Literatura Surda: Vivências e Experiências do Estágio Supervisionado III

Autores

  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental
  • Maria de Nazaré da Silva Sousa Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
  • Maria Clara de Assis Carvalho Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba
  • Ely Batista de Oliveira Junior Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
  • Mateus José Ribeiro Universidade Estadual do Piauí
  • Suêdes Gomes da Silva Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba
  • Fabiana Gomes Amado Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba

Palavras-chave:

Libras, Escola, Informativo

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Obrigatório III do curso de Licenciatura plena em Letras/LIBRAS pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, da disciplina Estágio Supervisionado em LIBRAS para o ensino médio, como metodologia principal a literatura surda e os seus aspectos sociais. A pesquisa foi realizada em uma escola pública da rede estadual de Parnaíba-PI para a qual foi elaborado um informativo educativo com os sinais básicos da Libras. Para tanto, sabe-se que o estagiário tem que exercer o papel de pesquisar, buscar sempre conhecer o novo, questionar e analisar o ambiente educacional. Além disso, sempre busca separar o que acha adequado do que não acha e busca melhorarias no que considera negativo. Analisando dessa forma, o estágio só tem a contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Percebe-se que é notória a necessidade de ter LIBRAS como disciplina curricular nas escolas, pois muitos alunos estão inseridos no ambiente escolar, mas nele não estão incluídos.

 

Biografia do Autor

Maria Durciane Oliveira Brito, Universidad Tecnológica Intercontinental

Graduada em Letras LIBRAS (UNIASSELVI); Graduada em Pedagogia (UFPI); Especialista em LIBRAS (INTA e UFPI); Especialista em Psicopedagogia Clinica, hospitalar e Educacional (FIAR); Especialista em Educação Infantil (ISEPRO). 

Maria de Nazaré da Silva Sousa, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Graduada em Letras LIBRAS (UNIASSELVI); Graduada em Pedagogia (UFPI); Especialista em LIBRAS (INTA e UFPI); Especialista em Psicopedagogia Clinica, hospitalar e Educacional (FIAR); Especialista em Educação Infantil (ISEPRO). 

Maria Clara de Assis Carvalho, Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba

Graduanda em Licenciatura em Química (IFPI- Campus Parnaíba).

Ely Batista de Oliveira Junior, Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Graduado em Letras LIBRAS (UNIASSELVI) 

Mateus José Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí

Licenciatura Plena em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí; Especialista Literatura, Ensino e Outras Linguagens pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI; Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade entre Rios.

Suêdes Gomes da Silva , Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba

Graduando em Licenciatura em Química (IFPI-Campus Parnaíba)

Fabiana Gomes Amado, Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Piauí.

Referências

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Publicado

2022-09-16

Como Citar

Brito, M. D. O., Sousa, M. de N. da S. ., Carvalho, M. C. de A. ., Oliveira Junior, E. B. de ., Ribeiro, M. J. ., Silva , S. G. da, & Amado, F. G. . (2022). Literatura Surda: Vivências e Experiências do Estágio Supervisionado III. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4, 189–196. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/54