Gestão Escolar e as Práticas Educativas na EJA: Educação Bancária e Emancipadora

Autores

  • Raimunda Vieira de Lima Centro Universitário Internacional - UNINTER
  • Maria Durciane Oliveira Brito Universidad Tecnológica Intercontinental - UTIC
  • Luana Samara Ramalho dos Santos Universidade Católica de Brasília
  • Jaasias do Amaral de Souza Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Maria de Nazaré da Silva Sousa Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
  • Simone do Socorro A. Lima Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Práticas educativas, Gestão escolar

Resumo

O presente artigo discute a gestão escolar e as práticas educativas na educação de jovens e adultos (EJA), uma vez que para o mercado de trabalho hoje com a globalização, exige-se cada vez mais o acesso ao saber. Teve-se como objetivo geral refletir sobre a importância da gestão escolar nas práticas educativas na educação de jovens e adultos. E como objetivos específicos, estudar as conferências voltadas a educação de jovens e adultos, pesquisar o que é educação bancaria e emancipadora, pesquisar os fundamentos da gestão escolar e suas dimensões. Metodologicamente o estudo caracteriza-se por meio de uma pesquisa bibliográfica constituída pela análise de textos, artigos e livros de autores como Gohn (2001), Freire (1979), Brasil (1996), Brandão (2005), e Alves (2005) entre outros, que enfocam o tema em questão. O referencial teórico utilizado para embasar as discussões é formado com base nas leituras feitas nos artigos e livros desses teóricos, e subdividido em capítulos onde se discute as cinco Conferências Internacionais sobre Educação de Adultos, a educação bancaria e emancipadora, reflexões a respeito da gestão escolar seus fundamentos e dimensões. Obteve-se como resultado que o sucesso para uma educação de qualidade se dá através de esforços conjuntos, pensando e repensando sempre que necessário sobre as práticas educativas utilizadas no contexto escolar da EJA.

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Publicado

2022-10-17

Como Citar

Lima , R. V. de ., Brito , M. D. O. ., Santos, L. S. R. dos ., Souza , J. do A. de, Sousa, M. de N. da S. ., & Lima, S. do S. A. . (2022). Gestão Escolar e as Práticas Educativas na EJA: Educação Bancária e Emancipadora. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4, 197–209. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/56