Currículo escolar: o real e o ideal na zona rural do Estado do Amapá

Autores

  • Jacyguara Costa Pinto Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Paulo Ronaldo da Costa Brito Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS
  • Vanusa Rocha Moraes Monteiro Universidad Del Sol – UNADES

Palavras-chave:

Currículo Escolar, Real, Ideal, Zona Rural, Amapá

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar o currículo escolar, qual é o real e qual é o ideal para a escola localizada em zona rural no estado do Amapá. Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, para realizar a seleção de artigos científicos, livros, monografias, dissertações e teses que abordam a temática e que, possam auxiliar na construção do referencial teórico sobre a possibilidade de definir um currículo ideal e real para a escola localizada na área rural. Os dados identificados, sofreram análise de conteúdo de natureza qualitativa e abordagem descritiva, sendo organizados em três seções. Os resultados analisaram a história, políticas públicas e ideologias de organização do currículo escolar, as tipologias de currículo que estão sendo adotadas na educação básica, e elencam as principais características do currículo proposto na educação básica do Estado do Amapá. Concluiu-se que as escolas rurais proporcionam uma formação geral e intelectual para os filhos dos moradores locais de cada comunidade, evidenciando-se terem, precariamente, acesso à escolarização, pois nela poderiam ter preparação para o trabalho físico (para profissões manuais), com conhecimentos reduzidos e quase nenhuma preocupação com o desenvolvimento intelectual.

 

Biografia do Autor

Jacyguara Costa Pinto, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Doutor em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Asunción, Paraguai. Professor do quadro de federal a disposição do governo do Amapá, exercendo suas funções no sistema organizacional de ensino modular.

Paulo Ronaldo da Costa Brito, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales - FICS

Mestre em Ciencias da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Graduado em Educação Física. Professor do quadro de federal a disposição do governo do Amapá, exercendo suas funções no sistema organizacional de ensino modular.

Vanusa Rocha Moraes Monteiro, Universidad Del Sol – UNADES

Doutora em Ciencias da Educação pela Universidad del Sol. Professora do quadro de federal a disposição do governo do Amapá.

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Publicado

2022-10-18

Como Citar

Pinto, J. C. ., Brito, P. R. da C. ., & Monteiro, V. R. M. (2022). Currículo escolar: o real e o ideal na zona rural do Estado do Amapá. Rebena - Revista Brasileira De Ensino E Aprendizagem, 4, 233–245. Recuperado de https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/58