Educação inclusiva e formação de professores

entre desafios e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.18598199

Palavras-chave:

Formação docente, Práticas pedagógicas, Inclusão escolar

Resumo

A educação inclusiva é um princípio central das políticas educacionais com isso, a escola deve ser um espaço de acolhimento da diversidade e de garantia do direito de todos à aprendizagem. O presente trabalho propõe refletir sobre as políticas públicas, a formação e a prática docente, bem como sobre os desafios e as perspectivas relacionadas à inovação pedagógica, às competências socioemocionais e à ética profissional no contexto da educação inclusiva. Nesse cenário, destaca-se a importância da formação inicial e continuada como elementos essenciais para o fortalecimento de práticas pedagógicas inclusivas. A análise evidencia a relevância da reflexão contínua, da colaboração entre os profissionais da educação e da construção de ambientes escolares que valorizem as diferenças e promovam a equidade. Compreender a prática docente sob a ótica da inclusão implica reconhecer o papel do professor como mediador, capaz de integrar a diversidade às práticas pedagógicas e favorecer aprendizagens significativas e o desenvolvimento integral dos estudantes. Tal compreensão exige também articulação contínua com políticas públicas que assegurem condições materiais, formação inicial e continuada, atendimento educacional especializado e mecanismos de avaliação e monitoramento das práticas inclusivas.

Biografia do Autor

Rosamaria Freire da Silva , Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva
(PROFEI) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente na
Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tangará
da Serra MT. Mato Grosso, Brasil.

Kelem Costa Dos Santos, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Mestre em Educação Inclusiva. Docente da Secretaria de Estado da Educação
do Amapá (SEED-AP). Amapá, Brasil.

Nathalie Santana Andrade Haussler, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Mestre em Educação Inclusiva. Pedagoga e Professora da Educação Infantil da
Rede Estadual e Municipal de Educação do Amapá, em Macapá. Amapá,
Brasil.

Vanessa Silva Madureira, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Mestre em Educação Inclusiva. Docente da Secretaria de Estado da Educação
do Amapá (SEED-AP). Amapá, Brasil.

Janielle Da Silva Melo Rabelo, Universidade de Brasília

Doutora em Biotecnologia e Biodiversidade. Docente do Programa de Pós
Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do Departamento de
Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
–UNB, Distrito Federal, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Dulce Barros De. Do especial ao inclusivo? Um estudo da proposta de inclusão escolar da rede estadual de Goiás, no município de Goiânia. 2003, 230 f. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Goiânia, 2003.

BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 23 de abril de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 abr. 2015.

BRASIL. Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Institui a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2016.

DAYRELL, Juarez. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, Juarez. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

DE ARAÚJO, Carlos Roberto Silva. Formação Continuada e Inclusão Escolar: percepções de professores da educação básica de Belo Horizonte/MG e região metropolitana. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 11, p. 355-377, 2025.

FERREIRA, N. S. (org.). Formação continuada e gestão da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, Bernadete. A formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 191-204, jul. 2003.

KESSLER, Cláudia Samuel; SOARES, Josiane Martins; BORGES, Zulmira Newlands. “Curso de Formação Continuada em Gênero e Diversidade”: um espaço de ensino e de aprendizagem conjunta. In: MACHADO, Gabriella Eldereti; OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de (orgs.). Temas emergentes à educação: docências em movimento no contexto atual. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. v. 1.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: reestruturando a escola para todos. São Paulo: Moderna, 2005.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.

PINTO, Maria Dolores de Oliveira Soares; DE CARVALHO, Deolinda Maria Soares; DE OLIVEIRA MARTINS, Francisca Adma. As práticas pedagógicas de inclusão no ensino superior: narrativas docentes em perspectivas. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 9, p. 3-15, 2024.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 40, p. 142-155, jan./abr. 2009.

Downloads

Publicado

2026-02-10

Como Citar

Silva , R. F. da, Santos, K. C. D., Haussler, N. S. A., Madureira, V. S., & Rabelo, J. D. S. M. (2026). Educação inclusiva e formação de professores: entre desafios e possibilidades. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 14, 459–478. https://doi.org/10.5281/zenodo.18598199