta de dados sendo a enquete realizada através do formulário Google Forms. Concluiu-se que o Whats App foi o mais utilizado durante o período pesquisado, seguido do You Tube, tendo em vista um ano atípico devido ao estado pandêmico e a necessidade de se promover o estudo. Propôs se que a escola deve promover cursos de atualizações com seus professores mediante à inserção das novas tecnologias na educação buscando a interatividade das redes sociais e o processo de ensino e aprendizagem.
Referências
COUTINHO, Raimundo Nonato. Gestão Escolar: Um Olhar sobre a Didática Construtivista na Práxis dos Professores da Rede Pública de Sobral-CE. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 153-168, 2022.
COUTO JUNIOR, D. R. Cibercultura, juventude e alteridade: aprendendo-ensinando com o outro no Facebook. Paco Editorial: 2013.
CUNHA, Maria Isabel da. O professor universitário na transição de paradigmas. 1ª ed. Araraquara: JM Editora, 1998.
DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva; MORAES, Eduardo Cardoso. Formação humana e seus condicionantes socioeconômicos. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e135101623539-e135101623539, 2021.
EDUCAREDE (Comp.). Ensinar com a internet: Twitter na escola. Texto traduzido e adaptado do Educa Rede da Espanha.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo, Cortez.2007.
MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais: aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.
MARTELETO, Regina Maria. Redes e configurações de comunicação e informação: construindo um modelo interpretativo de análise para o estudo da questão do conhecimento na sociedade. Investigación Bibliotecológica, México, v. 14, n. 29, p. 69-94, jul./dic. 2000.
MENEGUINI, Tatiani. Como incentivar a leitura com o Instagram. Linked In. 2018.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Artmed, 2000.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Os Quatro Pilares Educacionais no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 24, p. 15-22, 2019.