O Ensino de Libras em uma Escola Pública: Vivências e Experiências de um Estágio Supervisionado em Libras

Autores

  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Maria de Nazaré da Silva Sousa Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
  • Maria Clara de Assis Carvalho Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba
  • Ely Batista de Oliveira Junior Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
  • Mateus José Ribeiro Universidade Estadual do Piauí
  • Suêdes Gomes da Silva Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba
  • Fabiana Gomes Amado Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba

Palavras-chave:

Libras, Inclusão, Oficina

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Obrigatório I do curso de Licenciatura plena em Letras/LIBRAS pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, da disciplina Estágio Supervisionado em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como L1(primeira língua) nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede municipal de Parnaíba-PI, na modalidade de educação de jovens e adultos – EJA, executado na forma de projeto de intervenção, no qual foi realizada uma oficina de LIBRAS básico em todas as turmas de educação básica, no turno da noite. Para a prática exitosa, o estagiário necessita de exercer o papel de pesquisar, buscando sempre conhecer o novo, questionar e analisar o ambiente educacional, elencando, nesse processo, as práticas adequadas e inadequadas ao contexto em que atua, avaliando as práticas e as replanejando, conforme constatado pelos autores. Nesse âmbito, o estágio só tem a contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos educandos, como forma de práxis dos norteamentos teórico-metodológicos já apontados nas pesquisas bibliográficas. Dessa forma, percebem-se a relevância e a urgência da oferta LIBRAS como disciplina curricular nas escolas, tendo em vista que muitos alunos estão inseridos, porém ainda não estão incluídos no ambiente escolar.

 

Biografia do Autor

Maria Durciane Oliveira Brito, Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC

Mestranda em Ciências da Educação – UTIC- PY; Graduanda em Letras Libras – UNIASSELVI; Graduada em Pedagogia – UFPI; Especialista em LIBRAS – INTA – UFPI, Especialista em Educação em Infantil – ISEPRO; Especialista em Psicopedagogia – (FIAR).

Maria de Nazaré da Silva Sousa, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Graduada em Letras LIBRAS (UNIASSELVI); Graduada em Pedagogia (UFPI); Especialista em LIBRAS (INTA e UFPI); Especialista em Psicopedagogia Clinica, hospitalar e Educacional (FIAR); Especialista em Educação Infantil (ISEPRO).

Maria Clara de Assis Carvalho, Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba

Graduanda em Licenciatura em Química (IFPI- Campus Parnaíba).

Ely Batista de Oliveira Junior, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Graduado em Letras LIBRAS (UNIASSELVI). 

Mateus José Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí

Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí; Especialista Literatura, Ensino e Outras Linguagens pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI; Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade entre Rios. 

Suêdes Gomes da Silva, Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba

Graduando em Licenciatura em Química (IFPI-Campus Parnaíba)

Fabiana Gomes Amado, Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí.

Referências

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Publicado

2022-08-23

Como Citar

Brito, M. D. O. ., Sousa, M. de N. da S. ., Carvalho, M. C. de A. ., Oliveira Junior, E. B. de ., Ribeiro, M. J. ., Silva, S. G. da, & Amado, F. G. . (2022). O Ensino de Libras em uma Escola Pública: Vivências e Experiências de um Estágio Supervisionado em Libras. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4, 143–150. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/50