Literatura Surda: Vivências e Experiências do Estágio Supervisionado III
Palavras-chave:
Libras, Escola, InformativoResumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Obrigatório III do curso de Licenciatura plena em Letras/LIBRAS pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, da disciplina Estágio Supervisionado em LIBRAS para o ensino médio, como metodologia principal a literatura surda e os seus aspectos sociais. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual de Parnaíba-PI para a qual foi elaborado um informativo educativo com os sinais básicos da Libras. Para tanto, sabe-se que o estagiário tem que exercer o papel de pesquisar, buscar sempre conhecer o novo, questionar e analisar o ambiente educacional. Além disso, sempre busca separar o que acha adequado do que não acha e busca melhorarias no que considera negativo. Analisando dessa forma, o estágio só tem a contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Percebe-se que é notória a necessidade de ter LIBRAS como disciplina curricular nas escolas, pois muitos alunos estão inseridos no ambiente escolar, mas nele não estão incluídos.
Referências
BRANCO, Teresa Fortes Castelo; BRITO, Maria Durciane Oliveira. O papel da mulher surda na sociedade de Parnaíba-PI: uma concepção a respeito. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 3-28, 2021.
BRASIL. Decreto n° 5.626 de 22 de Dezembro de 2005. Brasília, 2005. Língua brasileira de sinais – LIBRAS. Brasília, 2005.
BRASIL. Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002. Língua brasileira de sinais – LIBRAS. Brasília, 2002.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Especial. Evolução da educação Especial no Brasil, 2006, p. 01-11.
CAJUEIRO, Roberta Liana Pimentel. “Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos: guia do estudante”. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
MIRANDA, Leonardo Santos et al. Educação Inclusiva Digital em Época de Pandemia: Um Relato de Experiência de Alunos da Zona Rural. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 89-99, 2021.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2008.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.