Currículo escolar: o real e o ideal na zona rural do Estado do Amapá
Palavras-chave:
Currículo Escolar, Real, Ideal, Zona Rural, AmapáResumo
O objetivo do artigo foi analisar o currículo escolar, qual é o real e qual é o ideal para a escola localizada em zona rural no estado do Amapá. Foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, para realizar a seleção de artigos científicos, livros, monografias, dissertações e teses que abordam a temática e que, possam auxiliar na construção do referencial teórico sobre a possibilidade de definir um currículo ideal e real para a escola localizada na área rural. Os dados identificados, sofreram análise de conteúdo de natureza qualitativa e abordagem descritiva, sendo organizados em três seções. Os resultados analisaram a história, políticas públicas e ideologias de organização do currículo escolar, as tipologias de currículo que estão sendo adotadas na educação básica, e elencam as principais características do currículo proposto na educação básica do Estado do Amapá. Concluiu-se que as escolas rurais proporcionam uma formação geral e intelectual para os filhos dos moradores locais de cada comunidade, evidenciando-se terem, precariamente, acesso à escolarização, pois nela poderiam ter preparação para o trabalho físico (para profissões manuais), com conhecimentos reduzidos e quase nenhuma preocupação com o desenvolvimento intelectual.
Referências
AMAPÁ, Governo do Estado do. Plano Curricular da Educação Básica do Estado do Amapá. Macapá: Secretaria de Estado da Educação, 2009.
BERNSTEIN, B. Pedagogia, control simbólico e identidad. Madrid: Morata, 1998.
BRASIL. Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
COUTINHO, Raimundo Nonato. Gestão Escolar: Um Olhar sobre a Didática Construtivista na Práxis dos Professores da Rede Pública de Sobral-CE. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p. 153-168, 2022.
DEWEY, John. Democracia e educação. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 4.ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
KILPATRICK, W. H. Educação para uma civilização em mudança. (Trad. Noemy s. Rudolfer). 8 eds.. São Paulo: Melhoramentos, 1970.
MOREIRA, B. F. Antonio (org.). Currículo: Políticas e práticas. Campinas: Papirus, 2009.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 2, p. 78-88, 2021.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SANTOS, Lucíola Licinio. Currículo em tempos difíceis. Educação em Revista, v. 1, n. 45, pp. 291-306, 2007.
VEIGA NETO, Alfredo. De Geometrias, Currículo e Diferenças IN: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças-2002.