O Ensino de Libras em uma Escola Pública: Vivências e Experiências de um Estágio Supervisionado em Libras
Palavras-chave:
Libras, Inclusão, OficinaResumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Obrigatório I do curso de Licenciatura plena em Letras/LIBRAS pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, da disciplina Estágio Supervisionado em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como L1(primeira língua) nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de Parnaíba-PI, na modalidade de educação de jovens e adultos – EJA, executado na forma de projeto de intervenção, no qual foi realizada uma oficina de LIBRAS básico em todas as turmas de educação básica, no turno da noite. Para a prática exitosa, o estagiário necessita de exercer o papel de pesquisar, buscando sempre conhecer o novo, questionar e analisar o ambiente educacional, elencando, nesse processo, as práticas adequadas e inadequadas ao contexto em que atua, avaliando as práticas e as replanejando, conforme constatado pelos autores. Nesse âmbito, o estágio só tem a contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos educandos, como forma de práxis dos norteamentos teórico-metodológicos já apontados nas pesquisas bibliográficas. Dessa forma, percebem-se a relevância e a urgência da oferta LIBRAS como disciplina curricular nas escolas, tendo em vista que muitos alunos estão inseridos, porém ainda não estão incluídos no ambiente escolar.
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