A Aplicabilidade da Oficina do Eu na Escola Municipal de Educação Infantil Tia Iracema da Penha Viana
Palavras-chave:
Aplicabilidade, Oficina do eu, Equilíbrio emocional, Educação infantilResumo
A aplicabilidade da oficina do eu na idade de 2 a 5 anos na escola Tia Iracema da Penha Viana”. Que refere-se ao trabalho do desenvolvimento do equilíbrio emocional na primeira infância. Esta fase é o momento ao qual o ser humano inicia suas primeiras construções são momentos cruciais para seu desenvolvimento físico, cognitivo e intelectual, sobre tudo, dá significado as suas emoções a respeito dos elementos a sua volta.Deste modo, a Oficina do Eu propõe meios para colaborar positivamente na dissolução desta problemática, trabalhando na formação humana, valores como: a empatia, altruísmo, autoestima, controle emocional através das palavras motivadoras, historinhas, música, meditação para potencializar as múltiplas inteligências para que juntos, família e a escola contribuam para que a infância seja saudável preconizando uma adolescência mais segura nos aspectos emocionais e seus reflexos. A Oficina do Eu foi idealizada, construida e aplicada com objetivo principal inplementar no cotidiano das escolas ações pedagógicas às praticas já existentes na escola corroborando trabalhar com as crianças o equilíbrio emocional na infância.
Referências
DOS SANTOS, Josimar Barbosa; PONTES, Edel Alexandre Silva; MORAES, Eduardo Cardoso. Formação humana e seus condicionantes socioeconômicos. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e135101623539-e135101623539, 2021.
GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos: o atendimento em creche. Penso Editora, 2016.
GOLEMAN, Daniel. O cérebro e a inteligência emocional: novas perspectivas. Objetiva, 2012.
KAILER, Priscila Gabriela da Luz; TOZETTO, Susana Soares. A formação inicial do coordenador pedagógico. Reunião científica regional da ANPED, Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, UFPR – Curitiba/ Paraná, 2016.
MASERA, T. C. (s.d.). Brasil Escola. Fonte: meuartigo.brasilescola.uol.com.br: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/desenvolvimento- infantil-de-zero-tres-anos.html
OLIVEIRA, Cristiane Kuhn de; RODRIGUES, Adenir Carvalho. A importância da coordenação pedagógica para a formação continuada de professores. V CONEDU – Congresso Nacional de Educação, Pernambuco, 2018.
PEREIRA, Flávia Ávila Fernandes Mol. A formação dos coordenadores pedagógicos promovida por uma Diretoria regional do município de Belo Horizonte. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
REICH, Peter B. Quantifying plant response to ozone: a unifying theory. Tree physiology, v. 3, n. 1, p. 63-91, 1987.
RODRIGUES, Adenir Carvalho; DE OLIVEIRA, Cristiane Kuhn. A IMPORTÂNCIA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. 2018.
SANTOS, Antonio Fernando et al. Influência Social: A participação da família na aprendizagem dos filhos. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 132-152, 2022.
SANTOS, Bruno Freitas. Educação emocional: uma breve discussão. Revista Espaço Acadêmico, v. 18, n. 204, p. 37-50, 2018.