Ética Docente na Prática
Palavras-chave:
Ética, Pedagogia, Prática DocenteResumo
Devido a imensurável importância no meio formativo estudantil, a ética faz-se conteúdo necessário o profissional da Educação e suas implicações no seu ambiente de trabalho. O presente artigo tem a meta principal de analisar a ação pedagógica dos profissionais de educação e, nesse sentido, optamos por averiguar uma escola do estado do Amazonas, Escolar estadual São Luiz de Gonzaga, zona oeste da cidade de Manaus, para que professores atuantes pudessem responder a um questionário referente ao trabalho educativo voltado para reflexão moral e ética da educação. Essa investigação está pautada em concepções, relações pedagógicas e conflitos sobre valores entre professores e alunos em sala de aula, bem como sua apropriação para a disponibilização de um ensino que realmente forme um ser humano integro e consciente. Não basta que haja apenas reflexões, mas sim mudanças nos conceitos éticos, assumindo condutas coerentes e harmônicas com toda a sociedade. Os resultados favorecem a ética utilizada pelos professores com formato didático e dialógico frequentemente em suas respectivas salas de aula.
Referências
BASTOS, Celso Ribeiro. O direito à educação nas constituições brasileiras. In: Maria Cristina Teixeira. Comentários a Constituição Brasileira. Vol.8, Saraiva, São Paulo. 2000.
BRASIL, BNCC - Base Nacional Comum Curricular
BRASIL, CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988.
BRASIL, LDBE – Lei de Diretrizes e Bases da Educação de nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996.
CANÁRIO, R. A escola: das “promessas” às “incertezas. 2008.
CHALITA, Gabriel Benedito Isaac. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente. 2001.
DE MORAIS, Cláudio Jorge Gomes. Por uma crítica Frankfurtiana à inclusão. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 59-68, 2021.
GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente. 2006.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
RANIERI, Nina Beatriz. In Maria Cristina Teixeira. Autonomia Universitária. São Paulo: Edusp. 2000.