Sorriso, interação e engajamento afetivo em salas de aula de inglês como língua estrangeira (EFL)

comunicação verbal e não verbal na aprendizagem de línguas

Autores

  • Lílian Maria Dantas Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.18377396

Palavras-chave:

Interação, Linguagem Verbal e Não Verbal, Sorriso, Filtro Afetivo, Sala de Aula de EFL

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é analisar a influência da linguagem não verbal, em conjunto com a linguagem verbal, na interação em sala de aula em contextos de ensino de Inglês como Língua Estrangeira (EFL). Entre as diferentes formas de comunicação não verbal, o estudo concentra-se especificamente no sorriso (EKMAN, 2003; PEASE & PEASE, 2005; CARVALHO, 1999; KINDE, 1999, entre outros). Os tipos de sorriso observados ao longo das interações em sala de aula contribuíram para a redução do filtro afetivo entre professor e alunos, ampliando a interação e favorecendo a produção linguística e a aprendizagem. A pesquisa fundamenta-se em uma perspectiva interacionista e afetiva da aprendizagem de línguas, destacando o papel das emoções, da motivação e da relação professor–aluno na construção de experiências de aprendizagem significativas. As observações em sala de aula evidenciaram que o sorriso atuou como um recurso não verbal relevante para mediar relações pedagógicas, negociar papéis e promover um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e participativo. Estudos recentes em Linguística Aplicada e Análise do Discurso Multimodal corroboram esses resultados ao enfatizar a comunicação não verbal como elemento central na construção de sentidos em salas de aula contemporâneas, inclusive em contextos híbridos e mediados por tecnologias digitais. Nessa perspectiva, expressões faciais como o sorriso são compreendidas como recursos semióticos que contribuem para o engajamento afetivo, a autonomia do aprendiz e a presença social.

 

Biografia do Autor

Lílian Maria Dantas, Universidade Estadual de Alagoas

Doutoranda em Ciências da Educação, Mestre em Ensino de Língua Inglesa e suas Literaturas. Professora da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). 

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. São Paulo: Pontes, 1993.

CARVALHO, Kate. The power of a smile. New Zealand: Sri Chinmoy Centre, 1999.

COSTA, C. Filosofia da linguagem: filosofia passo a passo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

EKMAN, Paul. Emotions revealed: recognizing faces and feelings to improve communication and emotional life. New York: Henry Holt and Company, 2003.

FREITAS-MAGALHÃES, Armindo. A psicologia do sorriso humano. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2004.

KENDON, Adam. Gesture and understanding in social interaction. In: KENDON, Adam (ed.). Research on language and social interaction. Special issue. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1994.

EKMAN, Paul; FRIESEN, Wallace V. The repertoire of non-verbal behaviour: categories, origins, usage and coding. In: KENDON, Adam (ed.). Non-verbal communication, interaction, and gesture: selections from Semiotica. The Hague: Mouton, 1981.

KINDE, John. Add power to your life to empower your relationships. Humor Power, 1999.

KRAMSCH, Claire. Context and culture in language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1993.

KRAMSCH, Claire. Interactive discourse in small and large groups. In: RIVERS, Wilga M. (ed.). Interactive language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

KRASHEN, Stephen D. Principles and practice in second language acquisition. Oxford: Pergamon Press, 1982.

LEFFA, Vilson J. (org.). A interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2003.

LEFFA, Vilson J. Interação virtual versus interação face a face: o jogo das presenças e ausências. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE LINGUAGEM E INTERAÇÃO, 2005, São Leopoldo: UNISINOS, 2005.

MEHAN, Hugh. Learning lessons: social organization in the classroom. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

PEASE, Allan; PEASE, Barbara. Desvendando os segredos da linguagem corporal. Rio de Janeiro: Sextante, 2005.

RECTOR, M.; TRINTA, A. R. Comunicação do corpo. 4. ed. São Paulo: Ática, 1999.

RECTOR, M.; TRINTA, A. R. A comunicação não verbal: a gestualidade brasileira. Petrópolis: Vozes, 1985.

RIVERS, Wilga M. Interactive language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

SANTOS, Maria de Fátima Oliveira. A interação em sala de aula. 2. ed. Recife: Bagaço, 2004.

SANTOS, Maria de Fátima Oliveira. Considerações acerca dos elementos não verbais e verbais na comunicação humana. Cise em Revista, Maceió, ano 1, n. 1, 2004.

SANTOS, Maria de Fátima Oliveira. Os não verbais e verbais no discurso de sala de aula. Mimeo, 2006.

SINCLAIR, John McHardy; COULTHARD, R. Malcolm. Towards an analysis of discourse. London: Oxford University Press, 1975.

TAVARES, Rosângela Rodrigues. O discurso interacional em sala de aula de língua estrangeira. Revista Leitura, Maceió, n. 28-29, p. 101-103, 2004.

TAVARES, Rosângela Rodrigues. A interação verbal no contexto pedagógico à luz da microanálise etnográfica da interação. In: LEFFA, Vilson J. (org.). Pesquisa em linguística aplicada: temas e métodos. Pelotas: EDUCAT, 2006.

TAVARES, Rosângela Rodrigues. A negociação da imagem em sala de aula de língua inglesa. 2001. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2001.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Routledge, 2006.

Downloads

Publicado

2026-01-26

Como Citar

Dantas, L. M. (2026). Sorriso, interação e engajamento afetivo em salas de aula de inglês como língua estrangeira (EFL): comunicação verbal e não verbal na aprendizagem de línguas. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 14, 278–294. https://doi.org/10.5281/zenodo.18377396