Como as Teorias Motivacionais Influenciam os Funcionários do Banco do Brasil

Autores

  • Eduardo Dias Leite Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Ricardo Machado Cardoso Oliveira Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Teorias Motivacionais, Relações Interpessoais

Resumo

Cada vez mais as organizações necessitam a busca por soluções inovadoras que obtenham sucesso em meio às constantes mudanças no mercado. Tais organizações precisam conhecer as necessidades de seu capital humano e supri-las para que possibilite as mesmas a alcançar seus objetivos. O objetivo da pesquisa é compreender como as teorias motivacionais influenciam no comportamento e nas atitudes dos funcionários do Banco do Brasil. Para esta pesquisa utilizou-se os métodos quantitativos e qualitativos, buscando descrever duas Teorias Motivacionais – Teoria de Maslow e Teoria de Alderfer – verificando-se sua utilização em uma grande organização financeira do país, o Banco do Brasil S.A. Com relação às teorias estudadas, verificaram-se as possibilidades de seu uso na avaliação de funcionários e no processo motivacional. O artigo foi desenvolvido através de consulta e pesquisas em bibliografias especializadas e dados disponíveis em meios eletrônicos, além de estudos acadêmicos relativos ao tema. Os resultados das pesquisas mostraram que as variáveis que apresentam maior correlação com a satisfação global foram "Trabalho Desafiador" e "Oportunidade de Crescimento", através do modelo de correlação Pearson foi o método utilizado para fazer a análise de regressão. Desta forma, o trabalho mostrou que o que motiva mais os funcionários do Banco do Brasil é:  ter um trabalho desafiador e oportunidade de crescimento.

 

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Publicado

2022-08-23

Como Citar

Leite, E. D. ., & Oliveira, R. M. C. . (2022). Como as Teorias Motivacionais Influenciam os Funcionários do Banco do Brasil . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4, 117–131. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/49