Educação Física Inclusiva dos Alunos com Deficiência: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Autores

  • Cybelle Aline Oliveira Secretaria de Educação do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Educação Física, Inclusão, Escola Regular

Resumo

O presente trabalho tem o foco na análise da inserção de alunos com alguma deficiência frequentando escolas de ensino regular. Assim, realizamos um breve resgate histórico das pessoas com deficiência e destacamos as fases de iniciação acadêmica desses alunos nos últimos anos até a fase atual de “inclusão total”. O objetivo desta pesquisa compreender a importância da inclusão social dentro das escolas regulares como fator substancial à iniciação da inclusão social final. A metodologia deste estudo ancora-se numa pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva. Sua origem parte do conhecimento de publicações no site da Scientific Electronic Library Online (SCIELO), com busca eletrônica através das palavras-chave: educação física, inclusão, escola regular. Tivemos como base os autores, Silva et al (2014), Silva Neto et al (2018), Verde et al (2020) Martins et al (2019) entre outros. Nessa perspectiva é indubitável salientar o desafio da inclusão frente ao processo de ensino aprendizado dentro da escola regular, pois exige mudanças progressivas e atitudes positiva do contexto escolar como um todo.

   

Biografia do Autor

Cybelle Aline Oliveira, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas

Graduada em Educação Física Plena pela Universidade Federal do Amazonas Pós Graduada em Ergonomia Produto e Processo pela Faculdade FAIPE, e Pós Graduada em Educação Especial e Inclusiva no Instituto Pedagógico de Minas Gerais – IPEMIG. 

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Oliveira, C. A. . (2022). Educação Física Inclusiva dos Alunos com Deficiência: Uma Revisão Sistemática da Literatura . Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4, 151–161. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/51